Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/02/2024

5ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Rs 11,4-13 Salmo: Sl 106(105) - Lembra-te de mim, Senhor, pelo amor de teu povo.
evangelho
Senhor, também os cachorrinhos, embaixo da mesa, comem das migalhas dos filhos - Mc 7,24-30

Tendo‑se levantado dali, dirigiu‑se para os territórios de Tiro. Tendo entrado em uma casa, não queria que ninguém o soubesse, mas não conseguiu ficar oculto. Logo uma mulher, cuja filhinha tinha um espírito impuro, tendo ouvido a seu respeito, entrou e prostrou‑se a seus pés. A mulher era grega, siro‑fenicia de nascimento, e pedia‑lhe que expulsasse o demônio de sua filha. Mas Jesus lhe dizia: “Deixa primeiro que estejam saciados os filhos, pois não é bom tomar o pão dos filhos e joga‑lo aos cachorrinhos”. Ela, porém, respondeu‑lhe: “Senhor, também os cachorrinhos, embaixo da mesa, comem das migalhas dos filhos”. Ele lhe disse: “Por esta palavra, vai! O demônio saiu de tua filha”. Tendo ido para sua casa, ela encontrou a criancinha atirada sobre o leito. E o demônio tinha saído.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Aprendamos com a mulher Cananéia como rezar. Ela se contentava com as migalhas que vinham do coração do Filho de Deus. Então, apela para as palavras do Mestre, defende seu pedido com humildade e consegue ser atendida. O jeito desta mulher se aproximar de Jesus nos ensina a rezar com humildade, com confiança e alcançar a misericórdia divina.



Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma segunda leitura deste relato e perceba os verbos de ação, primeiro de Jesus, depois da mulher estrangeira que interage com Ele.

Evangelho: Mc 7,24-30 Tendo‑se levantado dali, dirigiu‑se para os territórios de Tiro. Tendo entrado em uma casa, não queria que ninguém o soubesse, mas não conseguiu ficar oculto. Logo uma mulher, cuja filhinha tinha um espírito impuro, tendo ouvido a seu respeito, entrou e prostrou‑se a seus pés. A mulher era grega, siro‑fenicia de nascimento, e pedia‑lhe que expulsasse o demônio de sua filha. Mas Jesus lhe dizia: “Deixa primeiro que estejam saciados os filhos, pois não é bom tomar o pão dos filhos e jogá‑lo aos cachorrinhos”. Ela, porém, respondeu‑lhe: “Senhor, também os cachorrinhos, embaixo da mesa, comem das migalhas dos filhos”. Ele lhe disse: “Por esta palavra, vai! O demônio saiu de tua filha”. Tendo ido para sua casa, ela encontrou a criancinha atirada sobre o leito. E o demônio tinha saído.

“Que sabedoria a de Jesus! Ele conhece como funciona a psique humana. Nas carências, estamos mais focados e abertos para novas soluções. Então, ele se aproveita dos conflitos para mudar o “estabelecido” que não está em sintonia com o bem da pessoa. Jesus não condena o princípio de que os filhos têm prioridade, mas abre o coração para a fé de quem suplica com tanta humildade. A fé dessa mulher reconhece em Jesus o Senhor. O fato controverso dá espaço para Jesus mudar a mentalidade dos ouvintes, incluindo os discípulos. O amor misericordioso do Pai é infinito e vai além de nossos méritos. É aberto a todos os que têm fome de misericórdia, mesmo os que julgam não a merecer.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Medite a Palavra de Deus e deixe que ela se torne vida em sua vida. Releia o texto, colocando-se dentro desta cena.
O encontro de Jesus com cada doente é um encontro misericordioso. Com esse mesmo amor, Ele acolhe a cada um de nós.
Com que disposições você vai ao encontro de Jesus?
Como está sua fé na pessoa de Jesus?
Que caminho o Evangelho de hoje lhe aponta?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
O que você deseja dizer ao Senhor neste momento?
A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos as realidades que queremos que Ele transforme. Reze ao Senhor sem medo, converse com Ele. Peça a interseção de Maria para que ela apresente ao seu Filho as suas necessidades.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus estava na região de Tiro, na casa de algum conhecido. Queria passar despercebido, mas logo foi procurado por uma mulher, que não era judia. Ela lhe pediu que libertasse sua filha da dominação do demônio. Mais uma vez estamos diante de alguém com problemas atribuídos à possessão demoníaca. O demônio tinha entrado naquela menina ou a menina tinha atitudes estranhas, que não pareciam de gente normal, e que eram atribuídas ao demônio? Ela estava com o demônio no corpo? Quando uma mãe diz que o filho é endiabrado ou está com o demônio no corpo, a que ela se refere? A mulher siro-fenícia é humilde, sabe interceder, e Jesus cura a sua filha. Antes da cura, Jesus lhe tinha dito que não ficava bem tirar o pão dos filhos, os judeus, para jogá-lo aos cachorrinhos, os não judeus. Jesus faz esta afirmação para desfazê-la logo em seguida. Aqui se desfaz a ideia de que o Messias viria exclusivamente para o povo de Israel.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.