Fundo
Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/07/2022

14ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Os 14,2-10 Salmo: Sl 51(50) - Senhor, minha Eucaristia proclame o teu louvor!
evangelho
Sede simples como as pombas - Mt 10,16-23

“Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante de pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem."

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Diante do Deus Criador somos sempre devedores de gratidão. Assim que abrimos os olhos para este mundo estamos cercados(as) de dons que recebemos sem nenhum mérito. A vida é o grande presente. Coloco-me na presença do Senhor dos senhores, o Deus da vida, e abro meu ser em louvor e gratidão, rezando com o salmista: “Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria!
Cantem hinos de louvor a ele; ofereçam a ele louvores gloriosos.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. Observe que Jesus não promete sucesso no que diz respeito a acolhida.

Evangelho: Mt 10,16-23 “Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, o Espírito do vosso Pai falará em vós. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.”

“A missão de anunciar a proximidade do Reino é tarefa de todos nós. Mas somos enviados “como ovelhas no meio de lobos”. A fé cristã incomoda porque provoca mudanças. Assim, no exercício da missão, podemos encontrar muitas dificuldades e perseguições. Nesse sentido, Jesus nos deixou preciosas orientações: prudência, simplicidade, confiança e perseverança. Por um lado, não se expor gratuitamente (prudência); por outro, agir sempre com transparência e proximidade das pessoas (simplicidade). Contar sempre com o Espírito Santo que nos assiste, particularmente nas horas difíceis (confiança em Deus); e manter-se fiel até o fim (perseverança). A perseguição é especialmente a hora do nosso testemunho.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste passo da leitura orante, somos convidados a ouvir o Senhor...
Acolho com prazer os ensinamentos do Mestre?
As palavras e gestos de Jesus tocam minha vida e inspiram minhas ações?
Eu busco na Palavra de Deus luz e força para minha fé e minha missão?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, temos um encontro direto com Deus. Ele está conosco e quer nos ouvir. Aproxime-se do Senhor sem medo e faça a sua oração, apresentando-lhe suas necessidades e preocupações.
“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós o meu coração, para que, deixando as sendas do erro, siga os vossos passos no caminho que conduz à vida.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quem assume o compromisso do Reino deve ser perspicaz, mas, ao mesmo tempo, humilde. Vai encontrar resistência na comunidade (lobos). Deve ter um olhar crítico como os profetas do AT e como também Jesus tinha. Em nenhum momento pode ser ingênuo. Seus coirmãos judeus (comunidade de Mateus) entregaram aos tribunais romanos os membros que aderiram a Cristo. Pior, em alguns casos, os próprios familiares entregaram aqueles que aderiram ao evangelho. Isso tudo era pesado para os primeiros cristãos, uma vez que, sem a comunidade, a subsistência se tornava difícil. Sem o apoio da família, a vida era quase impossível. Daí que Jesus alerta que é preciso romper até os laços familiares quando estes se tornam empecilho (Mt 8,22; 10,34-37). Em meio a essa situação, é preciso ter fé em Deus. Por isso, não se pode buscar saídas na lógica humana: o que dizer? Só confiança no Espírito do Pai poderá sustentar os cristãos nos momentos de duras perseguições.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.