Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/01/2021

Santo Tomás de Aquino, memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: Hb 10,19-25 Salmo: Sl 24(23) - Do Senhor é a terra com o que ela contém.
evangelho
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! - Mc 4,21-25

Jesus dizia-lhes: “Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro? De fato, nada há de escondido que não venha a ser descoberto; e nada acontece em segredo que não venha a se tornar público. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Jesus dizia-lhes: “Considerai bem o que ouvis! A medida que usardes para os outros servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória litúrgica de São Tomás de Aquino. A lâmpada que hoje o texto menciona é o Evangelho, que deve ser colocado em lugar visível para iluminar a todos. O Evangelho de hoje nos convida a ouvir com atenção a Palavra de Deus e a colocá-la em prática. O verdadeiro discípulo é aquele que ouve a Palavra e a coloca em prática.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus questiona: “Será que a lâmpada vem para ficar debaixo de uma caixa ou debaixo da cama? Pelo contrário, não é ela posta no candelabro?”. Também nos chama a atenção para ouvirmos, ficarmos atentos. Por fim, declara que “a medida que usardes para os outros servirá também para vós, e vos será acrescentado ainda mais. A quem tem, será dado; e a quem não tem, será tirado até o que tem”.

“A lâmpada, antes de tudo, é o Evangelho, que deve ser colocado em lugar visível para iluminar a todos. Embora formulada de maneira universal, a sentença se aplica ao mistério do Reino de Deus, cujo início, na missão de Jesus, é escondido, mas que deve tornar-se manifesto ao mundo na missão dos discípulos. É a lição do grão de mostarda. Pedro, pressionado pelas autoridades judaicas, desafiava: não posso calar-me. Jesus nos adverte contra a tentação do julgamento. A luz apenas ilumina e, a partir dela, cabe a cada um assumir o seu dever. Julgar é considerar-se referência da verdade. A única referência deve ser Jesus Cristo. Um só é nosso Mestre, todos somos irmãos. Mesmo assim, temos o compromisso da entreajuda.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto.
Qual é a lâmpada que não pode ficar escondida? O que Jesus quer dizer com a expressão “quem tem ouvidos, ouça”? Eu me proponho a escutar com atenção os ensinamentos de Jesus?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você. Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

Bênção



Ir. Carmen Maria Pulga

Duas sentenças de sabedoria saídas da boca de Jesus. A primeira: “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, nada acontece em segredo que não venha a ser revelado”. E a segunda: “A medida que vocês usarem para os outros será usada também para vocês, e lhes será acrescentado ainda mais”. Uma lâmpada não se acende para ser escondida, mas para iluminar o ambiente onde se encontra. A Palavra ouvida em segredo deve se tornar pública. A Palavra de Deus deve ser anunciada publicamente. Os valores propostos por Cristo em seu Evangelho devem se tornar valores na vida das pessoas e da sociedade. “Façam todas as nações discípulos meus”. Prestar atenção ao que ouvimos, começando pela disposição de ouvir. Há gente que não ouve e não quer ouvir, esquecendo-se de que a Sabedoria encarnada é só Jesus. Um dia Cristo nos medirá com a mesma medida com a qual medimos os outros. Se tivermos sido generosos, a medida de Cristo para conosco será ainda maior e mais larga. No fim, a quem tem será dado e a quem não tem será tirado até o que tem. Temos que ser ricos aos olhos de Deus. “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”, porque ouvir e acolher nos enriquece e nos dá a Sabedoria. Sabedoria para iluminar, sabedoria para medir.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.