Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/02/2024

5º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Jó 7,1-4.6-7 Salmo: Sl 147A(146) - Louvai ao Senhor, pois é bom cantar ao nosso Deus. 2ª Leitura: 1Cor 9,16-19.22-23
evangelho
Vamos a outros lugares, às localidades vizinhas, para que também ali eu proclame, pois para isso saí - Mc 1,29-39

Logo, saindo da sinagoga, veio para a casa de Simão e André, com Tiago e João. A sogra de Simão estava acamada com febre, e logo lhe falaram a respeito dela. Tendo‑se aproximado, levantou‑a segurando‑lhe a mão. A febre a deixou, e ela os servia. Ao cair da tarde, quando declinou o sol, trouxeram até ele todos que estavam mal e os endemoniados. A cidade inteira estava aglomerada à porta. Ele curou muitos que estavam mal de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios, mas não permitia que os demônios falassem, porque o conheciam. Muito cedo, ainda escuro, tendo‑se levantado, saiu e afastou‑se para um lugar desértico, e ali orava. Simão e os que estavam com ele o buscavam. Quando o encontraram, disseram‑lhe: “Todos te procuram”. Disse‑lhes: “Vamos a outros lugares, às localidades vizinhas, para que também ali eu proclame, pois para isso saí”. E foi proclamando nas sinagogas deles, por toda a Galileia, e expulsando demônios.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

5º Domingo do Tempo Comum. Marcos nos faz descobrir Jesus sempre próximo às pessoas, sensível à dor e ao sofrimento humano. Por meio de Jesus, o Pai manifesta sua compaixão com a humanidade, especialmente pelos que estão em sofrimento.
Na cura da sogra de Pedro, que vamos meditar, encontramos o Senhor da vida que nos liberta e cura. Coloquemo-nos na presença de Deus, para fazermos nossa oração com a Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho. O que Jesus está fazendo? Qual é a sua mensagem?

Evangelho: Mc 1,29-39 Logo, saindo da sinagoga, veio para a casa de Simão e André, com Tiago e João. A sogra de Simão estava acamada com febre, e logo lhe falaram a respeito dela. Tendo‑se aproximado, levantou‑a segurando‑lhe a mão. A febre a deixou, e ela os servia. Ao cair da tarde, quando declinou o sol, trouxeram até ele todos que estavam mal e os endemoniados. A cidade inteira estava aglomerada à porta. Ele curou muitos que estavam mal de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios, mas não permitia que os demônios falassem, porque o conheciam. Muito cedo, ainda escuro, tendo‑se levantado, saiu e afastou‑se para um lugar desértico, e ali orava. Simão e os que estavam com ele o buscavam. Quando o encontraram, disseram‑lhe: “Todos te procuram”. Disse‑lhes: “Vamos a outros lugares, às localidades vizinhas, para que também ali eu proclame, pois para isso saí”. E foi proclamando nas sinagogas deles, por toda a Galileia, e expulsando demônios.

“Mais uma vez é assinalada a importância que Jesus dá ao “espaço-parada” para a reflexão. Todo o agir humano implica refletir, fazer escolhas. É com nossas escolhas que criamos o bem ou o mal. A escolha de nosso agir em cada circunstância é responsabilidade pessoal. Jesus faz isso divinamente. Sabe quando retirar-se no silêncio, parar, e quando é preciso sair ao encontro do outro e agir. Diante da pessoa necessitada, se aproxima, segura na mão e a ajuda a levantar-se. E a cura acontece. Depois busca um lugar deserto para estar em oração com o Pai. Refletir e agir são dois verbos que caracterizam a pessoa de Jesus e seu discipulado. A sogra de Pedro, uma vez curada, torna-se discípula de Jesus.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A mão de Jesus é sinal da conexão que Deus tem com a humanidade. E Jesus é a mão do Pai, nos protegendo e nos curando.
Você se deixa conduzir por Deus? Como você se deixa guiar pela palavra de Jesus?
Seu coração é aberto à Boa-Nova do Reino? Acredita que Ele tem o poder de curar o corpo e a alma humana de qualquer enfermidade?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você? Colocar-se a serviço do Reino como sinal de gratidão pelos benefícios recebidos, é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O tempo se completou e o Reino de Deus está próximo. O que significa “Reino de Deus” e como perceber que ele está acontecendo no tempo que já se completou? Estamos lendo o Evangelho de Marcos e vamos observando as ações de Jesus e suas palavras. Elas nos mostram na prática o que significa Reino de Deus. Agindo em nosso mundo, Jesus mostra também que o tempo está completo. Não há mais o que esperar. Deus já está no meio de nós e está enfrentando o poder demoníaco que se abate sobre o ser humano. Chegou a hora em que o descendente da mulher pisará a cabeça da serpente. É preciso arruinar o poder do demônio e desfazer as bases de seu império. E Jesus age. Terminado o ofício na sinagoga naquele sábado, Jesus se dirigiu à casa de André e Simão com Tiago e João. A sogra de Pedro estava acamada com febre e Jesus logo a curou. Houve intercessores que falaram com Jesus a respeito da febre daquela senhora. Jesus a tomou pela mão, levantou-a e a febre a deixou. No fim do dia, quando terminou o sábado, muita gente veio até à casa de Pedro com doentes e possessos. Jesus curou muitos deles, diz o Evangelho, mas não todos. Marcos não está apresentando um Jesus milagreiro, ocupado em curar doentes e libertar possessos. Ele o faz para mostrar que o tempo se completou e o Reino está próximo. Ele mostra quem ele é e qual é a vontade do Pai em relação a tudo o que diminui o ser humano. Ele não é um milagreiro que vai curar todo mundo. Ele curou muitas pessoas para mostrar que a doença deve ser curada. Ele libertou muitos possessos para mostrar que o ser humano não deve ser dominado e diminuído. Ao contrário, deve ser sadio, plenamente humano e integrado na sociedade. Jesus está sempre se opondo ao poder do demônio porque para isso veio. “Foi para isso que eu sai”, diz ele, indicando que saiu do seio do Pai e de sua casa em Nazaré para uma missão. Não podemos imaginar que havia tanta gente possessa, espumando e rolando pelo chão. O Evangelho de João nunca fala de gente possuída pelo demônio. São Marcos fala, e bastante, para indicar que Jesus veio combater o poder demoníaco. E quem está com ele deve fazer a mesma coisa. Doenças e situações desumanas fazem parte do nosso dia a dia. Jó que o diga! No entanto, “anunciar o Evangelho é para mim uma necessidade que se me impõe”, diz São Paulo. E aí estamos de novo com o tema do Reino de Deus, não com a ilusão de uma Terra sem Males nesta terra, mas com uma nova visão do ser humano manifestada no que fazemos uns pelos outros em prol de uma sociedade humanizada. “Ai de mim se não anunciar o Evangelho!”, diz Paulo, e Jesus começa a sua missão anunciando o Evangelho de Deus, que consiste em mostrar que o Reino está próximo e o tempo se completou. Jesus não curou todos os doentes. Deixou alguns para nós juntamente com alguns possessos. Ele mesmo disse: “Pobres sempre os tereis!”.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.