Fundo
Sábado, 24 de Janeiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/01/2026

São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: 2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27 Salmo: Sl 79(80) - Ó Deus, faze-nos voltar.
evangelho
Eles foram para casa, e juntou-se novamente a multidão - Mc 3,20-21

“Eles foram para casa, e juntou-se novamente a multidão, de modo que nem lhes era possível comer pão. Tendo ouvido, os seus saíram para detê-lo, pois diziam: “Está fora de si”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Tomar consciência de que queremos escutar e dialogar com o Senhor é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus. O chamado de Deus exige esta atitude para que a nossa resposta produza os frutos desejados.
Preparemos o coração, o corpo em atitude de reverência e coloquemo-nos na presença de Deus para ouvir o que Ele nos fala, hoje. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém..



Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

Leitura (Verdade)

Só Jesus, a Palavra eterna que se encarnou, abre a mente e o coração para compreender as Escrituras. Em silêncio, coloque-se diante da Palavra para acolher esta “Boa nova” com os ouvidos do coração.
O que os familiares de Jesus dizem a seu respeito? E por quê eles chegam à esta declaração?

Evangelho: Mc 3,20-21 "Eles foram para casa, e juntou-se novamente a multidão, de modo que nem lhes era possível comer pão. Tendo ouvido, os seus saíram para detê-lo, pois diziam: “Está fora de si”."

“De vez em quando nos encontramos com pessoas ou extraordinárias ou loucas. Os familiares de Jesus disseram que ele estava louco. Por quê? Por seu modo de ser e de agir. Era como todo mundo e ao mesmo tempo não. A grande diferença estava em que Jesus não era medíocre. Sua vida era repleta de valores, e ele propunha valores aos seus amigos. Simplicidade de vida, disponibilidade missionária, liberdade de coração, lembrança dos esquecidos, socorro de idosos, amparo de crianças, cuidado com a terra, voz das minorias, pequenos valores de gente miúda contrapostos aos grandes projetos astutos, que movimentam milhões nunca em favor dos outros, mas por interesses pessoais e grupais.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
O que a doação total de Jesus ao projeto do Pai me leva a meditar?
Sou capaz de fazer uma entrega despojada e generosa em favor dos irmãos?
Que gestos, que desejos surgiram em mim diante deste relato do Evangelho?
Senti alguma resistência à Palavra que acabo de meditar?
Como agi depois disto?

Oração (Vida)

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra?
Por qual caminho o Espírito Santo me conduz?

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

O caminho messiânico escolhido por Jesus está, radicalmente, na contramão do caminho trilhado pelo ser humano. Mesmo se, desde o início, decidiu chamar discípulos e de sempre estar cercado pelas multidões, que nem sequer lhe davam tempo para se alimentar, Jesus prosseguiu firme nos seus objetivos, em conformidade com a vontade salvífica de Deus Pai. É na comunhão com Deus Pai que Jesus se alimentava e se fortalecia para não ceder às pressões provocadas pelos adversários. Se para nós é difícil entender a proposta de Jesus, o que dizer em relação a seus parentes, que disseram: “Está fora de si”. Nessa preocupação com Jesus transparece o risco de que ele pudesse comprometer toda a família e de até colocá-la na rota de perseguição das autoridades religiosas e civis. Talvez por isso Jesus tenha formado com os Doze uma nova família, e isso incomodou seus parentes. E ainda hoje não é assim?

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.