Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/04/2023

3ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 8,1b-8 Salmo: Sl 66(65) - Bradai a Deus, ó todos da terra!
evangelho
Sou eu o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede - Jo 6,35-40

Disse‑lhes Jesus: “Sou eu o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Todavia, eu vos disse que vós me tendes visto, mas não credes. Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e quem vem a mim eu não o lançarei para fora, porque desci do céu não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu nada perca daquilo que me deu, mas que o ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Jesus nos convida à comunhão com sua pessoa. Deseja que sejamos vinculados nele. O Evangelho é luz que nos faz enxergar para além da nossa condição humana, além da realidade material de nossa vida.


Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que nos anima; dai-nos, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)

Em silêncio, relacione o texto lido à sua vida. Este é o momento de compreendermos o texto. Leia-o com calma e silenciosamente. Deixe que as palavras de Jesus toquem seu coração como fez com a samaritana. Que seu amor e sua paz nutra nosso ser e nos transforme em apóstolos da ressurreição.

Evangelho: Jo 6,35-40 Disse‑lhes Jesus: “Sou eu o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Todavia, eu vos disse que vós me tendes visto, mas não credes. Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e quem vem a mim eu não o lançarei para fora, porque desci do céu não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu nada perca daquilo que me deu, mas que o ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”.

“O amor de Jesus para com a humanidade é tão profundo a ponto de se tornar alimento para sustentar a caminhada existencial de seus seguidores. Jesus é o pão vivo descido do céu. Fiel à vontade do Pai, ele faz de tudo para que ninguém se perca e, além disso, receba a vida eterna como recompensa. Como é importante fazer a experiência do amor de Deus, comunicado por Jesus, para sustentar a caminhada cristã! Então, seguir Jesus é construir a felicidade tão desejada por todos. Sim, a espiritualidade cristã é um maravilhoso caminho que conduz à realização, mesmo que existam alguns obstáculos. Acontece que Jesus trilha os mesmos caminhos, pois deseja permanecer a nosso lado para ampliar a paz.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus apresenta-se como quem pode, aliás, como o único que pode saciar essa fome e sede de felicidade, de verdade e de amor. Basta que o acolhamos com fé, entregando-nos totalmente a Ele, e teremos a vida para sempre.
O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à paz que Jesus me oferece? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Acredito que “só Ele tem palavras de Vida eterna”? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus faz três afirmações fundamentais no discurso do pão: o verdadeiro pão do céu não é o maná, doado pela mediação de Moisés e que os pais comeram e morreram (6,32.49); Jesus é o único que desceu do céu como dom de Deus à humanidade (6,38.41.51); o pão do céu, na verdade, é a própria carne, o próprio corpo de Jesus doado pela vida do mundo (6,51). “Eu sou” revela a identidade divina de Jesus.
É uma expressão que faz menção ao próprio nome de Deus revelado a Moisés no episódio da sarça (Ex 3,13-15). Jesus se apresenta como o verdadeiro pão que doa vida. Ele foi prefigurado pelo maná, como pão provisório, e pelo pão que ele multiplicou no deserto para alimentar a fome material da multidão. A estrutura das frases parece muito com o diálogo entre Jesus e a samaritana.
Ao tema do pão da vida, Jesus associa as temáticas da fé e da vida eterna, centrais na teologia joanina. Quem se abre existencialmente e adere a Cristo começa a ter uma vida cheia de sentido, de significado e de alegria. O encontro se dá com uma pessoa, e não com uma ideia ou uma simples causa.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.