Fundo
Domingo, 11 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/01/2023

São Francisco de Sales, Memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: Hb 10,1-10 Salmo: Sl 40(39) - Meu Deus, aprecio fazer tua vontade.
evangelho
Quem é minha mãe e meus irmãos? - Mc 3,31-35

E vieram sua mãe e seus irmãos, que, estando do lado de fora, mandaram chamá‑lo. Uma multidão estava sentada em torno dele e diziam‑lhe: “Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados em círculo em torno dele, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, este é meu irmão, irmã e mãe”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã, minha mãe”. Escutar a Palavra e vivê-la, é criar vínculos de pertencimento na família de Deus. Deixemo-nos transformar por essa Palavra que é Luz em nossa vida.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ajuda-me a dizer ‘sim’ ao projeto de Deus, com coragem e abandono de tudo aquilo que me impede de segui-lo. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente o texto. O que diz o Evangelho? Qual a condição para pertencer a família de Deus?

Evangelho: Mc 3,31-35 E vieram sua mãe e seus irmãos, que, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Uma multidão estava sentada em torno dele e diziam-lhe: “Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados em círculo em torno dele, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, este é meu irmão, irmã e mãe”.

“Jesus amava sua família de pertencimento sanguíneo. Sua mãe ficou com ele até o doloroso desfecho do Calvário. No entanto, a missão de Jesus sempre foi maior, em todos os sentidos. Enquanto Jesus atendia as multidões, os apóstolos comunicaram que Maria, sua mãe, e seus irmãos gostariam de falar com ele. Jesus deve ter-se alegrado com a visita. Ele, porém, aproveita a presença familiar para ampliar o que une as pessoas em um lar, em uma comunidade. Nasce um novo jeito de ser família: acolher a Palavra e fazer a vontade de Deus. A fé em Jesus passa, então, a constituir um vínculo familiar. A partir disso, é possível entender o motivo pelo qual as melhores amizades nascem da vivência na comunidade de fé.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?
Medite a palavra que mais tocou seu coração e proponha-se a viver um caminho de sintonia com a Vontade de Deus. Você crê em Jesus e no seu Evangelho?

Oração (Vida)

Ouve, Senhor, a minha oração, dá ouvidos à minha súplica; responde-me por tua fidelidade e por tua justiça (...).
Estendo as minhas mãos para ti; como a terra árida, tenho sede de ti.
Apressa-te em responder-me, Senhor!
O meu espírito se abate.
Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.
Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio.
Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.
Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.
Preserva-me a vida, Senhor, por causa do teu nome; por tua justiça, tira-me desta angústia. (Sl 143)

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Senhor, tu me conheces como sou. Ajuda-me a mudar!

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

A cena é muito característica desse primeiro período da atividade missionária de Jesus. A multidão acorre de todos os lados, desejosa de escutar Jesus. Jesus, do lado de dentro, está cercado. Sua mãe e os seus irmãos estão do lado de fora. O contraste não poderia ser mais forte. José, o pai, não é mencionado. Provavelmente já havia morrido no período do ministério público de Jesus. Os “irmãos do Senhor” são familiares, membros da mesma parentela de Jesus. Os laços familiares são algo muito profundo na sociedade de Israel. Jesus, contudo, quer ajudar sua família biológica a compreender que, agora, as relações são estabelecidas a partir do critério do discipulado, da adesão aos valores do Reino e do cumprimento da vontade de Deus. Os parentes de Jesus devem se convencer desses novos critérios e abandonar o sistema de honra, baseado na solidariedade familiar ou clânica. Seus familiares se tornam aqueles que escutam e praticam a vontade de Deus. Maria é modelo desse processo, pois ela é a discípula perfeita. Desde o princípio, ela disse: “Eu sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.