Fundo
Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/02/2026

São Paulo Miki e companheiros mártires, memória - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Eclo 47,2-13 Salmo: Sl 17(18) - Em minha aflição clamo ao Senhor.
evangelho
João dizia a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão" - Mc 6,14-29

“João dizia a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão”. Ora, Herodíades guardava ódio por ele e queria matá-lo, mas não podia. Herodes, de fato, temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e o protegia. Quando o ouvia, ficava muito confuso e o ouvia de boa vontade. E aconteceu um dia oportuno, quando Herodes, em seu aniversário, deu um banquete a seus maiorais, aos oficiais e aos principais da Galileia. Tendo entrado e dançado, a filha de Herodíades agradou a Herodes e aos convivas. Disse o rei à mocinha: “Pede-me o que quiseres, e te darei!” […] Ela pediu: “Quero que imediatamente me dês, sobre uma bandeja, a cabeça de João Batista”. […] O rei, tendo mandado um guarda, ordenou que trouxesse a cabeça dele. Ele foi e decapitou-o na prisão”. […]

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
A cena de hoje é uma das mais tristes do Evangelho. A morte de uma testemunha fiel de Jesus Cristo foi tramada, de forma torpe e cruel, pela vaidade de um coração maldoso, vingativo e executada pela mediocridade de alguém que tinha poder sobre outros.
Peçamos ao Espírito Santo a purificação de nossas intenções, de nossos sentimentos de vingança, de tudo o que deturpa nosso interior para que a Palavra de Deus produza frutos, segundo o ensinamento de Jesus.



Peçamos ao Senhor, que nos faça pessoas integras e corajosas, capazes de se comprometer totalmente com o bem e prontamente denunciar o mal.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho. A pregação da Palavra não é algo sem sabor e sem consequências. Ela sempre produz resultados. Ela não volta vazia. Porque a palavra de João incomodou a Herodíades?

Evangelho: Mc 6,14-29 “O rei Herodes ouviu falar dele. De fato, o nome dele tornara-se conhecido, e diziam: “João Batista foi ressuscitado dos mortos, e, por isso, operam-se estes prodígios por ele”. Outros, porém, diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. Herodes, tendo ouvido, dizia: “João, a quem decapitei, este foi ressuscitado”. De fato, Herodes mandara prender João e acorrentá-lo na prisão por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe, porque a desposara. João dizia a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão”. Ora, Herodíades guardava ódio por ele e queria matá-lo, mas não podia. Herodes, de fato, temia João, sabendo que era um homem justo e santo, e o protegia. Quando o ouvia, ficava muito confuso e o ouvia de boa vontade. E aconteceu um dia oportuno, quando Herodes, em seu aniversário, deu um banquete a seus maiorais, aos oficiais e aos principais da Galileia. Tendo entrado e dançado, a filha de Herodíades agradou a Herodes e aos convivas. Disse o rei à mocinha: “Pede-me o que quiseres, e te darei!” E jurou-lhe: “O que me pedires, eu te darei, ainda que seja a metade de meu reino”. Tendo saído, ela disse à sua mãe: “Que pedirei?” Esta disse: “A cabeça de João Batista!” Logo, tendo entrado com pressa diante do rei, pediu: “Quero que imediatamente me dês, sobre uma bandeja, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas, por causa dos juramentos e dos convivas, não quis deixar de atendê-la. Logo, o rei, tendo mandado um guarda, ordenou que trouxesse a cabeça dele. Ele foi e decapitou-o na prisão. Trouxe a cabeça dele sobre uma bandeja e deu-a à mocinha, e a mocinha deu-a à sua mãe. Tendo ouvido, seus discípulos vieram, pegaram o cadáver dele e colocaram-no em um sepulcro. “

“Jesus se refere a Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, como “aquela raposa”. Quando interrogado por Herodes, durante sua prisão, Jesus não lhe responde uma só palavra. Herodes gostava de ouvir João Batista e, no entanto, mandou decapitá-lo. O historiador Flávio Josefo dá a entender que Herodes tinha medo da força política de João Batista. A morte violenta de São João Batista, então, transformou-se em sinal e alerta para o profeta Jesus, que anunciava com o mesmo vigor a chegada do Reino de Deus. Conhecendo a história dos profetas e vendo o fim de João, Jesus de Nazaré, o Filho do Homem, podia prever a própria morte. A pregação do Reino de Deus une estreitamente João Batista e Jesus.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste momento de meditação, você é convidado/a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra.
É importante estar atento/a para aquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.
O que o Evangelho de Jesus me ensina neste dia?
Você tem consciência de quanto é perigosa a omissão que produz sofrimento e morte para outros?
Quais são seus critérios quando você tem, por dever, emitir uma sentença sobre a atitude do outro?
Que o Senhor nos dê coerência de vida e amor a verdade até as últimas consequências.

Oração (Vida)

Faça sua oração pessoal. Fale com o Senhor sobre a situação da humanidade hoje. Ainda vemos pessoas sacrificadas por causa de vaidades alheias, sobretudo de quem tem na mão o poder. Peçamos ao Senhor que nos ilumine e nos fortifique para sermos testemunhas fiéis em nosso mundo atual......

Rezemos com o Papa Paulo VI:
“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus iniciou sua pregação após saber que João Batista fora encarcerado. O incômodo de Herodes em relação a Jesus serve para preparar as respostas que os discípulos deram a Jesus sobre a sua pessoa, segundo o dizer do povo (Mc 8,27-30). Serve igualmente para fundamentar a narrativa do martírio de João Batista. A intenção do evangelista é mostrar as semelhanças entre o precursor e o Messias, em particular no que diz respeito ao compromisso com a verdade; razão pela qual os injustos, para se livrar do incômodo, decretam a morte dos justos. Como a filha de Herodíades convenceu Herodes a matar João Batista, de igual modo os sumos sacerdotes convenceram Pilatos a sentenciar Jesus de morte. No centro do episódio está a ressurreição. À diferença de João, Jesus saiu vivo da tumba. O bem praticado na verdade sempre evidencia a injustiça e a covardia dos malvados.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.