Fundo
Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 12 de outubro
Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil
Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil
RStaparo

Em meados de 1717, o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador das províncias de São Paulo e de Minas Gerais, foi visitar a Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, atual Ouro Preto (MG). A Câmara de Guaratinguetá solicitou aos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves os peixes necessários para o almoço que seria oferecido ao conde. Os pescadores nada conseguiram pescar no rio Paraíba, até chegarem ao Porto Itaguaçu, onde João Alves lançou a rede. Para sua surpresa, “pescou” uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Ao lançar a rede pela segunda vez, surgiu a cabeça da imagem. No momento em que a cabeça e o corpo foram unidos, os peixes começaram a pular na rede, em abundância, para a alegria dos pescadores.

A imagem de Nossa Senhora permaneceu com a família de Filipe Pedroso durante 15 dias, durante os quais a vizinhança se reuniu para rezar. Muitas graças foram alcançadas por todos aqueles que rezavam diante dela, e a notícia dos milagres foi se espalhando pelo Brasil. A família do pescador construiu um oratório, mas o afluxo de devotos era tão grande que o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela, em 1734, no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. O número de fiéis aumentava a cada dia. Em 1844, foi iniciada a construção de uma igreja maior — atual “Basílica Velha” —, inaugurada em 1888.

Em 1894, chegou à vila um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, com a missão de ajudar a atender os romeiros que iam pedir graças e agradecer a Nossa Senhora “Aparecida” das águas.

Em 8 de setembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada solenemente pelo bispo de São Paulo, D. José Camargo Barros. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Em 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja, no alto do Morro dos Coqueiros, tornou-se Município, ou seja, a cidade de Aparecida do Norte.

A atual Catedral-Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também chamada de “Basílica Nova”, começou a ser construída em 1955 e foi consagrada no dia 4 de julho de 1980, pelo papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil. É a terceira igreja que o povo brasileiro construiu para sua amada padroeira: Nossa Senhora “Aparecida”.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.