Fundo
Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/02/2026

4ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 2Sm 24,2.9-17 Salmo: Sl 31(32) - Tu és um esconderijo para mim.
evangelho
Que sabedoria é essa que lhe foi dada? - Mc 6,1-6

“Saiu dali e foi para sua terra natal, e seus discípulos o seguiram. Como era sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos, ouvindo-o, extasiavam-se, dizendo: “De onde lhe vêm essas coisas? Que sabedoria é essa que lhe foi dada? E esses prodígios que acontecem por suas mãos? Não é esse o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão? E não estão suas irmãs aqui junto a nós?” E escandalizavam-se por causa dele. Dizia-lhes Jesus: “Não há profeta sem honra senão em sua terra natal, em sua parentela e em sua casa”. E não pôde fazer ali nenhum prodígio, a não ser uns poucos enfermos que, impondo-lhes as mãos, curou. Admirava-se por causa da incredulidade deles e percorria os povoados do entorno ensinando”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus só não faz milagres onde falta a fé. Os conterrâneos de Jesus têm dificuldade de aceitar o mistério de Deus que se manifesta numa pessoa comum, simples, familiar de mais.
Que a Palavra do Senhor encontre acolhida em nós para produzir muito fruto. Para isso ore:
“Espírito Santo, dá-me a força da fé, a força da esperança, a força do amor que confia plenamente em ti, sobretudo, quando te escondes sob os véus de nossa frágil humanidade.




Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o texto pausadamente e procure imaginar a narrativa. Faça uma segunda leitura e se detenha nos personagens, nas atitudes e expectativas dos conterrâneos de Jesus.

Evangelho: Mc 6,1-6 “Jesus começou a ensinar na sinagoga, e muitos, ouvindo-o, extasiavam-se, dizendo: “De onde lhe vêm essas coisas? Que sabedoria é essa que lhe foi dada? E esses prodígios que acontecem por suas mãos? Não é esse o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão? E não estão suas irmãs aqui junto a nós?” E escandalizavam-se por causa dele. Dizia-lhes Jesus: “Não há profeta sem honra senão em sua terra natal, em sua parentela e em sua casa”. E não pôde fazer ali nenhum prodígio. Admirava-se por causa da incredulidade deles e percorria os povoados do entorno ensinando.”

“Às vezes, por rivalidade, alguém desvaloriza um parente, um conhecido ou companheiro de trabalho. Quem ele pensa que é? Pior ainda quando por bairrismo e preconceito desconsideramos os outros. O mesmo acontece também por ignorância, como aquele que olhou com estranheza para um recém-diplomado doutor em filosofia e perguntou que doença era filosofia. Fez mais bonito Dorival Caymmi, que honrou a si mesmo e a uma amiga quando cantou: “Acontece que eu sou baiano, acontece que ela não é!”. Aconteceu que o povo de Nazaré, na Galileia, desvalorizou a si mesmo ao desvalorizar Jesus. Você também pode ser desvalorizado, mas faça como Jesus, siga adiante ensinando nos povoados da redondeza.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?
Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer?
Que luz me dão as palavras de Jesus?
De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

Ofereçamos toda a nossa vida ao Senhor, para que ele possa atuar livremente em nosso coração, plantando em nós sua misericórdia e seu imenso amor.
Aproxime do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus......
Amar, cuidar e rezar com e pelos mais necessitados.
Conclua com a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Nazaré foi revisitada por Jesus. Seus habitantes o viram crescer. Apesar da admiração por sua ciência e ações taumatúrgicas, não o acolheram, pois sabiam que seus familiares eram pessoas simples e humildes. Assim, para quem não está disposto a crer, Jesus até pode, inicialmente, ser motivo de maravilhamento, mas, no final, se torna motivo de escândalo, pois tropeçam na humildade da natureza humana assumida pelo Filho de Deus. Por isso, em um ambiente com pessoas céticas e incrédulas, as ações portentosas de Jesus podem ficar condicionadas. Os milagres não foram e não são gestos espetaculares para atrair curiosos ou quem busca se beneficiar, mas resultam da fé em quem adere a Jesus e a seu modo de ser e de agir em conformidade com Deus e a sua vontade. Que, em nós, Jesus não encontre incredulidade, mas a fé obediencial que nos faz viver e crescer como discípulos.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.