Fundo
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/11/2020

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo - Ano A - Branca
1ª Leitura: Ez 34,11-12.15-17 Salmo: Sl 23(22) - O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. 2ª Leitura: 1Cor 15,20-26.28
evangelho
Todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes! - Mt 25,31-46

“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu trono glorioso. Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ Depois, o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber; eu era forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes visitar-me’. E estes responderão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então, o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!’ E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Neste último domingo do ano litúrgico, Jesus nos lembra de que o seu Reino não é deste mundo.
E o Evangelho nos traz um convite: “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!”
Que possamos, ao longo do dia, aprofundar a nossa fé na realeza de Cristo e nos dispor a colaborar para que o Reino de amor, justiça, paz e fraternidade que Jesus veio implantar se realize entre nós.


Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? Como Jesus apresenta o seu Reino? Destaque as palavras que mais chamaram sua atenção durante a leitura.

“Baseado na imagem dos teatros antigos e na visão do profeta Daniel, nos é apresentado o “fim dos tempos”. “Começou a sessão e os livros foram abertos”, lembra Daniel. Na realidade, a coisa é mais simples. Com a morte fica decidido o destino a partir das escolhas feitas em vida. Depois, num dia não sabido, a história humana terá um fim. Cristo, Rio do Universo, entregará ao Pai a humanidade reconciliada. Até lá os discípulos de Jesus caminham em meio às provações. Se num vestibular soubéssemos as perguntas que iriam cair, com grande empenho nos prepararíamos. Nós já sabemos a única pergunta que será feita: “Fui pobre, peregrino, doente, e você me socorreu?”. No fim da vida seremos julgados num único quesito: o amor.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Como você vive os valores do Reino anunciados por Jesus? Você é promotor(a) da paz, da fraternidade e da justiça? Tem colaborado para que o amor reine na sua vida, na sua família, no seu trabalho? Promove a vida dos seus irmãos e irmãs? Utiliza-se do poder, da indiferença e do egoísmo para alcançar seus objetivos?

Oração (Vida)

“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no Caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém” (Oração composta pela Arquidiocese de Brasília).

Contemplação (Vida e Missão)

O serviço, a doação, a solidariedade e a comunhão com nossos irmãos necessitados são frutos da ação de Deus acontecendo no coração humano. De que maneira esta passagem o(a) compromete? O que ela lhe pede?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quem virá fazer o julgamento final de toda a humanidade será o Filho do Homem. Virá em sua glória, com muitos anjos, mas será o Filho do Homem. A expressão “Filho do Homem” aparece 14 vezes em São Marcos, 30 em Mateus, 25 em Lucas, 13 em João, 1 nos Atos e 2 no Apocalipse. No Antigo Testamento, o profeta Ezequiel é chamado 93 vezes de Filho do Homem. A expressão significa simplesmente “ser humano”, alguém, uma pessoa. O profeta Daniel viu um Filho do Homem vindo nas nuvens do céu, ele viu alguém, com aparência humana, sobre as nuvens. Na realidade, Daniel vê a aproximação do Messias, o Salvador prometido. Quando Jesus chama a si mesmo de Filho do Homem, a expressão significa que ele é humano no sentido pleno da palavra e que é o Salvador que Daniel viu nas nuvens. No juízo final, segundo o Evangelho de Mateus, Jesus virá e será visto com um corpo humano como o nosso e virá estabelecer o seu reinado para sempre. Ele se sentará no trono e, como Filho do Homem, julgará as ações praticadas entre os filhos dos homens deste mundo. O que fizemos uns com os outros, o que fizemos para os outros. Quem tratou bem os filhos dos homens e das mulheres em suas necessidades, será considerado justo e entrará na vida eterna. Para nos ajudar nas nossas decisões e para não nos enganarmos, Jesus nos dá hoje a lista das perguntas que ele fará naquele dia. Todas elas se referem à prática das obras de misericórdia, tudo muito humano e muito ao nosso alcance. Há seis categorias de seres humanos presentes diante de nossos olhos e de nossa consciência. São eles os famintos, os sedentos, os desabrigados, os nus, os doentes e os presos. A estes acrescentamos os que devem ser sepultados. Não seja indiferente quando os encontrar. Alguns são pobres, outros estão.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.