Fundo
Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 26/01/2026

Santos Timóteo e Tito, bispos, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: 2Tm 1,1-8 ou Tt 1,1-5 Salmo: Sl 95(96) - Contai sua glória entre as nações.
evangelho
Aproximou-se de vós o Reino de Deus! - Lc 10,1-9

“Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou à sua frente, dois a dois, a todo povoado e lugar para onde ele pretendia ir. E dizia--lhes: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe! Ide! Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos. Não leveis alforje, nem bolsa, nem calçado; e a ninguém saudeis pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz para esta casa! E, se ali houver um filho da paz, vossa paz repousará sobre ele; caso contrário, ela retornará a vós. […] dizei-lhes: Aproximou-se de vós o Reino de Deus!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus dos vivos e da alegria.
Desapegar-se da tagarelice da mente e focar nossa consciência na presença de Deus é de suma importância para que a Palavra de Deus abra nosso coração à ação da graça divina.



Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.” Celebramos hoje na liturgia dois grandes colaboradores do apóstolo São Paulo: São Timóteo e São Tito. No Evangelho de hoje, Jesus envia os discípulos em missão. A missão é um serviço em favor do Reino de Deus e um convite a todo aquele que deseja viver o seguimento de Jesus.

Leitura (Verdade)

Jesus Cristo chama, orienta e envia os discípulos em missão. É preciso anunciar que o Reino de Deus está próximo.
Coloque-se entre eles e observe as orientações que lhes são dirigidas. Quem são os enviados? Quem os envia? Para onde os envia? O que é recomendado levar em missão? Qual mensagem deve ser anunciada pelos missionários? Como deve ser o comportamento durante a missão?

Evangelho: Lc 10,1-9 “O Senhor designou setenta e dois e os enviou à sua frente: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe! Ide! Não leveis alforje, nem bolsa, nem calçado; e a ninguém saudeis pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz para esta casa! E, se ali houver um filho da paz, vossa paz repousará sobre ele; caso contrário, ela retornará a vós. Em qualquer cidade em que entrardes e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes e dizei-lhes: Aproximou-se de vós o Reino de Deus!”.”

“A messe é grande e os operários são poucos, mas há sempre um Timóteo e um Tito dispostos a ser missionários do Reino. Companheiros de Paulo, são celebrados logo depois da festa do Apóstolo. Paulo conheceu Timóteo, muito jovem, e o levou consigo nas viagens missionárias. Mais tarde, Timóteo ficou à frente da Igreja em Éfeso. Depois teve dificuldades, e Paulo o chamou para Roma. Paulo estava preso nessa ocasião. De Tito sabemos que foi o bispo de Creta, recebeu uma carta de Paulo e foi um grande amigo e companheiro do Apóstolo, sobretudo nas horas difíceis. Setenta e dois discípulos foram enviados por Jesus em missão. Eles foram dois a dois. Entre eles estamos nós. Junte-se a alguém!” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Seus olhos estão fixos no Senhor, para acolher essa boa notícia de salvação?
Com os olhos fixos, atentos, em Jesus, como você deseja ser instrumento de “libertação” de “recuperação de vista” para os “pobres, cativos, cegos e oprimidos” de hoje?
Apóstolo é aquele que tem Deus em sua vida e o irradia com atitudes segundo o coração de Deus. Você se considera apóstolo/a? Por quê?
Jesus pede aos discípulos que anunciem primeiramente a paz. Aonde deve chegar essa paz tão desejada por Jesus? Você transmite a paz onde está?

Oração (Vida)

Jesus nos diz: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita”. Por isso, atendendo ao pedido do Senhor, rezemos: “Senhor Jesus, que chamaste quem Tu quiseste, chama muitos de nós para trabalhar para ti, para trabalhar contigo. Tu, que iluminaste com a tua palavra aqueles que chamaste, ilumina-nos com o dom da fé em ti. Tu, que os amparaste nas dificuldades, ajuda-nos a vencer as nossas dificuldades de jovens de hoje. E se chamas algum de nós, para o consagrar totalmente a ti, que o teu amor anime essa vocação desde o seu germinar e a faça crescer e perseverar até o fim. Assim seja!” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o/a leva a viver hoje? Para qual caminho o Espírito Santo o/a conduz? Que sentimento você experimenta neste momento? Que palavra deseja viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A escolha e o envio dos setenta e dois discípulos foi uma brilhante estratégia de Jesus. Se, por um lado, preparava sua chegada aos locais por onde devia passar, por outro lado, lançava as bases da comunidade missionária. Gênesis 10 alude à lista das nações, logo após o relato do dilúvio, e menciona setenta e dois povos. Números 11,24-30 atesta que Deus concedeu a Moisés setenta anciãos para ajudar na condução do povo, mais dois, que, embora estivessem no acampamento, também profetizavam. Com base nesses relatos, Lucas indicou o modo como Jesus quis expandir sua ação evangelizadora. Há uma urgência: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos”. Jesus não omitiu as dificuldades da missão e exigiu a escolha radical da pobreza, bem como a capacidade de se comportar nas casas e nas cidades por onde entrassem. Curar os doentes e proclamar a proximidade do Reino de Deus era o que interessava.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.