Fundo
Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/02/2026

Sexta-feira depois das Cinzas - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Is 58,1-9a Salmo: Sl 50(51) - Um coração quebrantado e esmagado, ó Deus, não irás desprezar.
evangelho
Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado, e então jejuarão - Mt 9,14-15

“Aproximaram-se, então, os discípulos de João e disseram: “Por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, mas teus discípulos não jejuam?” Jesus lhes disse: “Acaso podem ficar de luto os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado, e então jejuarão”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nossa caminhada em preparação à Páscoa do Senhor, o Evangelho hoje nos apresenta Jesus como homem livre de ideologias e modas. O verdadeiro Filho de Deus, onde ele se encontra não há necessidade de outras mediações para estar na alegria do amor de Deus.




“Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”

Leitura (Verdade)

“Voltai para o Senhor, vosso Deus; Ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia”. Que o Senhor nos dê sabedoria e luz para entender os seus mistérios de amor.

Evangelho: Mt 9,14-15 “Aproximaram-se, então, os discípulos de João e disseram: “Por que nós e os fariseus jejuamos frequentemente, mas teus discípulos não jejuam?” Jesus lhes disse: “Acaso podem ficar de luto os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado, e então jejuarão”.”

“Não jejuamos na festa de casamento enquanto estamos com o noivo. O jejum cristão significa estar sem o noivo. Se ele não estiver, estaremos em jejum, jejum dele. O noivo é Cristo, que nos será tirado quando for preso e crucificado, quando estiver no sepulcro. Depois ressuscitará e estará conosco até a consumação dos tempos. Então não estaremos mais em jejum. O jejum cristão não é um preceito. Entre nós não há preceitos que obriguem a todos o tempo todo, em todo lugar, da mesma forma. O nosso jejum é uma prática livre e educativa. Os discípulos de Jesus jejuam se ele lhes for tirado, jejuam na solidariedade eficaz e jejuam de alimentos para se tornarem fortes no amor a Deus e aos irmãos.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus é o centro da existência de todo o discípulo do Senhor. Quem o encontra já tem a plenitude da vida, a alegria e a força do Amor Maior.
Silencie e procure ouvir o que o texto diz para sua vida.
Qual foi a palavra que encontrou mais sintonia com o seu coração?
Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a sua oração. Recorde a caminhada quaresmal que você está vivendo, as luzes e apelos que a Palavra vai lhe revelando e peça a graça de continuar em continua conversão.

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

É preciso uma decisão constante de viver segundo os ensinamentos de Jesus. O que me proponho viver hoje como um passo de fidelidade ao Mestre?

Bênção

- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria do retorno a casa.
- O senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- O espirito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da pascoa.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O tema do jejum, citado na Quarta-feira de Cinzas, retorna sob a perspectiva da Paixão e morte de Jesus na cruz. Privar-se do que se tem para beber ou do que se tem para comer, na nova aliança, tem a ver com a compreensão das novas núpcias que Deus celebrou com a humanidade em Jesus, o esposo da Igreja. Em si, o jejum não torna nenhum fiel melhor do que o outro, mas a sua intenção é o que conta. Nos tempos hodiernos, o jejum pode ser visto além da renúncia de alimentos. Em vista da conversão, o jejum aponta para a renúncia de todas as formas de desobediência a Deus e à sua vontade. Assim, no olhar, no falar, no ouvir, no sentir, no pensar e no agir, encontram-se inúmeras possibilidades de se fazer um jejum agradável a Deus, e capaz de favorecer o ser humano. Não é esse o significado do jejum que Jesus realizou no deserto após ter sido batizado? O verdadeiro jejum não renuncia ao amor.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.