Fundo
Domingo, 28 de Dezembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/12/2025

Sagrada Família, Jesus, Maria e José, festa - Ano A - Branca
1ª Leitura: Eclo 3,3-7.14-17a Salmo: Sl 127(128) - Feliz todo temente ao Senhor. 2ª Leitura: Cl 3,12-21
evangelho
Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise - Mt 2,13-15.19-23

Assim que eles partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, pois Herodes vai buscar o menino para eliminá-lo!” [...] Ele se levantou, pegou o menino e a mãe deste, e entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia no lugar de seu pai, Herodes, teve medo de ir para lá. Advertido em sonho, partiu para a região da Galileia e foi morar em uma cidade chamada Nazaré. Assim, cumpriu-se o que fora dito por meio dos profetas, que seria chamado “nazoreu”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Domingo. Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria, José. A família de Nazaré é motivação para nossas famílias se empenharem na vivência do amor e da fidelidade. A família não é invenção humana, é de instituição divina.
Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.




Jesus Maria e José. Minha família vossa é! Cuidai dela como cuidastes da família de Nazaré. Defendei-a de todas as ciladas do mal. Defendei e encorajai as famílias que ainda hoje sofrem o desterro de sua pátria por conta da ganância dos Herodes modernos. Jesus, Maria e José defendei e abençoai nossas famílias. Amém.

Leitura (Verdade)

Recolho-me e leio o Evangelho. Peço ao Espírito Santo que me ilumine para que a Palavra de Deus me inspire novas atitudes para minha caminhada de fé.

Evangelho: Mt 2,13-15.19-23 “Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”. José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.

“Deus confia a José o cuidado do menino e de sua mãe. Duas vezes, é aconselhado em sonho pelo anjo: na primeira vez, precisa sair às pressas, mediante a violência do rei sanguinário que não respeita sequer as crianças; na segunda, o conselho é alegre e pacifico: a terra natal está segura, e é possível voltar para perto da família. Vindo do Egito e atravessando toda a Palestina até Nazaré, foi uma trajetória longa e muito cansativa, mas nada que não valesse a alegria de retornar à casinha de onde haviam saído anos antes para o recenciamento em Belém. Conforme outros relatos dos Evangelhos, é lá que Jesus cresce junto dos pais e chega à vida adulta, quando, então, inicia sua atividade missionária.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você?
Por que será que uma criança ameaçou o império de Herodes?
Jesus criança foi cuidadosamente protegido por seus pais, quando ele era uma criança indefesa. Como você cuida das crianças, dos indefesos, dos pequeninos?
Como você se preocupa com as informações que os meios de comunicação implantam no coração das crianças?
A família é o fundamento de nossa vida. Ame sua família! Contribua para que ela seja o lugar sagrado para sua vida, pois se a família está com Deus, sob sua proteção tudo será superado com fé e amor, trazendo frutos de alegria e felicidade.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Aproxime-se do Senhor com todo o seu ser e faça a sua oração. Reze com o Senhor e apresente-lhe sua realidade e suas necessidades.
Ó Jesus, passastes entre nós fazendo o bem, mostrando teu poder, sobretudo, no perdão e na misericórdia, na simplicidade e no serviço gratuito, dá-me um coração de criança, que se deixe guiar por tua Palavra e teu exemplo. Faça-me dócil instrumento da tua paz, da tua verdade e da tua alegria.

Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Deus visita a humanidade enviando seu Filho no seio de uma família. Esta é a base da vida de todo ser humano e, por isso, sendo semeado nela os valores cristãos, torna-se uma “igreja doméstica”. É a primeira “escola” de fé, assim como o próprio Cristo foi acompanhado pelos pais e cresceu em graça e sabedoria divinas. Na tradição de Israel, o respeito aos pais era algo sagrado, a ponto de constituir um dos mandamentos da Lei. Obedecê-lo era garantia de prosperidade, longevidade e bênçãos de Deus para os filhos. O livro de Eclesiástico aprofunda o significado desse preceito, sobretudo aos filhos já adultos (primeira leitura). Eles devem honrar seus pais na prática, amparando-os na velhice, compadecendo-se e sendo paciente em suas limitações. Assim, serão atendidos na oração e conseguirão o perdão de seus pecados. No seio de uma família deve reinar a presença do Cristo. Ele, que veio trazer a verdadeira paz, é capaz de nos revestir de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, para sermos suportes uns dos outros (segunda leitura). Unidos a ele, somos chamados a viver o amor e o perdão mútuos, que não exime admoestações com sabedoria e caridade, visando ao crescimento de todos. Isso é motivo para louvar e bendizer o Senhor. A família de Nazaré está unida e atenta à voz de Deus. O Messias, desde criança, é perseguido pelas forças do mal. José obedece à ordem do Anjo do Senhor e foge com Jesus e Maria para o Egito. O episódio lembra o patriarca José, que salvou sua família da fome, levando-a a essa nação. Também lembra a figura de Moisés, que libertou o povo de Israel das garras do faraó. O evangelista Mateus faz Jesus assumir o papel de um “novo Moisés”, que, perseguido e salvo, também deve ir ao Egito para libertar definitivamente seu povo oprimido pelo pecado. Citando Oseias 11,1, o “filho”, identificado com o povo de Israel, agora é o Filho de Deus, que vem trazer a salvação. Herodes morre e a ameaça do mal é destruída. Pela segunda vez, José obedece à voz do anjo do Senhor para sair do Egito. O Salvador, unido à sua família, deve realizar um “novo êxodo”, rumo à Terra Prometida, Israel. Chegando à Judeia, a família encontra outra ameaça. Pela terceira vez, o Senhor se comunica com José em sonho e todos vão para a pequena cidade de Nazaré, na Galileia. Mesmo não havendo uma correspondência no Antigo Testamento sobre algum profeta nazareno, Mateus insiste em chamar Jesus com esse título, fazendo referência, talvez, aos termos hebraicos netser, “rebento”, descendente de Davi (Is 11,1), ou nazîr, que significa “consagrado”, como lembra Sansão e Samuel. Assim como a Sagrada Família, os seguidores de Cristo são também chamados a enfrentar diversas provações e perseguições, na esperança de que Deus não os desampara e sempre os conduz no caminho. Unamos os sofrimentos e as alegrias de todas as famílias ao casal de Nazaré, que permitiu a Jesus ser o centro de sua casa. Sejamos também, como eles, colaboradores da salvação do mundo!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.