Fundo
Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/02/2026

6ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Tg 1,12-18 Salmo: Sl 93(94) - Porque o Senhor não deixa seu povo.
evangelho
Vede! Ficai atentos ao fermento dos fariseus e ao fermento de Herodes! - Mc 8,14-21

“E esqueceram-se de levar pães e não tinham senão um só pão com eles no barco. Ele os advertia: “Vede! Ficai atentos ao fermento dos fariseus e ao fermento de Herodes!” Eles discutiam entre si: “É porque não temos pães”. Tendo tomado conhecimento, ele lhes disse: “Por que discutis por não terdes pães? Ainda não entendeis nem compreendeis? Tendes vosso coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” Disseram-lhe: “Doze”. “Quando os sete para os quatro mil, quantos balaios cheios de pedaços recolhestes?” Disseram-lhe: “Sete”. E dizia-lhes: “Ainda não compreendeis?”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
No Evangelho de hoje, Jesus firme no Projeto do Pai, faz uma importante admoestação aos discípulos: Prestai atenção e cuidai com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”
Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor, que fala ao nosso coração. O Mestre nos adverte para não sermos incrédulos diante das suas ações, que revelam o mistério de Deus que habita a vida de Jesus.
Pai, reforça minha fé na tua providência paterna que se manifestou de tantos modos em minha vida, e livra-me de colocar minha esperança nas coisas deste mundo.




Peçamos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

O fermento dos fariseus e de Herodes era a ideologia que formava a mentalidade de seus seguidores. Leia atentamente este texto e escute o que Jesus diria para nós hoje. De qual fermento devemos nos cuidar...

Evangelho: Mc 8,14-21 “E esqueceram-se de levar pães. Jesus os advertia: “Ficai atentos ao fermento dos fariseus e de Herodes!” Eles discutiam entre si: “É porque não temos pães”. Ele lhes disse: “Por que discutis por não terdes pães? Ainda não entendeis? Tendes vosso coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis? Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?” Disseram- -lhe: “Doze”. “Quando os sete para os quatro mil, quantos balaios cheios de pedaços recolhestes?” Disseram-lhe: “Sete”. E dizia-lhes: “Ainda não compreendeis?””

“Conheça Jesus, perceba o que ele ensina. Primeiro, chama a atenção sobre a atitude de religiosos e partidários políticos. Depois, mostra o sinal presente na multiplicação dos pães. O que os discípulos deviam compreender? Por um lado, que o pão partilhado alimenta multidões. Por outro, quem é Jesus e o que ele revela da vontade de Deus. Ao falar do fermento dos fariseus e dos herodianos, Jesus se refere a alguém cuja presença faz mal. Suas atitudes, seus ensinamentos não ajudam a tirar o pecado do mundo. Ao contrário, poluem a atmosfera, que se torna irrespirável. O fermento, em sua dose certa, faz crescer a massa e a torna leve. Pode acontecer, porém, que tenha um efeito negativo.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus adverte os discípulos a se manterem longe tanto da mentalidade dos fariseus, porque dizem belas palavras, mas não vivem aquilo que pregam, como do partido de Herodes, que se preocupa apenas com as coisas matérias e com a política.
Por que Jesus chama atenção para o fermento dos fariseus e de Herodes?
Como os discípulos, estaremos também nós, de tal forma imersos na inquietação do mundo atual que não conseguimos penetrar no significado das palavras de Jesus?
Temos também nós nos comportado como cegos e surdos de coração, incapazes de ver e compreender as maravilhosas obras de Deus?
Permaneça em silêncio e escute Deus falar ao seu coração....

Oração (Vida)

Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos, desafios que o Senhor o/a convida a viver neste dia.

Faça também uma revisão da sua vida e apresente ao Senhor os apelos de conversão que você deseja viver com a graça de Deus.
Conclua sua oração recordando e entregando ao Senhor as pessoas que você ama, para que Ele as fortaleça e lhes dê coragem na luta e abertura de coração para buscar em Deus o sentido de suas dificuldades e sofrimentos.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver concretamente neste dia? O que este evangelho pede à sua vida, aqui e agora?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O episódio ocorreu dentro da barca. Como Jesus deve ter acelerado a partida, devido ao confronto com os fariseus, os discípulos podem não ter tido tempo para comprar provisões para a viagem. Jesus se deu conta da situação que preocupou os discípulos. Sem ignorar o momento, os exortou a não ser como seus adversários. O pão que conta é Jesus, que estava dentro da barca e é suficiente. Por isso, não havia motivos para discussão. O alerta feito por Jesus revelou que os discípulos ainda tinham o coração endurecido, como os fariseus, pois nada compreenderam sobre os sinais realizados nas duas multiplicações dos pães. Fica evidente que Jesus não assumiu o messianismo de sucesso, poder e vida fácil, mas de serviço. Esse é o drama da falta de inteligência dos discípulos. O que realmente importa é reconhecer que Jesus é o sinal de Deus capaz de renovar a humanidade incrédula.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.