Fundo
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/10/2025

29ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Rm 7,18-25a Salmo: Sl 118(119) - Ensina-me tuas prescrições.
evangelho
Sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como, então, não sabeis interpretar o tempo presente? - Lc 12,54-59

“Quando vedes subir uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’, e assim acontece. E, quando sopra o vento do sul, dizeis: ‘Vai fazer calor’, e acontece. Hipócritas! Sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como, então, não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Assim, quando estás indo com teu oponente em busca do magistrado, esforça-te para resolver o caso com ele enquanto estão a caminho! Senão ele te arrastará perante o juiz, o juiz te entregará ao oficial, e o oficial te lançará na prisão”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloque-se na presença do Senhor e faça com devoção o Sinal da Cruz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém



Rezemos: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. Hoje, como nunca antes, somos capazes de ler os sinais meteorológicos do tempo, no entanto, céticos e lentos para reconhecer os sinais da presença de Deus e de seu Reino.

Evangelho: Lc 12,54-59 Jesus também dizia às multidões: “Quando vedes subir uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’, e assim acontece. E, quando sopra o vento do sul, dizeis: ‘Vai fazer calor’, e acontece. Hipócritas! Sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como, então, não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Assim, quando estás indo com teu oponente em busca do magistrado, esforça-te para resolver o caso com ele enquanto estão a caminho! Senão ele te arrastará perante o juiz, o juiz te entregará ao oficial, e o oficial te lançará na prisão. Eu te digo: não sairás dali até que tenhas pagado o último centavo.”

“Jesus é um mestre popular que conversa com trabalhadores do campo e valoriza os conhecimentos exatos adquiridos por quem observa e compara os sinais e os ciclos da natureza; método esse herdado de gerações ancestrais. Quase nada mudava, por séculos e séculos, na vida daquela gente ritmada pelo relógio do sol nas tarefas braçais costumeiras. Muito menos seria fácil assimilar grandes novidades no ensinamento da Palavra de Deus, que eles, por toda a vida, escutaram na sinagoga. A irritação do Senhor, nesta cena, parece não se justificar, a menos que o foco seja a difícil concordância das querelas pouco fraternais de quem, por uma dívida banal, tinha a coragem de mandar um colega para a cadeia. " (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Permaneça em silêncio por alguns instantes e procure identificar o que o Evangelho diz a você. Jesus falou com os discípulos em parábolas e agora fala com você, mas é necessário que você o busque, o escute, esteja vigilante e em prontidão.
Deus nos interpela através dos fatos da história. A sabedoria está em saber interpretar esses fatos à luz da Palavra de Deus e das intuições do Espírito Santo, como nos afirma o apóstolo Paulo: “O Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8,26). Daí a atenção que devemos dar aos sinais dos tempos. Deus atua dentro do tempo. Ficar atentos aos sinais dos tempos é nosso dever.
Reconheço o Grande Sinal que é o próprio Cristo?
Na escola de Jesus Mestre estou apreendendo a ler os sinais de Deus?
Enumere algumas atitudes ou práticas que lhe ajudam a reconhecer os sinais de Deus.

Oração (Vida)

Cura a minha cegueira, Senhor, e dá-me a luz do teu Espírito para ver os sinais de tua presença em minha vida e ao meu redor.

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Na proposta de Jesus pelo Reino do Pai, não há espaço para a indiferença. Jesus é o grande divisor de águas ou você é pela Lei do Amor ou pela lei da letra. Verbalize sua opção.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O discurso de Jesus se amplia agora para as multidões. Ele utiliza duas pequenas parábolas para instigar seus ouvintes a se decidirem pelo Reino. A primeira aponta para o sinal dos tempos. Assim como é fácil para alguém da Galileia discernir as condições do tempo atmosférico, do mesmo modo deveriam interpretar os sinais do tempo presente, anunciado abertamente pelo Messias. Uma vida de intimidade e abertura à graça de Deus é condição para facilmente discernir com sabedoria cada momento da vida diária. Por meio de sua Palavra, o discípulo encontra refúgio e luz para suas decisões. A segunda parábola, da reconciliação antes do julgamento do processo, é um convite a ter bom senso e ser sábio. Resolver conflitos amigavelmente evita desgastes. É preciso renunciar à justiça dos homens e seguir a justiça de Deus, pautada na reconciliação com os irmãos e fruto da reconciliação com Deus. A chance foi dada por Jesus e os sinais estão visíveis. É preciso decidir-se pela Boa-Nova antes do julgamento final, quando não haverá mais a menor negociação.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.