Fundo
Domingo, 27 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/04/2020

2ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 4,32-37 Salmo: Sl 93(92) - Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
evangelho
Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como ireis crer quando eu vos falar das coisas do céu? - Jo 3,7b-15

“Não te admires do que eu te disse: É necessário para vós nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito.” Nicodemos, então, perguntou: “Como pode isso acontecer?” Jesus respondeu: “Tu és o mestre de Israel e não conheces estas coisas? Em verdade, em verdade, te digo: nós falamos do que conhecemos e damos testemunho do que vimos, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como ireis crer quando eu vos falar das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Traga para perto de você a Palavra de Deus. Deixe que ela penetre sua mente e suas emoções. Peça ao Pai que aqueça seu coração com a Luz de sua Palavra.

Oro: Dá-me um coração humilde, um coração reto para que eu possa ser fiel aos teus olhos, Senhor. Dá-me um coração humilde para que eu possa viver sempre no teu amor. Sim, um coração semelhante ao teu, manso e humilde.

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreender o texto. O que diz o Evangelho de hoje? Leia-o com calma, atentamente e observe o que significa nascer do alto, segundo as palavras de Jesus? Quais são os movimentos do Espírito? “Mesmo nos momentos mais difíceis de Israel, tempo de apostasia e decadência, sempre houve uma pequena parte fiel. A Escritura refere-se a esse grupo como “resto de Israel”. Nicodemos faz parte do resto fiel. Embora pertença ao grupo religioso dominante, ele não é fundamentalista nem autossuficiente. Ele quer entender, embora seja difícil. É necessária uma conversão, passar da carne para o Espírito. É preciso abandonar o velho para que possa nascer o novo. Deus tem paciências infinitas e respeita a lentidão de nossa caminhada. Na Igreja existe o Catecumenato, um tempo de preparação para acolher a verdade e a graça. A semente, uma vez plantada, germinará a seu tempo. E a conversão nunca se completa.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que este Evangelho diz para mim? Que aspectos do mistério divino esta passagem bíblica possibilita conhecer? Qual palavra encontra sintonia com a realidade que estou vivendo? Quais coisas velhas precisam ser substituídas em minha vida?

Oração (Vida)

Faça sua oração apresentando tudo ao Senhor. Tudo o que diz respeito a você e as realidades que o(a) cercam.

A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Contemplação (Vida e Missão)

Após esta meditação orante que apelos o Senhor deixa em seu coração? O que você quer praticar, mais concretamente, neste dia?

Bênção

Benção da saúde:
- O Senhor esteja convosco.
- Ele esta entre nós.
- Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
- Por Cristo Nosso Senhor.
- Amém.
- Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus afirma a Nicodemos que é preciso nascer de novo e nascer do alto. Ele está falando de coisas da terra, de como nascemos. Pertencia ao povo de Israel quem nascesse de ventre judaico. Agora pertencerão ao Reino de Deus os que nascerem do Espírito. Já não é mais a geração de carne e sangue, mas a geração do Espírito que torna alguém membro do povo eleito. Jesus não desfaz a primeira eleição. Ele a amplia. Ao ampliá-la, ele dá um novo impulso aos que passarem pela regeneração do Espírito. Serão filhos e filhas do Vento, que sopra onde quer. Os batizados no Espírito serão como o vento, livres, soltos e perceptíveis. Quem foi batizado, nasceu uma vez do ventre de sua mãe e nasceu de novo na fonte batismal. Do ventre da mãe saiu o ser humano movido por um princípio vital que chamamos de alma racional ou espírito, com “e” minúsculo. Da fonte batismal saiu o novo ser, sempre humano, mas agora movido pelo Espírito Santo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.