Fundo
Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/05/2024

7ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Tg 4,13-17 Salmo: Sl 49(48) - Prestai ouvidos, habitantes do mundo.
evangelho
Quem não está contra nós está a nosso favor - Mc 9,38-40

Dizia‑lhe João: Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e o impedimos, porque não nos seguia”. Mas Jesus disse: Não o impeçais. Pois não há ninguém que realize um prodígio em meu nome e, imediatamente, possa falar mal de mim. Pois quem não está contra nós está a nosso favor.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na leitura orante de hoje, agradeçamos a Deus, que em seu amor por nós, inspirou os escritores sagrados a registrarem a sua Palavra que nos acompanha e nos fortalece no dia a dia. Silenciando seu coração, peça ao Espírito Santo a graça de um novo encontro com a Palavra.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, concede-me a graça de colocar-me à disposição do anúncio do Reino, assim como Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus.
Quais personagens surgem durante a narrativa? A quem Jesus está instruindo? O que jesus aponta como necessário para ter parte com Ele?

Evangelho: Mc 9,38-40 Dizia-lhe João: “Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome e o impedimos, porque não nos seguia”. Mas Jesus disse: “Não o impeçais. Pois não há ninguém que realize um prodígio em meu nome e, imediatamente, possa falar mal de mim. Pois quem não está contra nós está a nosso favor”.

“Hoje, o texto nos fala de João, que adverte Jesus sobre alguém que expulsa demônios sem estar no privilegiado grupo dos discípulos. Então, Jesus lhes abre a mente e o coração: “Quem não está contra nós está a nosso favor”. Nem todos precisam pertencer à Igreja ou a alguma instituição para ter o espírito de Jesus. Deus está na origem de todo o bem e quem o pratica o faz movido pelo Espírito de Deus. Quando Jesus disse para a samaritana que o Pai quer adoradores em espírito e verdade, ele não assinalou espaços ou crenças. Somente expulsa o mal em nome de Jesus quem já teve um encontro pessoal com ele e segue seus ensinamentos.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que Jesus me diz por meio do Evangelho de hoje?
“Cada um de nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17). Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que a mesma, através da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida” (Verbum Domini, 124).

Oração (Vida)

“Espírito Santo, que reinais nos céus, sois nossa força! Espírito de verdade, presente em toda parte, plenificando o universo, tesouro de todos os bens e fonte de vida, vinde habitar em nossos corações!
Libertai-nos de toda culpa e conduzi-nos, por vossa bondade, à salvação.
Na força de vosso amor, uni todos os que creem em Cristo! Santificai-os com o fogo de vosso amor.
Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós! Curai nossas feridas, por amor de vosso nome, e recebei-nos, enfim, no vosso Reino. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio de seu coração a Palavra de Deus. Qual apelo ela lhe fez? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os discípulos se fecham dentro do seu grupo. Talvez tenham compreendido que não devem disputar o primeiro lugar entre eles. “Entendo, podiam dizer, que eu não sou o maior nem o primeiro, mas o grupo no qual eu estou, sim, este é o maior e o primeiro.” Assim pensando, mostram que não saíram de si mesmos. Por que meu grupo é o maior e o melhor? Porque eu estou nele! E não aceitam que alguém possa fazer alguma coisa boa em nome de Jesus, se não pertencer ao grupo dos discípulos. Jesus abre-lhes a mente e o coração para que abram o próprio grupo e considerem o valor de quem está fora. Nem todos precisam estar dentro para ter o espírito de Jesus. É mais fácil e mais cômodo pensar o mundo em dois grupos, nós e os outros, do que pensar-se fermento no meio da massa. Nós somos a comunidade dos salvos, e os outros, não? Jesus nos libertou da visão do mundo em forma puramente geográfica, quando disse à samaritana que Deus quer adoradores em espírito e em verdade, e não atrelados geograficamente a Jerusalém ou ao monte Garizim, na Samaria. Quem não é cristão, não é necessariamente contra Jesus. Já dizia Santo Agostinho que muitos que parecem estar dentro, de fato, estão fora, e vice-versa. Mais do que pôr as pessoas dentro do nosso grupo, é preciso sair para fora e marcar presença. Aqueles que professam a fé em Jesus Cristo vivem no meio do mundo para que todos façam a obra de Deus, cada um segundo as suas convicções. “Oxalá todos profetizassem!”, dizia Moisés.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.