Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/12/2020

3ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 45,6b-8.18.21b-25 Salmo: Sl 85(84) - Ele vem para nos salvar.
evangelho
És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro? - Lc 7,19-23

“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar outro?” Eles foram ter com Jesus e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar se tu és aquele que há de vir ou se devemos esperar outro”. Naquela ocasião, Jesus havia curado a muitos de suas doenças, moléstias e espíritos malignos, e proporcionado a vista a muitos cegos. Respondeu, pois: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa-Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repetindo-os em voz alta, e em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual é o tema central da narrativa?

“Em algumas oportunidades, Jesus não respondeu a perguntas porque eram mal-intencionadas. No Evangelho de hoje se percebe o desejo de João Batista e de seus discípulos de conhecer a verdade. Jesus não responde com teorias ou citando passagens bíblicas. Pede para contar a João o novo que está acontecendo. É a libertação que começa a acontecer; é o mal que vai sendo expulso. E os privilegiados são os últimos da sociedade: leprosos, cegos, surdos, paralíticos e pobres. São os sujeitos das bem-aventuranças. Eles entenderam todo o significado da Boa-Nova. Às vésperas de sua morte, João Batista também foi iluminado pela imagem de um Pai que perdoa e ama, um Deus de ternura que exige vida em plenitude.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a a nossa vida. Faça a leitura do Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra e escute a voz do Senhor, que fala com você. Avaliar: quais são os sinais de fé que eu apresento?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração. Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus, este é o momento. O Senhor está com você e deseja escutá-lo(a).

Contemplação (Vida e Missão)

Os sinais de Jesus são obras em favor da vida. Com quem você quer se importar hoje? Quem está precisando de sua compaixão ou ajuda neste momento?

Bênção

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-me acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de teu amor para que eu seja mensageiro(a) da paz entre os que me cercam.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje nos despedimos de João Batista, que nos preparou para não sermos reprovados no juízo final e para a acolhida de Jesus, que vai nascer em Belém. A primeira parte do Advento termina aqui. Amanhã iniciamos a preparação mais imediata da festa do Natal do Senhor. Tudo o que Jesus dizia e fazia se difundia pela Judeia inteira e por toda a redondeza, escreve São Lucas. A notícia chegou também até João Batista, que enviou dois de seus discípulos com uma pergunta a Jesus, feita sem rodeios: “Tu és aquele que há de vir ou devemos esperar outro?”. Jesus responde com os fatos que os profetas indicaram como sinais do Messias. Os fatos são pessoas e as pessoas, cegos, paralíticos, leprosos, surdos, mortos e pobres em geral. Todos eles estão recebendo uma Boa Notícia. “Feliz de quem não se escandaliza” a respeito de Jesus. Esta frase pode ser entendida assim: é feliz quem soma com Jesus e faz sua companhia os deserdados deste mundo. Nada fácil, por isso Jesus dirá mais adiante que João não é um caniço agitado pelo vento nem um homem vestido com vestes finas. É alguém de opções radicais.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.