Fundo
Terça-feira, 22 de Junho de 2021
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 11/06/2021

Sagrado Coração de Jesus, solenidade - Ano B - Branca
1ª Leitura: Os 11,1.3-4.8c-9 Salmo: (Sl)Is 12,2-9 - O senhor é minha força e meu alegre canto. 2ª Leitura: Ef 3,8-12.14-19
evangelho
Um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água - Jo 19,31-37

Era o dia de preparação do sábado, e este seria solene. Para que os corpos não ficassem na cruz no sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas, primeiro a um dos crucificados com ele e depois ao outro. Chegando a Jesus viram que já estava morto. Por isso, não lhe quebraram as pernas, mas um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. Aquele que viu dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; ele sabe que fala a verdade, para que vós, também, acrediteis. Isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. E um outro texto da Escritura diz: “Olharão para aquele que traspassaram”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Cristo é o modelo de ser humano. Ele é o Senhor que tem compaixão de nós, que se comove e quer habitar em nós.

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração de vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Leitura (Verdade)

O coração pascal de Cristo quer habitar em nosso peito e nos transformar em vida, em compaixão, em misericórdia. Medite o Evangelho com estes sentimentos e com muita gratidão. “Aquele que viu dá testemunho, e seu testemunho é verdadeiro”. Contemple o coração transpassado de Jesus com esta fé.

Evangelho: Jo 19,31-37 Era o dia de preparação do sábado, e este seria solene. Para que os corpos não ficassem na cruz no sábado, os judeus pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas, primeiro a um dos crucificados com ele e depois ao outro. Chegando a Jesus viram que já estava morto. Por isso, não lhe quebraram as pernas, mas um soldado golpeou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. Aquele que viu dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; ele sabe que fala a verdade, para que vós, também, acrediteis. Isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. E um outro texto da Escritura diz: “Olharão para aquele que traspassaram”.

“O papa São João XXIII recomendava: onde quer que vás, leva junto o teu coração. Nosso coração bate por mil motivos, mas a melhor opção é fazê-lo bater por amor. Ao festejar o Sagrado Coração de Jesus, lembramos a infinita ternura do Filho de Deus que nos revelou a figura do Pai, cheio de misericórdia para com seus filhos. A porta está sempre aberta quando o filho infeliz sente necessidade de voltar. O próprio Jesus se autodenomina bom pastor e procura a ovelha perdida até encontrá-la. Do lado aberto de Jesus, jorrou sangue e água: a graça e o perdão. À semelhança de Jesus, a Igreja precisa ser samaritana, acolhendo a todos. A misericórdia é a face do Pai; sendo misericordiosos, mostramos que somos verdadeiros filhos.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Contemple a figura de Jesus na cruz e vê se é possível medir seu amor incondicional. Ele que sendo Deus se fez servo, por amor. O meu coração se assemelha ao de Jesus? Como eu vivo a misericórdia, a bondade, os valores do Reino? Meu coração pulsa por amor? Que amor?

Oração (Vida)

Reze com o apóstolo Paulo: “Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança. É por isso que dobro os joelhos diante do Pai (...). Que Ele vos conceda, segundo a riqueza de sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior; que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, e que estejais enraizados e fundados no amor.” (Ef 3,12;14-17) Faça essa oração conjugando os verbos na 1ª pessoa.

Contemplação (Vida e Missão)

Durante o dia rezar a invocação: “ Ó Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso.”

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Olharão para aquele que traspassaram.” Transpassaram o seu coração, e dele correram sangue a água. Os católicos representam Jesus Cristo com o coração exposto e o chamam de Sagrado Coração de Jesus. Jesus mostra que tem um coração, símbolo da bondade e da misericórdia. Seu coração se torna a fonte de onde brotam os sacramentos. “Aprendam de mim, disse Jesus, que sou manso e humilde de coração.” Celebrando hoje a festa do Sagrado Coração, gostaríamos todos de viver num mundo de paz e cordialidade, entre pessoas de bom coração. Mas, o que quero que aconteça, devo eu mesmo começar. O Apostolado da Oração, associação religiosa de devoção ao Coração de Jesus, preocupa-se em desagravar as ofensas feitas contra a bondade de Jesus. Tal desagravo deve se estender às pessoas com as quais convivemos. Pedimos a Deus o perdão dos nossos pecados e procuramos reparar o mal cometido. Que o Senhor perdoe a quem o ofende e nos ensine a perdoar a quem nos tem ofendido.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.