Fundo
Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/01/2026

1ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Sm 3,1-10.19-20 Salmo: Sl 39(40) - Ó meu Deus, apreciei fazer tua vontade.
evangelho
Vamos a outros lugares, às localidades vizinhas, para que também ali eu proclame, pois para isso saí! - Mc 1,29-39

“Logo, saindo da sinagoga, veio para a casa de Simão e André, com Tiago e João. A sogra de Simão estava deitada com febre, e logo lhe falaram a respeito dela. Tendo-se aproximado, levantou-a segurando-lhe a mão. A febre a deixou, e ela os servia. Ao entardecer, quando declinou o sol, trouxeram até ele todos os que estavam acometidos por algum mal e os endemoniados. A cidade inteira estava aglomerada à porta. Ele curou muitos que estavam acometidos por diversas enfermidades e expulsou muitos demônios […]. Quando o encontraram, disseram-lhe: “Todos te buscam”. Disse-lhes: “Vamos a outros lugares, às localidades vizinhas, para que também ali eu proclame, pois para isso saí!” E foi proclamando nas sinagogas deles, por toda a Galileia, e expulsando demônios”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloque-se em espaço de silêncio e procure centralizar sua mente e focar sua atenção neste momento privilegiado de estar à escuta da Palavra e orar com ela.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Na cura da sogra de Pedro, que vamos meditar, encontramo-nos com o Senhor da vida que nos cura e nos capacita para o serviço aos irmãos.



Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe a atividade de Jesus: ele vai ao encontro dos sofredores; estenda a mão, toca, abençoa e encontra tempo para a oração, para a intimidade com o Pai, mesmo com as multidões de necessitados procurando-o.

Evangelho: Mc 1,29-39 “Logo, saindo da sinagoga, veio para a casa de Simão e André, com Tiago e João. A sogra de Simão estava deitada com febre, e lhe falaram a respeito dela. Levantou-a segurando-lhe a mão. A febre a deixou, e ela os servia. Ao entardecer trouxeram até ele todos os que estavam acometidos por algum mal. A cidade inteira estava aglomerada à porta. Ele curou muitos que estavam acometidos por diversas enfermidades e expulsou muitos demônios, mas não permitia que os demônios falassem, porque o conheciam. Disseram- -lhe: “Todos te buscam”. Disse-lhes: “Vamos a outros lugares, para que também ali eu proclame, pois para isso saí!” E foi proclamando nas sinagogas deles e expulsando demônios.”

“Sabe quem é o homem de Nazaré, conhecido por todos como filho do carpinteiro? Ele faz milagres, cura doentes e possessos. Curou a sogra de Pedro. Ele também reza no silêncio do deserto. Querem retê-lo, mas ele vai adiante. “Vamos a outros lugares, pois para isso saí.” Saiu de onde? Saiu do seio do Pai e encarnou-se. Saiu da própria casa para andar pelas periferias da vida. Para isso veio para proclamar a Boa-Nova a todos. Ao tomar a sogra de Pedro pela mão, levantá-la e curá-la, Jesus dá uma Boa Notícia a quem precisa e mostra a bondade de seu coração. Proclama a Palavra por toda parte e expulsa demônios, isto é, ensina o ser humano e o liberta de todo tipo de dominação.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva – Paulinas Editora)

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Meditar não é ficar com a mente vazia, então volte ao Evangelho e, lendo-o novamente, com bastante atenção, deixe-se tocar por ele. Durante a leitura, permita que a Palavra entre em seu coração e se faça vida em sua vida. Procure acolher o que o Senhor lhe oferece neste momento.
Só o serviço pode nos libertar do egoísmo, da preguiça e nos tornar atentos às necessidades dos irmãos. Por isso, peçamos ao Senhor: curai-nos para o serviço dos irmãos. Que possamos experimentar, na prática, a imensa felicidade de servir!
Suas mãos são samaritanas? Como você serve seus irmãos/irmãs? Com compaixão, gratuidade e fé de que, hoje, somos nós que temos a missão de curar e levantar nossos irmãos.

Oração (Vida)

Agora, já na intimidade com Deus qual é sua resposta, sua fala com Ele?
Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, não apenas escuta, mas executa os pedidos feitos com humildade e confiança.
Apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, também as necessidades de pessoas que lhe pediram apoio espiritual, as necessidades dos mais necessitados....

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em uma palavra o que você deseja viver hoje.
Valorizar a vocação que assumi na comunidade de fé, orar e servir meus irmãos, pode ser uma sugestão pratica para este dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Evangelização, exorcismos e curas são as ações que marcam o início do ministério público de Jesus. O primeiro milagre de cura foi o da sogra de Simão. Jesus se aproximou, segurou-a pela mão e a levantou. É uma ação ressuscitadora, cujo efeito imediato foi o serviço a Jesus e aos irmãos. Assim, o bem, realizado primeiramente dentro da casa, passou para o lado de fora, beneficiando um número maior de necessitados. O fato se deu após o término do repouso sabático, de tal modo que já era o primeiro dia da semana, o domingo para nós, dia do Senhor por excelência. Para avaliar os primeiros feitos e o entusiasmo dos discípulos e da multidão, Jesus entrou em comunhão com Deus Pai, critério decisivo para não se afastar da missão evangelizadora, centrada na sua diaconia em favor de toda a humanidade. Como discípulos, temos buscado aprender a seguir Jesus e a optar por suas prioridades?

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.