Fundo
Domingo, 17 de Fevereiro de 2019
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 17/02/2019

6º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Jr 17,5-8 Salmo: 1 - O Senhor protege a caminhada dos justos. 2ª Leitura: 1Cor 15,12.16-20
evangelho
Felizes vós que agora estais chorando... - Lc 6,17.20-26

Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Jesus levantou o olhar para os seus discípulos e disse-lhes: “Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Felizes vós que agora passais fome, porque sereis saciados! Felizes vós que agora estais chorando, porque haveis de rir! Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem. Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas. Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós que agora estais fartos, porque passareis fome! Ai de vós que agora estais rindo, porque ficareis de luto e chorareis! Ai de vós quando todos falarem bem de vós, pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Liturgia do 6º Domingo do Tempo Comum. O Evangelho das bem-aventuranças nos coloca no caminho concreto para a transformação deste mundo em um mundo de fraternidade, justiça e paz.
Rezemos: Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Liste as bem-aventuranças presentes no texto. A quem Jesus está instruindo? Qual é o ensinamento de Jesus?
“Diante de Jesus está uma plateia de deserdados, excluídos: pobres, doentes e pecadores. É para eles que Jesus proclama as bem-aventuranças. No meio da multidão estão também curiosos, oportunistas, procurando alguma palavra que pudesse servir de base às costumeiras acusações. Para estes Jesus anuncia as ‘mal-aventuranças’. Elas apontam para a exclusão do Reino. As bem-aventuranças não são convites à passividade ou uma alusão ao mundo futuro. Devem ser vividas agora. Entendemos melhor as bem-aventuranças quando traduzirmos a expressão: Felizes por: a caminho, avante, vós os pobres, os famintos, os que choram... De resto, as bem-aventuranças retratam o próprio Jesus” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra no dia a dia” da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim? Com qual bem-aventurança mais me identifico? Trazendo o texto para os nossos dias, quem são os pobres, os que choram? O que Jesus pede a mim hoje? Quais sentimentos a Palavra despertou em mim?

Oração (Vida)

A oração é a minha resposta à Palavra de Deus; ela brota da escuta e da meditação do texto sagrado. Entregue ao Senhor tudo o que a Palavra despertou em seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude me proponho viver no dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

No coração do projeto de Jesus estão os bem-aventurados. Quem é verdadeiramente feliz aos olhos de Deus? Deus ama a todos e para a salvação de todos enviou seu Filho Jesus ao mundo, mas tem especial predileção por alguns. Olha com bons olhos aqueles que fazem o mundo andar, que movimentam as águas, que introduzem na vida a esperança. Há quem interprete a palavra “felizes” das bem-aventuranças com o sentido de “para a frente”. “Para a frente pobres, para a frente famintos, para a frente angustiados!” São Lucas apresenta três categorias de bem-aventurados, válidas para todas as pessoas deste mundo: os pobres, os famintos e os angustiados. E acrescenta a bem-aventurança dos seguidores de Jesus. Na contramão dos três grupos coloca os ricos, os saciados, os que riem. Os seguidores de Jesus devem prestar atenção quando forem aprovados por todos. Se todo mundo falar bem deles é porque não estão defendendo a justiça e a verdade. Jesus fala a todos os pobres, a todos os famintos e a todos os que choram. O texto, porém, diz que ele ergueu os olhos para os discípulos, como se quisesse dizer: “Espero que vocês façam parte dos pobres, famintos e aflitos, e não dos ricos e satisfeitos”[...].

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas.