Fundo
Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/01/2026

2ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Sm 15,16-23 Salmo: 49(50) - Oferece uma ação de graças como sacrifício a Deus.
evangelho
Ninguém põe vinho jovem em odres antigos, senão o vinho romperá os odres, e o vinho perde-se com os odres, mas vinho jovem em odres novos - Mc 2,18-22

“Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Vieram e disseram-lhe: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, mas teus discípulos não jejuam?” Disse-lhes Jesus: “Acaso podem jejuar os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo estiver com eles, não podem jejuar. Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado, e então jejuarão naquele dia. Ninguém costura um retalho de tecido novo em um manto velho, senão o remendo novo repuxa o velho, e o rasgo torna-se pior. Ninguém põe vinho jovem em odres antigos, senão o vinho romperá os odres, e o vinho perde-se com os odres, mas vinho jovem em odres novos”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Nesta semana que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.





Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos.

Evangelho: Mc 2,18-22 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Disseram a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, mas teus discípulos não jejuam?” Disse-lhes Jesus: “Acaso podem jejuar os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo estiver com eles, não podem jejuar. Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado, e então jejuarão naquele dia. Ninguém costura um retalho de tecido novo em um manto velho, senão o remendo novo repuxa o velho, e o rasgo torna-se pior. Ninguém põe vinho jovem em odres antigos, mas vinho jovem em odres novos”.

“O jejum é uma disciplina para acordar a consciência, para fortificar a vontade, para se solidarizar com quem sofre os males da fome. Essa disciplina tem também um aspecto penitencial em reparação de faltas cometidas. Para um cristão, o verdadeiro jejum é a ausência do noivo, a ausência de Jesus. Jejua no sentido negativo da palavra aquele que vive longe de Jesus, não reza, não medita o Evangelho, não é solidário com ninguém. No entanto, jejuando, posso pensar que sou melhor do que os outros, sou observante, sou esforçado. Jejum bem-feito não é glorificação de si mesmo e não se faz com sentimento de culpa. Afinal, o noivo está sempre presente.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva – Paulinas Editora)

Meditação (Caminho)

O jejum verdadeiro é aquele que nos deixa limpos e livres para corresponder aos apelos de Deus.
Qual palavra mais chamou sua atenção durante a leitura?
Traga a Palavra de Deus em seu coração, deixe que ela se torne vida em sua vida. Medite a Palavra e escute, por meio dela, o que o Senhor lhe fala. Reveja seu caminho e veja se você está na estrada de Jesus.

Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Jesus coloca a vida acima da lei. Ele veio trazer vida e vida em abundância. Como você pretende viver, durante o dia, os apelos que o senhor lhe revelou?

Bênção

Que Deus Pai, todo amoroso e misericordioso, nos abençoe e nos faça felizes e fortes em todas as circunstâncias. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O modo de viver de Jesus e a forma como conduzia os seus discípulos causavam objeções e críticas. No centro da questão estava o jejum. Este era praticado em duas direções: para expurgar o passado ou para preparar o futuro. Jesus irrompe com sua resposta em função do presente. Não era tempo de jejum, mas de festa e de celebração da vida pela presença do noivo, Jesus, entre os convidados, os discípulos. Não é possível viver a vida nova com ideias e ideais caducos. Nesse sentido, entre o modo velho e o novo de se praticar a religião encontram-se o sentido e o valor da conversão, pela qual a vida humana é redimensionada a partir da adesão a Jesus e ao seu Evangelho. A imagem das núpcias, então, reafirma o propósito de Deus em favor da humanidade, dando-lhe Jesus como esposo. Pela conversão nos tornamos odres novos para conter o vinho novo da graça e do amor de Deus.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.