Fundo
Segunda-feira, 18 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/03/2024

5ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62 Salmo: Sl 23(22) - Não temerei mal nenhum, pois comigo estás.
evangelho
Aquele dentre vós que for sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra - Jo 8,1-11

Jesus foi para o monte das Oliveiras. Pela manhã, novamente, encontrava‑se no Templo, e todo o povo veio até ele, e sentado ensinava‑o. Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério, colocaram‑na no meio e disseram‑lhe: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés nos ordenou que essas tais sejam apedrejadas. E tu, que dizes?” Diziam isso para coloca‑lo à prova, para terem de que acusa‑lo. Jesus, porém, abaixou‑se e começou a escrever na terra com o dedo. Como continuassem a interroga‑lo, levantou‑se e disse‑lhes: “Aquele dentre vós que for sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”. E novamente se abaixou e escrevia na terra. Aqueles que ouviram foram saindo, um após o outro, a começar pelos mais velhos, e deixaram‑no só com a mulher que estava no meio. Tendo‑se levantado, Jesus lhe disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela disse: “Ninguém, Senhor”. Disse Jesus: “Nem eu te condeno. Vai e, de agora em diante, não peques mais”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos como se estivesse para entrar num recinto sagrado...
O Evangelho hoje nos apresenta a cena da mulher surpreendida em adultério. E nos leva a refletir sobre a velocidade com que costumamos julgar e condenar os outros.


Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. Digo: “Senhor, eis-me aqui”. Repito com mais consciência: “Senhor, eis-me aqui.” Escuto agora o Evangelho da liturgia de hoje.

Leitura (Verdade)

Imagine-se dentro desta cena e observe os lugares onde se encontra, as palavras e atitudes de cada personagem.

Evangelho: Jo 8,1- Jesus foi para o monte das Oliveiras. Pela manhã, novamente, encontrava‑se no Templo, e todo o povo veio até ele, e sentado ensinava‑o. Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério, colocaram‑na no meio e disseram‑lhe: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Na Lei, Moisés nos ordenou que essas tais sejam apedrejadas. E tu, que dizes?” Diziam isso para coloca‑lo à prova, para terem de que acusa‑lo. Jesus, porém, abaixou‑se e começou a escrever na terra com o dedo. Como continuassem a interroga‑lo, levantou‑se e disse‑lhes: “Aquele dentre vós que for sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”. E novamente se abaixou e escrevia na terra. Aqueles que ouviram foram saindo, um após o outro, a começar pelos mais velhos, e deixaram‑no só com a mulher que estava no meio. Tendo‑se levantado, Jesus lhe disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela disse: “Ninguém, Senhor”. Disse Jesus: “Nem eu te condeno. Vai e, de agora em diante, não peques mais”.

“O tema deste relato coloca em evidência a miséria humana e a misericórdia divina. O diálogo sobre as duas categorias se desenrola na esteira do que Isaías profetizou: “Os pensamentos de Deus não são os vossos pensamentos”. Sempre que estiver em jogo a dignidade humana, Jesus se levanta com a força de seu amor. “Porque a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo” (Jo 1,17). Diante de tantos apedrejamentos partilhados nas redes sociais, hoje, qual seria a atitude de Jesus? Jesus nos convida a reerguer a pessoa, mostrar-lhe novos caminhos, devolver-lhe a dignidade e a paz. “Nem eu te condeno. Vai e, de agora em diante, não peques mais”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Por meio desta lição e tantas outras exortações: ( “não julgueis e não sereis julgados”; “perdoais e sereis perdoados”; “porque olhas a trave no olho de teu irmão e não vês a trave que está no teu?”, etc. ) Jesus procura formar seus discípulos no sentido de não apontar o dedo acusador e impiedoso contra o outro.
Examine sua conduta no espelho do Evangelho.....

Oração (Vida)

Ajudai-nos, ó Jesus, com o auxílio do vosso Santo Espírito, a sermos, agora e sempre, agentes da compaixão e do perdão para com todos os irmãos/as na certeza de que só perdoando é que seremos perdoados por Deus Pai...

Fale pessoalmente com Deus à luz deste relato evangélico...

Se desejar pode concluir com a oração:
“Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.” (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando a grande novidade que Jesus trouxe para aperfeiçoar a compreensão da lei no AT e a conduta da religião judaica, que atitude você se compromete vivenciar neste dia?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Eles perguntavam isso para experimentá-lo e ter motivo para acusá-lo.” Não perguntaram por que queriam saber. Não perguntaram por não saberem o que fazer com uma mulher adúltera. Perguntaram, diz o texto, para testar Jesus, para provocá-lo e terem motivo para acusá-lo, porque, até então, não tinham motivo sério para acusar Jesus. Sabiam que a Lei de Moisés mandava apedrejar as adúlteras, assim como sabiam que de Jesus não sairiam pedras contra ninguém. Saiu, porém, uma boa pedrada quando pediu que atirasse a primeira pedra quem não tivesse pecado. Ninguém era sério por ali. Começaram a afastar-se, a começar pelos mais velhos, que com a idade acumulavam mais pecados. “Ninguém te condenou? Eu também não te condeno.”

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.