Fundo
Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/01/2026

1ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Sm 1,9-20 Salmo: (Sl)1Sm 2,1a - Meu coração exulta no Senhor.
evangelho
Sei quem tu és: o Santo de Deus - Mc 1,21b-28

“Logo, como era sábado, tendo entrado na sinagoga, Jesus ensinava. Extasiavam-se com o ensinamento dele, pois ele estava ensinando-os como quem tem autoridade e não como os escribas. Estava na sinagoga deles um homem com um espírito impuro, que logo gritou: “O que há entre nós e ti, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus”. Jesus o repreendeu, dizendo: “Cala-te e sai dele!” O espírito impuro, sacudindo-o e vociferando com uma voz forte, saiu dele. Todos ficaram desconcertados, perguntando uns aos outros: “Que é isto? Um ensinamento novo com autoridade. Aos espíritos impuros dá ordens, e eles lhe obedecem”. Sua fama logo se espalhou por toda parte, por toda a redondeza da Galileia”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Orar é entrar em sintonia com Deus, entregar-lhe nosso ser para que sua presença nos plenifique e seu amor nos transforme. Concentre-se e prepare sua casa...



Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é a atitude de Jesus? O que as pessoas expressam diante do ensinamento de Jesus? Onde Jesus está ensinando? O ensinamento de Jesus era diferente. Era um ensinamento novo e com autoridade. Suas palavras e atitudes provocam admiração nas pessoas, e sua fama se espalha rapidamente por toda a região da Galileia.

Evangelho: Mc 1,21b-28 “Jesus ensinava. Extasiavam-se com o ensinamento dele, pois ele estava ensinando-os como quem tem autoridade e não como os escribas. Estava na sinagoga deles um homem com um espírito impuro, que gritou: “O que há entre nós e ti, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus”. Jesus o repreendeu: “Cala-te e sai dele!” O espírito impuro saiu dele. Todos ficaram desconcertados, perguntando: “Que é isto? Um ensinamento novo com autoridade. Aos espíritos impuros dá ordens, e eles lhe obedecem”. Sua fama logo se espalhou por toda parte, por toda a redondeza da Galileia.”

“Olhe o que Jesus está fazendo! Ele enfrenta o poder demoníaco, que diminui o ser humano e tira-lhe a dignidade. Todo aquele cuja ação tira do ser humano a sua dignidade é agente do demônio. Os demônios, mesmo se estão quietos no seu canto, têm agentes trabalhando por eles em nosso mundo. Há ensinamentos religiosos que libertam e há ensinamentos religiosos que alienam e escravizam. Estes veiculam uma ideologia religiosa de dominação do ser humano, que se desfigura. Um possesso é alguém desfigurado; é menos gente e excluído. O ensinamento de Jesus, feito com autoridade, liberta e reintegra na sociedade humana. Os demônios se sentem ameaçados, ou são os escribas com o seu ensinamento opressivo?” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva – Paulinas Editora)

Meditação (Caminho)

Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. Jesus tinha autoridade porque não só ensinava, mas agia com coerência.
A nossa autoridade está condicionada ao nosso testemunho e à nossa firmeza e convicção no falar e no agir. – Qual a diferença entre falar e agir?
Você é uma pessoa que tem autoridade ao falar? As pessoas lhe dão crédito?
Você tem agido da mesma forma como ensina aos outros a agir?
Quais as obras que Jesus tem realizado em você e na sua família?
Você é livre para seguir Jesus e assumir com coragem a sua proposta?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus?
Você escutou o Senhor, e, nesta etapa da leitura orante, o Senhor também quer escutar você. Aproxime-se dele sem medo e abra seu coração, conte-lhe o que se passa com você. Deus, presente no Filho pela ação do Espírito Santo, o(a) acolhe com o amor e o carinho de um Pai que espera o seu filho voltar e contar-lhe o que sente e do que precisa. Reze ao Senhor, agradeça-lhe sua vida.
Reze por aqueles que estão fechados para ouvir a voz de Deus. Reze para o mal nos nos domine de forma silenciosa e pacifica.

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

A primeira demonstração do bem que invalida o mal aconteceu na sinagoga de Cafarnaum e no tempo privilegiado da escuta e da aplicação da Palavra de Deus, o sábado. Tudo começou pelo ensinamento de Jesus, causando estupor e o reconhecimento de uma autoridade nunca vista entre os escribas. Nada se diz sobre o conteúdo do ensinamento. Contudo, seu efeito pode ser percebido pela notícia dada, pois um homem com um espírito impuro gritou: “O que há entre nós e ti, Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir?”. Sem recorrer a encantamentos, como acontecia na época, Jesus usou a palavra, repreendeu e expulsou o espírito impuro. O exorcismo do mal é o êxodo que a humanidade precisa experimentar, a fim de que a vida deixe de ser alienada para ser, novamente, totalmente humana. Jesus é o “Santo de Deus” que concretiza, em nós, a sua santidade e nos faz viver do poder do seu amor.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.