Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/10/2023

André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Presbíteros e Companheiros, Mártires - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Zc 8,20-23 Salmo: Sl 87(86) - O Senhor ama os portões de Sião.
evangelho
Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para consumi-los? - Lc 9,51-56

Quando estavam para se cumprir os dias de sua subida, Jesus decidiu firmemente ir para Jerusalém, e enviou mensageiros à sua frente. Pondo-se a caminho, esses entraram num povoado da Samaria para preparar-lhe alojamento, mas não quiseram acolhê-lo, porque sua intenção era ir para Jerusalém. Ao ver isso, Tiago e João, seus discípulos, disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para consumi-los?” Mas ele, tendo-se voltado, repreendeu-os. E partiram para outro povoado.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Quem escuta a Palavra do Senhor com sinceridade, nada tem a temer, pois sabe que é sustentado pelo amor misericordioso de Deus.



“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe onde foi que Jesus pediu tolerância: com a indiferença do povo ao acolhê-lo ou com os discípulos que sugeriram vingar-se?

Evangelho: Lc 9,51-56 Quando estavam para se cumprir os dias de sua subida, Jesus decidiu firmemente ir para Jerusalém, e enviou mensageiros à sua frente. Pondo-se a caminho, esses entraram num povoado da Samaria para preparar-lhe alojamento, mas não quiseram acolhê-lo, porque sua intenção era ir para Jerusalém. Ao ver isso, Tiago e João, seus discípulos, disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para consumi-los?” Mas ele, tendo-se voltado, repreendeu-os. E partiram para outro povoado.

“Os sinais que Jesus realiza encantava as multidões, mas aumentava a dureza de coração dos fariseus e dos sumos sacerdotes. No caminho para Jerusalém, a intenção dos apóstolos era dar uma parada na Samaria para repousar. Porém, não foram aceitos nem acolhidos. Tiago e João pensaram em descer fogo sobre eles, por não terem disponibilizado um espaço para Jesus repousar. Jesus, porém, não só não permitiu tal ato como também repreendeu os apóstolos pelo desejo de vingança que sentiram. É impressionante como Jesus mantém a serenidade mesmo em situações ainda mais críticas. Não ser aceito pelos demais não é um privilégio de Jesus, mas uma realidade para todos os discípulos de todos os tempos.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A tolerância é uma virtude imprescindível em nosso mundo turbulento. A atitude de Jesus nos ensina que a tolerância misericordiosa não é permitir o erro, mas aceitar as diferenças e conceder ao outro o direito de agir segundo sua consciência.
Na vida do cristão as prioridades são: amar a Deus e amar ao próximo. Em linhas gerais, a noção de “próximo” inclui nossos próprios familiares, a comunidade, o país e o mundo.
Como avalio minhas relações com esses grupos socias: família, comunidade, pátria e humanidade no seu todo?
Considero-me uma pessoa tolerante com a opinião do outro, sem criar uma batalha ou responder com superioridade e revanchismo?
Na divergência, sei fazer o contraponto com brandura e mansidão?
,br. Unamo-nos na intolerância à transgressão, ao erro, mas sejamos tolerantes com o próximo a respeito das diferenças.

Oração (Vida)

“ Deus misericordioso, enchei nossos corações com tolerância e perdão”.
Fale com Deus a respeito deste tema tão importante neste momento histórico que vivemos. Ao tratarmos uns aos outros com consideração e compaixão, descobriremos que podemos todos coexistir em paz, apesar de nossas mais profundas diferenças. Então, como discípulo/a de Cristo faça sua oração comprometida com esta causa.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Você já experimentou como é bom ser respeitado e aceito com suas diferenças?
Verbalize uma atitude que você vai praticar colocando-se no lugar do outro, respeitando-o como gostaria de ser respeitado.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O texto de hoje demarca o início da subida de Jesus a Jerusalém. Em Jerusalém, acontece todo o mistério da salvação. Jesus toma a firme decisão de subir para lá. Ele tem consciência do que está por vir. De propósito, no começo de sua viagem, Jesus prefere o caminho pela Samaria. As dificuldades já aparecem na primeira cena: ele não é acolhido em um povoado samaritano. Os samaritanos eram considerados impuros porque, ao longo da história, por causa das dominações estrangeiras, eles se misturaram com povos pagãos. Além disso, tinham um templo, concorrente do Templo de Jerusalém. João e Tiago pretendem mandar fogo do céu! Jesus os repreende. Eles ainda não compreenderam a lógica de poder proposta por Jesus e para onde eles caminhavam. Quase no final da viagem para Jerusalém, será somente um samaritano, prostrado diante do Senhor, o único a voltar para agradecer o dom da cura. No processo catequético de Lucas, há um crescendo entre essa primeira cena e o leproso samaritano, curado e agradecido (17,11-19). Subamos com Jesus a Jerusalém e o acolhamos em nossa vida.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.