Fundo
Terça-feira, 30 de Novembro de 2021
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 25 de novembro
Dia Nacional do Doador de Sangue
Dia Nacional do Doador de Sangue
Freeimages

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi instituído, no Brasil, pelo decreto n. 53.988, de 30/6/1964.

Embora a ciência tenha avançado muito, ainda não descobriu algo que substitua o sangue humano. Em razão disso, há necessidade de doadores de sangue, para que as pessoas que necessitam de transfusão possam sobreviver. A doação é, pois, um ato de solidariedade.

O doador precisa pesar no mínimo 50 kg, ter boas condições de saúde e estar na faixa de 18 a 65 anos. Há várias razões para que o doador não tenha receio de doar seu sangue:

- É procedimento seguro. O doador é avaliado e seu sangue passa por rigoroso e completo exame laboratorial. - Não prejudica a saúde. O volume de sangue de uma pessoa corresponde a 7% de seu peso corporal. Em uma doação, são retirados de 8 ml/kg de peso para mulher e 9 ml/kg de peso para homem. O volume máximo da doação é de 500 ml. O volume de plasma doado é reposto em 24 horas; os glóbulos vermelhos, de 2 a 4 semanas. - Não obriga a outras doações. A pessoa pode doar apenas uma vez ou, se quiser, a cada dois meses, se for homem, e a cada três, se for mulher, em um período que não excede meia hora. - Não aumenta a pressão arterial, nem “engrossa o sangue”. - Não causa contaminação, pois o material utilizado é descartável e oferece total segurança. Quem doa sangue, doa vida.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.