Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/02/2023

7ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Eclo 1,1-10 Salmo: Sl 93(92) - O Senhor é rei.
evangelho
Tudo é possível para aquele que crê - Mc 9,14-29

E vieram para onde estavam os discípulos e viram uma grande multidão ao redor deles e escribas discutindo com eles. Logo toda a multidão o viu, foi tomada de admiração e acorreu para saudá‑lo. E perguntou‑lhes: “Por que discutis com eles?” Alguém da multidão lhe respondeu: “Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo. Onde quer que se apodere dele, atira‑o no chão, e ele espuma, range os dentes e fica enrijecido. Eu disse a teus discípulos que o expulsassem, mas não foram fortes”. Ele respondeu‑lhes: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar‑vos? Trazei‑o a mim”. E trouxeram‑no até ele. Logo que o viu, o espírito o contorceu e, tendo caído no chão, rolava espumando. E perguntou a seu pai: “Há quanto tempo isso lhe acontece?” Ele disse: “Desde a infância. Muitas vezes o jogou no fogo ou na água para fazê‑lo perecer. Mas, se podes alguma coisa, socorre‑nos compadecido de nós”. Jesus lhe disse: “Se podes? Tudo é possível para aquele que crê”. Logo o pai do menino gritou: “Creio! Socorre‑me na incredulidade!” Vendo Jesus que uma multidão acorria, conjurou o espírito impuro, dizendo‑lhe: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai dele e nunca mais entres nele”. Tendo gritado e sacudido muito, saiu. E o menino ficou como morto, de modo que muitos diziam: “Morreu”. Mas Jesus, tendo segurado sua mão, levantou‑o, e ele pôs‑se de pé. Quando entrou em casa, seus discípulos, em particular, perguntavam‑lhe: “Por que nós não pudemos expulsá‑lo?” Disse‑lhes: “Esta espécie com nada pode sair, senão com oração”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de hoje mostra-nos um pai preocupado com a situação de seu filho, e Jesus intervém com seu poder e misericórdia.
Uno-me à multidão, e aos discípulos, que seguem Jesus e aproximo-me com fé para orar e meditar sobre os ensinamentos do Mestre. Peço a luz e a sabedoria de Deus.



Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leio o Evangelho e observo atentamente os personagens, os interesses de cada um e como Jesus age diante das forças do mal.

Evangelho: Mc 9,14-29 E vieram para onde estavam os discípulos e viram uma grande multidão ao redor deles e escribas discutindo com eles. Logo toda a multidão o viu, foi tomada de admiração e acorreu para saudá‑lo. E perguntou‑lhes: “Por que discutis com eles?” Alguém da multidão lhe respondeu: “Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo. Onde quer que se apodere dele, atira‑o no chão, e ele espuma, range os dentes e fica enrijecido. Eu disse a teus discípulos que o expulsassem, mas não foram fortes”. Ele respondeu‑lhes: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar‑vos? Trazei‑o a mim”. E trouxeram‑no até ele. Logo que o viu, o espírito o contorceu e, tendo caído no chão, rolava espumando. E perguntou a seu pai: “Há quanto tempo isso lhe acontece?” Ele disse: “Desde a infância. Muitas vezes o jogou no fogo ou na água para fazê‑lo perecer. Mas, se podes alguma coisa, socorre‑nos compadecido de nós”. Jesus lhe disse: “Se podes? Tudo é possível para aquele que crê”. Logo o pai do menino gritou: “Creio! Socorre‑me na incredulidade!” Vendo Jesus que uma multidão acorria, conjurou o espírito impuro, dizendo‑lhe: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai dele e nunca mais entres nele”. Tendo gritado e sacudido muito, saiu. E o menino ficou como morto, de modo que muitos diziam: “Morreu”. Mas Jesus, tendo segurado sua mão, levantou‑o, e ele pôs‑se de pé. Quando entrou em casa, seus discípulos, em particular, perguntavam‑lhe: “Por que nós não pudemos expulsá‑lo?” Disse‑lhes: “Esta espécie com nada pode sair, senão com oração”.

“O Filho de Deus não veio ao mundo só para realizar milagres. Ele veio anunciar e construir o Reino. A fé é pré- -requisito para participar do novo jeito de ser e viver. Mesmo que o mal se faça presente, Jesus mostra seu poder expulsando tudo o que atrapalha a dignidade humana. No entanto, para compreender e ser beneficiado pelos milagres do cotidiano, o segredo está na fé. É impressionante a insistência de Jesus quanto à vivência da fé. Muitos continuam pedindo muitos sinais, mas não se preocupam com o cultivo da fé. A vida de oração, a participação comunitária, o acesso aos sacramentos e a prática da caridade são essenciais para possuir uma fé consistente. Reavivar a fé é a tarefa diária do cristão.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O texto revela o caráter libertador da ação de Jesus. Sua missão é resgatar o ser humano de todo mal que o aprisiona e restabelecer sua dignidade.
A quem eu apelo quando me sinto impotente na presença do mal?
Minha fé é criativa e operante?
Como está meu aprendizado na fé e na confiança com o Mestre?

Oração (Vida)

Talvez Deus não atenda todos os pedidos, mas não deixará faltar o necessário para que encontremos o caminho do bem e da felicidade. Com esta confiança abro meu coração na presença divina e entrego-lhe todas as preocupações e angústias deste dia, minhas e dos que me são caros.
Rezo para termos força diante das tentações e das armadilhas do maligno.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o/a conduz?
Procure testemunhar a alegria do Evangelho que liberta e cura.

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amé

Ir. Carmen Maria Pulga

Tendo descido o monte da transfiguração, Jesus enfrenta a oposição dos fariseus e o poder maléfico que ataca um jovem. O menino não podia viver com plenitude. O pai desesperado apresenta o seu pedido a Jesus, depois do fracasso dos discípulos, por causa da falta de fé. Jesus repreende fortemente os discípulos por sua incredulidade. Eles não conseguiram expulsar o espírito impuro por causa da fragilidade da oração. A súplica do pai é uma verdadeira oração: “Se podes, ajuda-nos”. O centro do texto nem é a expulsão do espírito impuro, mas a compaixão de Jesus e a catequese sobre a fé e a oração: “Tudo é possível para quem tem fé”. Nós dizemos como o pai, assumindo nossa fraqueza: “Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé”. Jesus cura a doença do menino, a falta de fé do pai e a cegueira dos discípulos.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.