Fundo
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/06/2023

10ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 2Cor 1,1-7 Salmo: - Sl 34(33) - Saboreai e vede, porque o Senhor é bom.
evangelho
Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se - Mt 5,1-12

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou ensiná-los dizendo: “Bem-aventurados os que são pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que estão aflitos, porque esses serão consolados. Bem-aventurados os que são humilhados, porque esses herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede da justiça, porque esses serão plenamente saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque esses serão tratados com misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque esses verão a Deus. Bem-aventurados os que trabalham pela paz, porque esses serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que vivem perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. […]

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciamos um novo dia buscando o Senhor, que em sua Palavra nos alimenta, nutre, fortalece na caminhada e nos indica o caminho da vida plena.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”


Leitura (Verdade)

As Bem-aventuraças são verdadeiro programa de vida para os discípulos de ontem e de hoje.

Evangelho: Mt 5,1-12; Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou ensiná-los dizendo: “Bem-aventurados os que são pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que estão aflitos, porque esses serão consolados. Bem-aventurados os que são humilhados, porque esses herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede da justiça, porque esses serão plenamente saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque esses serão tratados com misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque esses verão a Deus. Bem-aventurados os que trabalham pela paz, porque esses serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que vivem perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

“As multidões seguem esperançosamente a Jesus. As necessidades do povo são as mais diversas, e o sofrimento havia chegado no seu limite. Jesus olha caridosamente para todos e proclama o sermão da montanha. Inverte a escala de valores, julgando felizes aqueles que, aos olhos do mundo, são considerados um peso social. Jesus chama de “felizes” quem tem um coração pobre, isto é, quem não possui ganância nem autossuficiência. Naquela montanha, as palavras de Jesus devolvem esperança àqueles que não eram nem vistos nem escutados por ninguém. No Reino de Deus, os valores se invertem, a ponto de a tristeza se transformar em alegria e as lágrimas, em sorrisos. É bom demais seguir Jesus nas diversas situações.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Bem-aventurados são os que acolhem o projeto do Reino de Deus ou seja a proposta de Jesus Cristo, Filho de Deus.
Você se considera bem-aventurado/a?
O que falta para você viver das bem-aventuranças?
Você confia em que Deus o/a alimentará e sempre matará a sua sede de justiça?
Como tem sido o seu relacionamento com as pessoas. Você é capaz de conquistá-las com mansidão?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Este é o momento em que você é convidado/a, por meio da leitura orante, a dirigir a sua oração ao Senhor. Aproxime-se dele com confiança, faça a sua oração. Ore pelos desamparados, pelos excluídos da sociedade, pelos injustiçados, pelos famintos e desempregados, pelos que não conhecem a paz e a alegria de estar no caminho de Deus

Contemplação (Vida e Missão)

Escolha uma das bem-aventuranças que você percebe ser mais fraca em suas atitudes, para praticar neste dia. Verbalize em voz alta ou escreva o que voce se propõe como prática.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Começamos a ler o Evangelho de Mateus nos dias de semana. Iniciamos com o texto das bem- -aventuranças: abertura do Sermão da Montanha e verdadeira constituição do Reino. Jesus sobe ao monte e se senta. Assemelha-se a Moisés, sendo-lhe muito superior, pois ele é a fonte do ensinamento. O monte é o lugar da revelação divina. São oito bem-aventuranças na terceira pessoa do plural, mais uma: uma espécie de plus atualizador, na segunda pessoa do plural. A primeira e a oitava formam uma moldura, pois apresentam o mesmo complemento, escrito no presente: “porque deles é o Reino dos Céus”. O conteúdo é a inversão daquilo que o mundo propõe como valor. Para Jesus, são felizes os pobres, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz e os que são perseguidos por causa da justiça. Os “pobres em espírito” resumem o conteúdo das bem-aventuranças: coração de humildes, necessitados de Deus. Aí está a carta-programa para aqueles que querem aderir ao reinado de Deus e ao senhorio de Cristo.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.