Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/03/2025

Sábado depois das Cinzas - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Is 58,9b-14 Salmo: Sl 85(86) - Senhor, instrui-me sobre teu caminho.
evangelho
Segue-me!” Ele, tendo abandonado tudo e tendo-se levantado, o seguiu. - Lc 5,27-32

Depois disso, Jesus saiu e viu um coletor de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele, tendo abandonado tudo e se levantado, o seguiu. Levi lhe ofereceu, em sua casa, um grande banquete. Um grande número de coletores de impostos e outras pessoas estavam com eles reclinados para uma refeição. Os fariseus e seus escribas queixavam-se aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com coletores de impostos e pecadores?” Respondendo, Jesus lhes disse: “Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os que estão acometidos por algum mal. Não vim chamar justos à conversão, mas pecadores”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos aqui para tomar consciência da presença divina e dialogar com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.
Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém.



Oremos: Ó Pai, fazei-nos viver com intensidade este tempo favorável da Quaresma, caminhando ao encontro de vosso Filho ressuscitado, que convosco vive e reina para sempre.

Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje quer nos preparar para a conversão que o Senhor espera de cada um de nós, discípulos seus. Leia pausadamente este relato, aprecie com atenção a cena e deixe que o Senhor lhe fale quais as mudanças que ele espera de seus discípulos.

Evangelho: Lc 5,27-32 Depois disso, Jesus saiu e viu um coletor de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele, tendo abandonado tudo e tendo-se levantado, o seguiu. Levi lhe ofereceu, em sua casa, um grande banquete. Um grande número de coletores de impostos e outras pessoas estavam com eles reclinados para uma refeição. Os fariseus e seus escribas queixavam-se aos discípulos de Jesus: “Por que comeis e bebeis com coletores de impostos e pecadores?” Respondendo, Jesus lhes disse: “Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os que estão acometidos por algum mal. Não vim chamar justos à conversão, mas pecadores”.

“O judeu Levi preparou um banquete e recebeu muita gente em casa, inclusive Jesus e os discípulos: sinal de boas posses e vantajosa posição econômica! Só tinha um problema: era coletor de impostos e extorquia os conterrâneos em benefício dos poderosos dominadores romanos. Taxado de pecador, ele e os colegas de profissão eram alvos de desafeto por parte dos que se consideravam mais puros e fiéis do que os outros diante da Lei do Deus de Israel. O que Jesus viu no poderoso Levi, que o motivou a chamá-lo para o seu grupo? Nada se pode concluir pela narrativa, mas o próprio Senhor dá uma pista, quando justifica a conduta dos discípulos desafiados pelos fariseus: “Não vim chamar justos à conversão, mas pecadores”.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A Boa-nova que Jesus veio anunciar consiste exatamente em reunir os dispersos, abrigar os excluídos, perdoar os pecadores e animar os abatidos. A conversão que o Senhor espera de mim é exatamente acolher e incluir todas as pessoas.
Vou me esforçar para realizar esta proposta de Jesus?
O gesto de Jesus manifesta sua experiência pessoal do Pai. Que imagem de Deus carrego dentro do meu coração?

Oração (Vida)

Em sua oração, apresente ao Senhor a prece que brotou em seu coração depois de ouvir a Palavra. Recorde as pessoas e as realidades que você deseja que possam viver a experiência da libertação e da vida nova trazida por Jesus.

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver, concretamente, durante o dia os apelos que o Senhor me revelou? Em que atitude quero crescer para que a proposta de Jesus se torne vida em mim?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus não faz distinção de pessoas e veio principalmente para salvar os pecadores, “os doentes”. Dentre os inúmeros episódios em que o Mestre entra em contato com a classe que é vista como impura e desobediente à Lei, aparece Levi, um cobrador de impostos. Eles são considerados injustos, desonestos e colaboradores da opressão imposta pelo império romano. Agem sem misericórdia em vista do poder e do dinheiro. Mas o inesperado convite de Jesus para segui-lo surpreende Levi e incomoda escribas e fariseus. A misericórdia de Deus atinge o coração impiedoso do publicano, que não mede esforços para deixar tudo e aderir a Cristo. Levi é grato pela escolha e a responde com um grande banquete, não só ao Mestre, mas também a inúmeros cobradores de impostos. É a alegria do pecador convertido que gera abundância e doação sem limites. O banquete será uma grande oportunidade de a misericórdia também atingi-los. Diante da indignação dos mestres da Lei, Jesus se utiliza da figura do médico que vem curar os doentes, e não os sãos. Seu alvo são os pecadores, porque precisam de salvação.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.