Fundo
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/07/2020

13ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Am 9,11-15 Salmo: Sl 85(84) - Ouvirei o que diz o Senhor Deus.
evangelho
Vinho novo se põe em odres novos - Mt 9,14-17

Aproximaram-se de Jesus os discípulos de João e perguntaram: “Por que jejuamos, nós e os fariseus, ao passo que os teus discípulos não jejuam?” Jesus lhes respondeu: “Acaso os convidados do casamento podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado. Então jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.


Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Quais imagens são utilizadas por Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? De que jejum trata o texto?

“A vida do cristão deve ser marcada pela coerência, trajando uma roupa sem remendos. Isto significa um projeto de vida com uma correta escala de valores, o que não quer dizer impecabilidade. Seremos sempre pecadores, mas não podemos ser incoerentes. Os judeus jejuavam regularmente, os mais fervorosos o faziam duas vezes por semana. Jesus caracteriza o jejum como sinal de tristeza; portanto, incompatível com sua presença. Ele é o noivo da Nova Aliança. O jejum, hoje, pode nos ajudar no corpo e na alma. Jejum pode fazer parte da qualidade de vida e ser mediação para a caridade com o próximo. Jejuar supõe a vontade de partilhar com os que precisam. Assim o jejum entrará em nosso projeto de vida, colocando vinho novo em odres novos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A novidade do anúncio de Jesus incomoda os discípulos de João, que o interrogam sobre a razão desta novidade.
Quando a novidade de Jesus me incomoda eu converso com Ele como fizeram os discípulos de João? Sou capaz de mudar meu pensamento e atitudes se a Palavra de Jesus me incomoda? Qual palavra do Evangelho encontra sintonia com minha vida, com minhas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em mim?
Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

A prática do jejum necessita estar em profunda relação com a conversão interior, que nos abre para Deus e para os irmãos. Como você pretende viver concretamente durante o dia os apelos que o Senhor lhe revelou?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Curativo é um meio terapêutico simples, se comparado com uma cirurgia. Um exame sério de manifestações de enfermidade pode exigir, mais do que um curativo, a extração da causa da doença. Não adianta pôr remendos quando o que se precisa é de uma roupa nova. As mesmas considerações se aplicam à nossa vida pessoal e religiosa. Não basta um curativo, não basta um remendo, quando, em regra, posso estar precisando de uma reforma. Nossas atividades sociais e pastorais podem estar sendo tratadas com remendos novos e armazenadas em odres velhos, quando o que se precisa mesmo é de uma reforma total a partir de um exame acurado de causas e efeitos. A família, pequena e ampliada, pode estar precisando de uma revisão dos objetivos comuns e dos relacionamentos para ser realmente família, e não mero amontoado de gente. O costumeiro de nossa vida religiosa também se beneficiará com um tempo de reflexão e revisão. O cansaço pastoral necessita de fortes motivações para ser superado e pôr-se em movimento. Não há fórmulas mágicas que desfaçam a estagnação de nossa vida. Há uma presença, sem a qual, estaremos em jejum: Cristo e seu Evangelho.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.