Fundo
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Data comemorativa do dia 13 de março
Dia das Sociedades Amigos de Bairro
Dia das Sociedades Amigos de Bairro
Freeimages

As Sociedades Amigos de Bairro (SABs) são entidades autônomas que representam a comunidade de determinada área geográfica de uma cidade. São iniciativas de grande valor para reunir, espontaneamente, cidadãos em torno do mesmo objetivo, visando melhorar a qualidade de vida em cada bairro e exercitando a democracia.

Para fundar uma SAB, é necessária a participação de um grupo com mais de cinquenta pessoas, que deverão discutir e redigir um estatuto a ser seguido pela comunidade. Esta, organizada, pode reivindicar a solução de problemas urbanos que a atingem junto aos órgãos públicos e à mídia. As SABs são, portanto, verdadeiros centros de convivência social e solidariedade entre vizinhos.

Em geral, as várias SABs de uma cidade se reúnem periodicamente nas instalações dos Conselhos Regionais, que mantêm a postura de não interferir no trabalho delas, mas promovem seminários, plenários e discussões que ajudarão as entidades a solucionar problemas em comum.

Os Conselhos Regionais concordam em que esse movimento em favor do exercício ativo da cidadania é um grande aliado da administração metropolitana, cujos problemas crescem a cada dia. A cooperação entre bairros ajuda a perceber esses problemas, uma vez que a descentralização da gestão da cidade e a participação da sociedade civil têm se tornado um dos mais eficientes caminhos em busca da melhoria da qualidade de vida da população.

Nas SABs são promovidos cursos, palestras e atendimentos sociais em prol do bem-estar dos cidadãos. Além disso, as SABs são responsáveis não só pela recuperação e manutenção de espaços públicos, tais como praças e monumentos, como também pela promoção de eventos com o objetivo de angariar fundos para instituições de caridade e pela arrecadação e doação de alimentos para pessoas carentes. São famosas as festas temáticas promovidas pelas SABs, como as de Páscoa, São João e Natal.

As SABs demonstram, na prática que a união faz a força. Uma entidade bem organizada revela a diferença entre ser ou não percebida e atendida pelos órgãos competentes.

Retirado do livro: 'Datas Comemorativas cívicas e históricas', Paulinas Editora.