Fundo
Sábado, 20 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/04/2024

3ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 9,31-42 Salmo: Sl 116B(115) - Que poderei retribuir ao Senhor Deus.
evangelho
Tu tens palavras de vida eterna - Jo 6,60-69

Então muitos de seus discípulos, tendo ouvido essas coisas, disseram: “Dura é esta palavra. Quem pode ouvi‑la?” Jesus, porém, sabendo por si mesmo que seus discípulos murmuravam por causa disso, disse‑lhes: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O espírito é que vivifica, a carne nada alcança. As palavras que eu vos disse são espírito e vida. Mas há, entre vós, alguns que não creem”. Desde o princípio, Jesus sabia quem eram aqueles que não acreditavam e quem era aquele que o entregaria. E dizia: “Por isso eu vos disse: ‘Ninguém pode vir a mim se isso não lhe for dado pelo Pai’”. A partir daí, muitos de seus discípulos se retiraram e não mais andavam com ele. Disse, então, Jesus aos Doze: “Acaso vós também não quereis partir?” Respondeu‑lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Bendito sejas Deus por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus da Verdade, mesmo que suas palavras sejam duras para nós seus filhos. Ele não se deixa levar pelo sucesso ou popularismo, o que Ele quer é ser fiel a missão que Pai lhe confiou.



Rezamos: “Vem, Espírito Santo! Fazei-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Tornai-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Dai-nos sabedoria e docilidade de coração! Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho de hoje, atento/a a firmeza com que Jesus fala de sua identidade. Se possível, faça a leitura em voz alta, refletindo sobre o sentido de cada frase. Repita as frases ou as palavras que mais lhe tocaram.

Evangelho: Jo 6,60-69 Então muitos de seus discípulos, tendo ouvido essas coisas, disseram: “Dura é esta palavra. Quem pode ouvi‑la?” Jesus, porém, sabendo por si mesmo que seus discípulos murmuravam por causa disso, disse‑lhes: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O espírito é que vivifica, a carne nada alcança. As palavras que eu vos disse são espírito e vida. Mas há, entre vós, alguns que não creem”. Desde o princípio, Jesus sabia quem eram aqueles que não acreditavam e quem era aquele que o entregaria. E dizia: “Por isso eu vos disse: ‘Ninguém pode vir a mim se isso não lhe for dado pelo Pai’”. A partir daí muitos de seus discípulos se retiraram e não mais andavam com ele. Disse, então, Jesus aos Doze: “Acaso vós também não quereis partir?” Respondeu‑lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus”.

“Os discípulos acharam que a palavra de Jesus era dura. De fato, crer em Jesus é uma concessão do Pai. Quem dá a vida de Deus é o Espírito, afirma Jesus. Somente no e pelo Espírito é que podemos fazer a experiência de que as palavras de Jesus alimentam, pois são um sopro de vida. Pedro experimentou essa realidade: “Tu tens palavras de vida eterna”. Mas o seguimento é uma opção pessoal e livre: “Acaso vós também não quereis partir?” “A nossa cultura perdeu a noção desta presença concreta de Deus, da sua ação no mundo; pensamos que Deus se encontra só no além, separado de nossas realidades concretas. Mas, se fosse assim, seu amor não seria capaz de cumprir a felicidade que promete” (Papa Francisco)”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Leia novamente o texto e deixe-se tocar diretamente pelo Evangelho. Neste momento, é importante estar atento/a àquilo que está sendo meditado, pois o Senhor nos fala por meio de sua Palavra.
A atitude dos discípulos, que se escandalizam por causa das palavras de Jesus, questiona nossa caminhada de fé?

Hoje, o próprio Senhor volta a fazer ao coração de cada um de nós a mesma pergunta: “Acaso vós também não quereis partir?”
Afinal, são tantos os caminhos e inúmeras as ideias neste nosso mundo plural e diversificado. Contudo, um só é o caminho e uma só é a verdade que nos conduz à vida. Peçamos a graça de responder com a mesma fé de Pedro: “Senhor, a quem iremos? Só Tu tens palavras de vida eterna”

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Como eu interpreto a Palavra deste Evangelho e deixo o Senhor falar ao meu coração e mudar minha vida?
Qual atitude desejo viver neste dia para estreitar sempre mais meu compromisso com a proposta de Jesus?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O discurso do “pão da vida” e da Eucaristia termina com um diálogo duro e difícil. Os judeus não aceitaram o que Jesus tinha dito, e os discípulos também não, tanto que muitos deles se afastaram de Jesus. De fato, vir até Jesus e nele acreditar é uma concessão do Pai. Os discípulos acharam que a palavra de Jesus era “dura”. E era. Dura no exterior, mas suave no significado. Ultrapassada a dificuldade das aparências, surge o coração bondoso de Cristo. Um dia tudo se esclarecerá, quando sentirem em suas vidas a presença amorosa do Cristo ressuscitado. Jesus mantém tudo o que tinha dito. Não muda nada porque alguns estão indo embora. Se os apóstolos quiserem, também podem ir embora. Eles, porém, ficam, porque acreditam em Jesus, mesmo sem entender o que ele diz.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.