Data comemorativa do dia 12 de outubro
Dia de Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil

Em meados de 1717, o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador das províncias de São Paulo e de Minas Gerais, foi visitar a Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, atual Ouro Preto (MG). A Câmara de Guaratinguetá solicitou aos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves os peixes necessários para o almoço que seria oferecido ao conde. Os pescadores nada conseguiram pescar no rio Paraíba, até chegarem ao Porto Itaguaçu, onde João Alves lançou a rede. Para sua surpresa, “pescou” uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Ao lançar a rede pela segunda vez, surgiu a cabeça da imagem. No momento em que a cabeça e o corpo foram unidos, os peixes começaram a pular na rede, em abundância, para a alegria dos pescadores.
A imagem de Nossa Senhora permaneceu com a família de Filipe Pedroso durante 15 dias, durante os quais a vizinhança se reuniu para rezar. Muitas graças foram alcançadas por todos aqueles que rezavam diante dela, e a notícia dos milagres foi se espalhando pelo Brasil. A família do pescador construiu um oratório, mas o afluxo de devotos era tão grande que o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela, em 1734, no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. O número de fiéis aumentava a cada dia. Em 1844, foi iniciada a construção de uma igreja maior — atual “Basílica Velha” —, inaugurada em 1888.
Em 1894, chegou à vila um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, com a missão de ajudar a atender os romeiros que iam pedir graças e agradecer a Nossa Senhora “Aparecida” das águas.
Em 8 de setembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada solenemente pelo bispo de São Paulo, D. José Camargo Barros. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Em 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja, no alto do Morro dos Coqueiros, tornou-se Município, ou seja, a cidade de Aparecida do Norte.
A atual Catedral-Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também chamada de “Basílica Nova”, começou a ser construída em 1955 e foi consagrada no dia 4 de julho de 1980, pelo papa João Paulo II, em sua primeira visita ao Brasil. É a terceira igreja que o povo brasileiro construiu para sua amada padroeira: Nossa Senhora “Aparecida”.
Veja mais datas comemorativas para o dia 12 de outubro
-
Dia da Inauguração do Cristo Redentor
No século XIX, o padre Pedro Maria Boss teve a ideia de colocar uma estátua de Jesus Cristo sobre o Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro, mas faleceu sem realizar seu sonho. No início da década de 1...
-
Dia do Basquete
Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), nos Estados Unidos, pediu ao professor canadense James Naismith para criar um jogo que...
-
Dia da Criança e Dia Universal da Criança
A garantia de proteção especial à criança passou a ganhar destaque internacional com a Declaração de Genebra, em 1924, que trazia uma página específica tratando dos Direitos da Criança. No Brasil, as ...