Fundo
Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store

Evangelho do dia 14/12/2018

São João da Cruz, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Is 48,17-19 Salmo: 1 - Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.
evangelho
A sabedoria foi reconhecida em virtude de suas obras - Mt 11,16-19

“Com quem vou comparar esta geração? É parecida com crianças sentadas nas praças, gritando umas para as outras: ‘Tocamos flauta para vós, e não dançastes. Entoamos cantos de luto e não chorastes!’. Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Tem um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de publicanos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida em virtude de suas obras.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória litúrgica de São João da Cruz. Pela escuta e meditação da Palavra, somos convidados a reconhecer que o Senhor Jesus se tornou para nós a Sabedoria de Deus e, por suas obras no mundo, manifestou o amor e a misericórdia do Pai. Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o caminho que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que diz o texto? Quais imagens são utilizadas? A quem Jesus está instruindo? Qual é o apelo central da Palavra? Retome as expressões que mais chamaram sua atenção.
“O trecho do evangelho é a sequência do relato em que João Batista envia os seus discípulos a Jesus para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?’ (Mt 11,3). A pergunta de João Batista revela a sua dificuldade de discernir e compreender o novo que se vai realizando na pessoa de Jesus. A resposta de Jesus, apoiada em Is 35,5-6, é suficiente para que João reconheça o ‘hoje’ da salvação e que Jesus é o Messias esperado. O convite de João Batista à conversão ganhou muitos adeptos, mas também muita rejeição entre os que o ouviam: os publicanos e pecadores receberam o batismo, ao contrário dos escribas e fariseus, para os quais suas próprias obras eram sua justificação (cf. Lc 18,9-14). Na aceitação-rejeição do batismo de João por parte de seus contemporâneos é prefigurada a aceitação-rejeição de Jesus. As parábolas se referem e ilustram essa rejeição por parte dos chefes do povo. O que se denuncia é a ‘cegueira’ daqueles que deveriam orientar o povo para Deus e estar atentos aos sinais dos tempos. A surpresa de Deus exige um discernimento permanente” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que você vive hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em você a fé, a esperança, a confiança?
“Sempre haverá quem fale mal de qualquer situação de nossa vida. É bem verdade que não se agrada a todos, e é um sinal de imaturidade pretendê-lo. Olhemos para o Senhor Jesus, a forma como foi perseguido e injuriado, como foi humilhado e excluído. Era alvo fácil de críticas por sua postura em favor dos pequeninos e dos pecadores que desejam conversão. No entanto, nunca se deixou abater ou mesmo tentou desistir de sua caminhada, de sua missão. Resta-nos sabedoria para conduzir nossa missão, para trilhar nosso caminho, importando-nos mais em bem servir do que com o que os outros falam ou não gostam em nós. Desde que façamos a vontade de Deus, não importa o que mundo diga” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.
Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Falta sabedoria, ou a falsa sabedoria faz com que nada nos agrade e nada esteja bom. Mal-humorados, estes não dançam no casamento e aqueles não choram no enterro. Criticaram João Batista que não comia e criticaram Jesus porque comia. A verdadeira sabedoria ajudará a discernir o que é melhor. São João da Cruz viveu grandes tribulações em sua vida consagrada a Deus, tendo que discernir com sabedoria o que era o melhor para a Ordem do Carmo. Com Santa Teresa, foi o grande reformador do Carmelo. Místico, meditava, rezava, trabalhava e escrevia. Podemos aprender com ele, que assim nos ensina: “Para chegar a saborear tudo, não queiras ter gosto por nada. Para chegar a saber tudo, não queiras saber de coisa alguma. Para chegar a possuir tudo, não queiras possuir nenhuma coisa. Para chegar a ser tudo, não queiras ser nada. Para chegar a não ter gosto, deves ir por onde não gostes. Para chegar ao que não sabes, deves ir por onde não sabes. Para chegar a possuir o que não possuis, deves ir por onde não possuis. Para chegar ao que não és, deves ir por onde não és. Quando te demoras em alguma coisa, não estás te lançando em direção a tudo. Para chegar inteiramente a tudo, em tudo deves te abandonar. E quando chegares a ter tudo, deves tê-lo sem nada querer”. Nasceu na Espanha em 1542 e morreu no dia de hoje, em 1591.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas.