Fundo
Sexta-feira, 16 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/05/2025

4º Semana da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 13,26-33 Salmo: Sl 2 - Vou proclamar a prescrição do Senhor.
evangelho
“Ninguém vai ao Pai senão por mim” - Jo 14,1-6

Não se agite vosso coração! Credes em Deus. Crede também em mim! Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito, porque vou para preparar-vos um lugar. Quando eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei para junto de mim, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. Para onde vou, conheceis o caminho.” Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Disse-lhe Jesus: “Sou eu o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Busque um lugar silencioso para fazer sua oração e peça ao Espírito Santo a graça de um novo encontro com a Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.
“Espírito Divino, luz de Deus, vem me iluminar, para que possa compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-me discípulo/a de Jesus, Caminho, Verdade e Vida. Amém.”



Cristo se dirige a nós hoje com palavras de afeição e de grande entusiasmo: “Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também...”

Leitura (Verdade)

Jesus, mesmo sofrendo a angústia humana, não deixou de animar os Apóstolos na confiança nele e no Pai. Ele é o nosso Caminho, verdade e Vida. Acolhamos com coração agradecido sua Palavra.

Evangelho: Jo 14,1-6 “Não se agite vosso coração! Credes em Deus. Crede também em mim! Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito, porque vou para preparar-vos um lugar. Quando eu tiver ido e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei para junto de mim, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. Para onde vou, conheceis o caminho.” Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Disse-lhe Jesus: “Sou eu o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

“O luto pode desesperar quem não tem fé; e quem a tem procura se agarrar com força na certeza de que Deus Pai e Jesus abrem as portas do Reino dos Céus para a pessoa que partiu. O Senhor está preparando os discípulos para sua próxima despedida e sua volta para o Pai, depois da morte e ressurreição, e procura simplificar ao máximo a linguagem que toca no mistério. Compara a vida eterna a uma casa de família, com quartos para quantos filhos e filhas chegarem. Não um hotel ou pousada que hospeda pessoas estranhas, mas lugares exclusivos para pessoas amadas, das quais Deus sente saudade. Esse é o olhar da fé cristã sobre a passagem da terra para o céu, da morte para a vida feliz na eternidade.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus não é uma ideia, uma teoria, mas é uma presença amiga e próxima, uma fonte inesgotável de sentido para a vida e de compaixão por todos.
Ouvindo Jesus que lhe fala hoje, que sentimentos enchem seu coração? O Evangelho lhe dá alegria, segurança de que há um lugar para nós na “Casa do Pai”?
Como é sua relação com Jesus, com o Pai? Você se deixa conduzir pelo Caminho que é Jesus e pela Verdade de sua Palavra e de sua Vida?

Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado pelo Pai, para ensinar aos homens a verdade que dá a vida. Sois a verdade incriada, o único Mestre. “Somente vós tendes palavras de vida eterna”. Nós vos louvamos e agradecemos, porque nos concedestes a luz da inteligência e da fé e nos chamastes à luz da glória. Nós cremos e abrimos nossa inteligência e todo o nosso ser para aceitar e viver a vossa palavra e tudo o que nos ensinais por meio da Igreja. Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria. Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos. Aumentai nossa fé, para que vos possamos contemplar eternamente no céu. Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Depois do anúncio da traição, da saída de Judas e da predição da negação de Pedro, Jesus profere seu discurso de despedida. A intenção é instruir seus discípulos sobre os próximos passos da missão. O fato de pensar na possibilidade de o Mestre ser tirado do meio deles já causa perturbação no coração. Por isso, Jesus procura acalmá-los e explana sua tarefa de preparar um lugar para, junto com eles, estar com o Pai. O plano desperta curiosidade nos discípulos, que o interpelam. Tomé pergunta sobre o lugar e como chegar lá. Tem o desejo de estar com o Mestre. Jesus lhe responde afirmando com a solene expressão bem utilizada por João: “Sou eu”, que está unida aos atributos “caminho”, “verdade” e “vida”. Israel é um povo que caminha com o auxílio do Senhor, rumo à Terra Prometida. Agora os discípulos, o Novo Israel, seguem o próprio Cristo, que os leva ao Pai. Afinal, ele e o Pai são um. Conhecendo profundamente Jesus, seus seguidores acabam se deparando com a verdade que os liberta de toda escravidão e gera vida em abundância. Não há lugar para medo ou agitação interior, pois ele não os abandona.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.