Fundo
Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/02/2026

Quinta-feira depois das Cinzas - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Dt 30,15-20 Salmo: Sl 39(40) - Feliz o varão que depositou sua confiança no Senhor.
evangelho
Se alguém quiser vir atrás de mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz e siga-me! - Lc 9,22-25

“Era necessário ao Filho do Homem sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, ao terceiro dia, ser ressuscitado.” E dizia a todos: “Se alguém quiser vir atrás de mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa de mim, esse a salvará. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se ele destrói ou arruína a si mesmo?”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Eu vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes” (Dt 30,15). Com esta proposta a Liturgia nos apresenta as palavras que Moisés disse ao seu povo, em nome do Senhor seu Deus.
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
“Nós vos pedimos, Senhor, inspirai as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Amém”




Quem vê a vida iluminada pela luz que é Jesus, não anda em trevas, tropeça menos...

Leitura (Verdade)

Abramos os nossos corações para escutar a Palavra do Senhor que tem poder de nos libertar de nossas enfermidades e de nossos pecados, de toda a escuridão.

Evangelho: Lc 9,22-25 “Era necessário ao Filho do Homem sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, ao terceiro dia, ser ressuscitado.” E dizia a todos: “Se alguém quiser vir atrás de mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por causa de mim, esse a salvará. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se ele destrói ou arruína a si mesmo?”

“A Teologia estuda tudo o que diz respeito a Deus. Ela abre caminhos para quem quer conhecer algo a respeito de Deus e, sobretudo, para quem acredita na existência de Deus e deseja estar com ele, e também quer realizar sua vontade aqui na terra e contemplá-lo um dia na eternidade. Segundo o modo de ver do teólogo que reflete e estuda, surgem vários tipos de teologia: teologia coatching, teologia da prosperidade, teologia da libertação, teologia da revolução. Temos, porém, em mãos os Evangelhos, que nos apresentam Jesus e seus ensinamentos. Quem lê com atenção o que ele faz e o que diz conclui que a teologia de Jesus é a da cruz. Sem ela não há libertação nem prosperidade.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus declara que quem quiser segui-lo deve estar disposto ao sofrimento, à renúncia e a carregar a própria cruz, mas a exemplo dele, que carregou a cruz e aceitou a morte por coerência e por amor. Por coerência e por amor também nós devemos aceitar nossas cruzes cotidianas.
O que o texto diz para mim?
Como compreendo e situo minhas atitudes dentro desta fala de Jesus?
Qual é minha cruz?
Como a carrego?
Que sentido tem o sofrimento para mim?

Oração (Vida)

O que o texto bíblico me leva dizer a Deus? Fale com o Senhor sobre suas cruzes e seus sofrimentos. Peça-lhe a graça da coerência e do amor no seguimento do Mestre Jesus.

Senhor Deus, cura as feridas do meu coração. Renova minha fé e meu ânimo para eu enfrentar a vida com confiança e coragem. Dá-me humildade que produz serenidade e tira de mim todo o orgulho que gera medo. Capacita-me a aceitar-me como sou e de acordo com a tua vontade. “Cria em mim, Senhor, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto” (cf. Sl 50). Que eu possa te amar acima de tudo e, sentindo teu amor, possa me amar e amar a todos sem distinção. Assim seja!

Contemplação (Vida e Missão)

Não desanimar diante do sofrimento, mas tomar nossa cruz e caminhar na estrada de Jesus Cristo, que é nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Após ter sido declarado Messias de Deus por Pedro, Jesus fez o seu primeiro anúncio da Paixão. A fé, que até o momento os discípulos depositaram em Jesus, precisa ser cada vez mais esclarecida, a fim de que a adesão seja plena diante do Mistério Pascal. Saber que Jesus é o Messias não pode anular o significado assumido como Filho do Homem, sobre o qual não espera um fim glorioso, mas repleto de dor, sofrimento e abandono. Por isso, Jesus jogou limpo com os discípulos e colocou diante deles os critérios do seguimento: negar-se a si mesmo, isto é, nada antepor a Jesus e tomar sobre si a cruz de cada dia, ou seja, o peso libertador que o Evangelho comporta. A busca pela autopreservação da própria vida é condizente com o discipulado se for entrega incondicional a Jesus morto sobre a cruz. Que a nossa vida em Jesus seja continuação da total entrega dele a Deus e a sua vontade salvífica.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.