Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/02/2024

1ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Ez 18,21-28 Salmo: Sl 130(129) - Minha alma espera na sua palavra.
evangelho
Vai primeiro reconciliar‑te com teu irmão - Mt 5,20-26

Pois eu vos digo que, se vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, com certeza não entrareis no Reino dos Céus”. “Ouvistes o que foi dito aos antepassados: ‘Não matarás’, e que o assassino responderá diante do tribunal. Mas eu vos digo: todo aquele que se irritar com seu irmão responderá diante do tribunal; e aquele que o chamar de imbecil responderá diante do Conselho; e quem o chamar de louco merecerá o fogo da Geena. Portanto, se estiveres apresentando tua oferta no altar e ali recordares que teu irmão tem algo contra ti, deixa ali tua oferta, diante do altar, e vai primeiro reconciliar‑te com teu irmão; depois volta e apresenta tua oferta. Chega a um acordo rapidamente com teu oponente enquanto ainda estão a caminho do tribunal; senão o oponente te entregará ao juiz, o juiz ao oficial, e te lançarão na prisão. Amém, eu te digo: não sairás dali até que tenhas pagado o último centavo.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Nesta caminhada quaresmal, guiados pela Palavra de Deus, somos convidados por Jesus a refletir sobre a coerência em nossa vida. Coloquemo-nos diante das palavras com que Ele mesmo se dirigiu ao Pai e que ensinou aos seus discípulos.


É pela oração, pelo encontro com o Senhor, que vamos modelando a nossa vida conforme a vida de Jesus. Na oração, colocamo-nos livres, abertos, confiantes, despojados diante de Deus, que nos acolhe com infinito amor porque nos conhece profundamente e sabe do que temos necessidade. Ao mesmo tempo, nos dispomos para acolher a sua vontade em nossa vida.

Leitura (Verdade)

A atitude do cristão diante da palavra do Senhor é de escuta, de contemplação, para depois plantá-la na vida.

Evangelho: Mt 5,20-26 Pois eu vos digo que, se vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, com certeza não entrareis no Reino dos Céus”. “Ouvistes o que foi dito aos antepassados: ‘Não matarás’, e que o assassino responderá diante do tribunal. Mas eu vos digo: todo aquele que se irritar com seu irmão responderá diante do tribunal; e aquele que o chamar de imbecil responderá diante do Conselho; e quem o chamar de louco merecerá o fogo da Geena. Portanto, se estiveres apresentando tua oferta no altar e ali recordares que teu irmão tem algo contra ti, deixa ali tua oferta, diante do altar, e vai primeiro reconciliar‑te com teu irmão; depois volta e apresenta tua oferta. Chega a um acordo rapidamente com teu oponente enquanto ainda estão a caminho do tribunal; senão o oponente te entregará ao juiz, o juiz ao oficial, e te lançarão na prisão. Amém, eu te digo: não sairás dali até que tenhas pagado o último centavo.

“Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos.” Estas palavras de Santo Agostinho revelam os frutos de uma verdadeira conversão. Estão em sintonia com o ensinamento de Jesus, o qual coloca os valores do Reino acima de qualquer lei, e tem como ponto fundamental o amor atingindo a qualidade de nossos relacionamentos. Não matar significa respeitar a vida física, e tudo o que se refere à dignidade da pessoa. É urgente em nossos dias introduzir a reconciliação como elemento catalisador da justiça e da paz!” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
Qualquer doutrina ou lei só tem valor à medida em que contribui para a libertação e a promoção da vida. Como é minha prática da justiça, do perdão, da misericórdia?

Em meu trabalho e meu relacionamento com as pessoas, como vivo as orientações apresentadas por Jesus?
Quais sentimentos o texto desperta em mim?.

Oração (Vida)

Para o Papa Francisco, “a oração é a respiração da alma: é importante encontrar momentos do dia para abrir o coração a Deus, mesmo com simples e breves orações do povo cristão”. Qual oração você deseja dirigir a Deus neste momento? Pedido, agradecimento, louvor...
Peça também a graça de buscar a reconciliação e saber dar o perdão sem medidas.
Reze pelos povos em conflitos, pelas famílias que não vivem o amor e o perdão, pelas pessoas que não conseguem perdoar…

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelo a palavra de Deus despertou em seu coração? Ao longo deste dia, dedique um tempo para seu encontro com Deus na oração.

Bênção

- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

É atitude quaresmal ir além do mandamento. O mandamento diz: “Não matarás”. Eu não matei, por isso estou tranquilo. Atenção! Pode não ter havido morte física, mas houve outro tipo de morte, a morte causada pela língua. As palavras podem ferir mais do que um tapa. Palavras criam mágoas sem fim. É tempo então de buscar com sabedoria a reconciliação. Saber abordar a pessoa ofendida, pedir desculpa, dar tempo ao tempo, tomar a iniciativa da aproximação mesmo sem ser culpado são atitudes quaresmais que trazem a marca da ressurreição. A oferenda litúrgica que se leva ao altar, e que não quer ser apenas um bonito gesto teatral, é feita por irmãos reconciliados. O abraço da paz antes da comunhão, se for verdadeiro, indica que estamos em comunhão uns com os outros.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.