Fundo
Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/01/2025

1º Semana do tempo comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Hb 2,5-12 Salmo: Sl 8 - Fazes dele o governador das obras de tuas mãos.
evangelho
Sei quem tu és: o Santo de Deus”. Jesus o repreendeu, dizendo: “Cala-te e sai dele!” O espírito impuro, sacudindo-o e vociferando com uma voz forte, saiu dele. - Mc 1,21b-28

Eles foram para Cafarnaum. Logo, como era sábado, tendo entrado na sinagoga, Jesus ensinava. Extasiavam-se com o ensinamento dele, pois ele estava ensinando-os como quem tem autoridade e não como os escribas. Estava na sinagoga deles um homem com um espírito impuro, que logo gritou: “O que há entre nós e ti, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus”. Jesus o repreendeu, dizendo: “Cala-te e sai dele!” O espírito impuro, sacudindo-o e vociferando com uma voz forte, saiu dele. Todos ficaram desconcertados, perguntando uns aos outros: “Que é isto? Um ensinamento novo com autoridade. Aos espíritos impuros dá ordens, e eles lhe obedecem”. Sua fama logo se espalhou por toda parte, por toda a redondeza da Galileia.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus, em Cafarnaum, entra na sinagoga e ensina. As pessoas ficam maravilhadas com a autoridade dos ensinamentos dele.
Você quer se maravilhar com a presença de Jesus? Entre em oração com pureza de espírito. Ele pode fazer maravilhas. Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém.



“Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Observe os lugares onde Jesus se encontra e os diferentes tipos de pessoas estão ouvindo-o. Qual a reação de cada um? E como Jesus age

Evangelho de Mc 1,21b-28: “Eles foram para Cafarnaum. Logo, como era sábado, tendo entrado na sinagoga, Jesus ensinava. Extasiavam-se com o ensinamento dele, pois ele estava ensinando-os como quem tem autoridade e não como os escribas. Estava na sinagoga deles um homem com um espírito impuro, que logo gritou: “O que há entre nós e ti, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus”. Jesus o repreendeu, dizendo: “Cala-te e sai dele!” O espírito impuro, sacudindo-o e vociferando com uma voz forte, saiu dele. Todos ficaram desconcertados, perguntando uns aos outros: “Que é isto? Um ensinamento novo com autoridade. Aos espíritos impuros dá ordens, e eles lhe obedecem”. Sua fama logo se espalhou por toda parte, por toda a redondeza da Galileia.”

Jesus extasiava as pessoas ao explicar a simplicidade e a pureza da fé em Deus. Isso às vezes incomodava algum “espírito impuro”, temeroso de que sua arrogância fosse destruída, pronto a contradizer e desafiar o Mestre. Gritar, vociferar e “sacudir com violência” são gestos bem próprios de quem tem esse tipo de espírito. Mas o Evangelho mostra que todos podem mudar. Jesus acalmou o homem com a autoridade de sua voz. Primeiro o aconselhou a calar-se e, depois, o libertou da ira e da raiva que o dominavam. Ninguém é irrecuperável. Quando o Senhor entra em uma vida, em um relacionamento, a pureza, o silêncio e a paz podem sempre renascer. (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?.....
É necessário confrontar, o tempo todo, nossa vida com a Palavra de Deus e pedir a ele a iluminação, para evitar que o mal nos domine de forma silenciosa e pacifica. Deixar que Deus nos confronte e afaste de nós o espírito maligno que, como quem não quer nada, acaba destruindo nossa existência e a de nossos irmãos e irmãs.

Oração (Vida)

Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração. Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, o/a escuta e afastará todo o mal que nos impede de caminhar na liberdade de filhos de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje.
Valorizar a oração e a vigilância pode ser uma sugestão prática para este dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Logo após o chamado dos primeiros discípulos, começa a atividade de Jesus na sinagoga de Cafarnaum. O Mestre revela sua autoridade de Messias enviado mediante seu ensinamento, o qual em seguida é acompanhado pelo gesto libertador de um endemoninhado, que causa a admiração dos presentes. A dor dos necessitados requer a ação messiânica que bane o mal em pleno sábado, dia do repouso. Por mais que se queira “guardar” o segredo de quem é Jesus, sua fama alcança proporções inimagináveis. Além dos milagres, curas, exorcismos, enfatizados no evangelho de Marcos, a palavra de Jesus é bem diferente daquela ensinada pelos escribas. Há franqueza, profundidade, liberdade, que atingem o coração do ser humano. Isso não provém de prescrições religiosas ou dos antigos ensinamentos dos rabinos, mas do próprio Deus, que, com a força de seu Espírito, acompanha o Filho em sua missão. O “Santo de Deus”, expulsando o mal, convida também todos nós a uma vida integrada de santidade, sempre obedientes e testemunhando sua Palavra.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.