Fundo
Sábado, 27 de Julho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/07/2024

16ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Jr 7,1-11 Salmo: Sl 84(83) - Quão amável, ó Senhor, é vossa casa.
evangelho
Senhor, não semeaste boa semente em teu campo? - Mt 13,24-30

Propôs-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus assemelha-se a um homem que semeou boa semente em seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando a planta cresceu e formou a espiga, apareceu também o joio. Tendo-se aproximado, os servos do proprietário lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente em teu campo? Donde, então, veio o joio?’ Ele lhes disse: ‘Um inimigo fez isso’. Os servos lhe perguntaram: ‘Queres que vamos removê-lo?’ Mas ele respondeu: ‘Não! Não aconteça que, ao removerdes o joio, arranqueis também o trigo! Deixai-os crescer juntos até a colheita! No tempo da colheita, direi aos ceifeiros: removei primeiro o joio e atai-o em feixes para queimá-lo; quanto ao trigo, recolhei em meu celeiro!’”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A dinâmica do Reino de Deus acontece de forma silenciosa, escondida e invisível. É um processo de vigilância e discernimento contínuo. Peçamos a Deus esses dons para trabalharmos com zelo e paciência na construção do Reino.
É certo o que Jesus nos mostra hoje no Evangelho: não basta escutar, como também não basta ver com os olhos e ter o coração endurecido para com a Palavra que nos liberta.


“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus continua a ensinar sobre o Reino de Deus através de parábolas. Antes, com a parábola do semeador, chamava a atenção para os tipos de terrenos nos quais a semente poderia cair. Agora, com a parábola do joio e do trigo, nos faz observar as caraterísticas das sementes, que podem ser boas ou más.

Evangelho: Mt 13,24-30 Propôs-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus assemelha-se a um homem que semeou boa semente em seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando a planta cresceu e formou a espiga, apareceu também o joio. Tendo-se aproximado, os servos do proprietário lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente em teu campo? Donde, então, veio o joio?’ Ele lhes disse: ‘Um inimigo fez isso’. Os servos lhe perguntaram: ‘Queres que vamos removê-lo?’ Mas ele respondeu: ‘Não! Não aconteça que, ao removerdes o joio, arranqueis também o trigo! Deixai-os crescer juntos até a colheita! No tempo da colheita, direi aos ceifeiros: removei primeiro o joio e atai-o em feixes para queimá-lo; quanto ao trigo, recolhei em meu celeiro!’”.

“No centro deste Evangelho está a parábola do joio e do trigo. É nela que aparece a recomendação mais importante para as comunidades da época. Tanto na sociedade como na comunidade, na vida de todos nós reúnem-se pessoas que vêm de diferentes lugares, cada uma com sua história, cultura, opinião e anseios, bem como virtudes, incoerências, conquistas, fraquezas e limites. Diante dessa mistura do bem e do mal, alguns querem arrancar o joio. É preciso ter paciência e aprender a conviver com as contradições e as diferenças. A parábola do joio e do trigo ajuda a não cair na tentação de querer excluir da comunidade os que pensam de modo diferente” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A bênção de Deus está ao nosso alcance, se a rejeitarmos a culpa é nossa, e não de Deus.
Aproximo-me de Jesus para obter luz sobre seus ensinamentos.

Esforço-me para compreender o próximo em suas fraquezas?
Perdoo as deficiências dos outros? Tenho consciência que, por vezes, minhas falhas são maiores que as dos meus irmãos?
Procuro entender os acontecimentos de minha vida, e a realidade social, à luz da fé?
Como me coloco diante do sistema deste mundo onde o bem e o mal convivem? Quais são minhas opções?

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. “Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para curar as nossas enfermidades, levar sobre si as nossas dores, redimir nossos pecados e nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tende Piedade de nós!
Deus Misericordioso, que cuidais de todas as vossas criaturas, atendei as nossas suplicas, e segundo a Vossa Vontade, protegei o vosso povo, enfermo e oprimido. Dai-nos paciência fortalecida, fé renovada e a libertação de todo o mal, para que desfrutemos de plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.
Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O que é o Reino dos Céus, o que acontece no Reino dos Céus? Olhe uma pessoa que está semeando. Ela joga semente boa na terra. Depois, vem um inimigo e joga semente ruim no mesmo terreno. Quando as plantas começam a brotar, os empregados percebem que há planta boa e planta ruim. A história fala de trigo, que é a planta boa, e de joio, parecido com o trigo, mas seria uma planta daninha, como a erva daninha. O Reino de Deus é parecido com isso. E o que fazer com essa planta daninha? Arrancá-la e jogar fora e deixar só a boa. O problema é que talvez, querendo consertar uma, a gente estrague a outra. Pode acontecer que, quem for arrancar o joio, arranque também o trigo. O melhor será deixar os dois crescerem até a hora da colheita. Nesse momento será mais fácil distinguir a planta boa da planta ruim. O joio será queimado e o trigo, guardado. A explicação da parábola virá mais tarde e será dada por Jesus aos discípulos, em casa.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.