Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/02/2024

5ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Rs 11,29-32, 12,19 Salmo: Sl 81(80) - Eu sou o Senhor teu Deus.
evangelho
Tem feito bem todas as coisas: faz os surdos ouvirem e os mudos falarem - Mc 7,31-37

Tendo saído novamente dos territórios de Tiro, veio por Sidônia para o mar da Galileia, pelo meio dos territórios da Decápole. Levaram‑lhe um surdo e gago e pediam‑lhe que lhe impusesse a mão. Tendo‑o tomado à parte da multidão, pôs seus dedos nos ouvidos dele e, tendo cuspido, tocou a língua dele. Tendo olhado para o céu, suspirou e disse: “Effathá”, o que significa: “Abre‑te”. Imediatamente, abriram‑se seus ouvidos, desatou‑se o nó de sua língua, e falava corretamente. E recomendou‑lhes que a ninguém o dissessem. Mas, quanto mais lhes recomendava, mais e mais eles proclamavam. Maravilhavam‑se sobremaneira, dizendo: “Tem feito bem todas as coisas: faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho de Marcos encontramos Jesus sempre em ação ou em oração. Ele permanece em sintonia com o Pai e com o povo: “Fazendo bem todas as cosias”.
Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração.


Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção, repetindo-os em voz alta. Deixe que a palavra ressoe, faça ressonância em seu coração....

Evangelho: Mc 7,31-37 Tendo saído novamente dos territórios de Tiro, veio por Sidônia para o mar da Galileia, pelo meio dos territórios da Decápole. Levaram‑lhe um surdo e gago e pediam‑lhe que lhe impusesse a mão. Tendo‑o tomado à parte da multidão, pôs seus dedos nos ouvidos dele e, tendo cuspido, tocou a língua dele. Tendo olhado para o céu, suspirou e disse: “Effathá”, o que significa: “Abre‑te”. Imediatamente, abriram‑se seus ouvidos, desatou‑se o nó de sua língua, e falava corretamente. E recomendou‑lhes que a ninguém o dissessem. Mas, quanto mais lhes recomendava, mais e mais eles proclamavam. Maravilhavam‑se sobremaneira, dizendo: “Tem feito bem todas as coisas: faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”. Maravilhavam‑se sobremaneira, dizendo: “Tem feito bem todas as coisas: faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”.

“Sensível, libertador e cheio de acolhimento. Quem é esse homem que faz tudo bem-feito? Repare na delicadeza de Jesus: tomou o homem à parte, tocou-lhe os sentidos sensoriais e olhou para o céu. Poupou o homem de expor suas limitações. Agiu a partir da concretude humana. Suspirou, isto é, orou. Jesus concentra-se para sintonizar o humano com o divino. Só então proclama: “Abre-te!”. E o povo, admirado, divulga o ocorrido, apesar da recomendação insistente de que permanecessem em silêncio. O amor, o compromisso e a inteligência, voltados para o bem, fazem milagres – como hoje, por exemplo, a comunicação em Libras. Onde o amor ao irmão constrói uma ação solidária, o poder de Deus se manifesta.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?
Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer?
Que luz me dão as palavras de Jesus?
É preciso boa vontade e abertura do coração para acolher o poder de Deus e reconhecer os sinais de sua presença.

Oração (Vida)

Neste momento de oração, você é convidado/a a se dirigir ao Senhor com tudo que você é, com suas limitações e deficiência.
Este é o momento em que Deus espera, como um Pai, ouvir o filho e demonstrar seu amor e presença.
Reze também pelas realidades que o/a cercam.

Contemplação (Vida e Missão)

Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia. Nossa missão é anunciar a pessoa de Jesus Cristo.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Tudo o que Jesus fazia era benfeito. Fez os surdos ouvirem e os mudos falarem. Os evangelistas contam que Jesus fazia curas milagrosas. Em relação ao surdo-gago que lhe apresentaram, ele pôs o dedo nos seus ouvidos e com a saliva tocou-lhe a língua. Não precisava fazer gestos, mas ele os fez. Fez até mais. Levou-o respeitosamente para um lugar longe da multidão e pediu-lhe para não divulgar o milagre. Hoje é possível estabelecer comunicação com surdos e mudos falando-lhes em Libras. Eis aí um milagre da inteligência humana solidária, criada por Deus e colocada pelo Espírito no ser humano. Uma categoria de surdos e mudos são as pessoas que falam e ouvem, mas não entendem. Não entendem a linguagem e não entendem o contexto. São presas fáceis de exploradores até mesmo em nível religioso. Alguém poderia ouvir e falar por eles, ensinando-lhes muitas coisas como Jesus fazia, ensinando-os a se defender, a ficar de pé em um mundo de ventos contrários.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.