Fundo
Terça-feira, 30 de Novembro de 2021
Baixe o app do Comece o dia feliz
Play Store App Store
Data comemorativa do dia 25 de novembro
Dia Nacional de Ação de Graças
Dia Nacional de Ação de Graças
Pixabay

O 1º versículo do Salmo 118 nos ensina a dar graças: “Aleluia! Celebrai o Senhor, porque ele é bom; pois eterno é seu amor”.

A primeira festa de ação de graças data do século XVII, proveniente, talvez, dos tradicionais festivais de colheita realizados em várias partes do mundo desde a antiguidade. O Dia Nacional de Ação de Graças é comemorado na 4ª quinta-feira de novembro, data em que as pessoas de todas as religiões dão graças pelas dádivas alcançadas.

O primeiro Dia de Ação de Graças americano aconteceu em 1621. A festa foi feita pelos colonos ingleses fundadores da colônia Plymouth, no estado de Massachusetts. Os convidados foram os índios da tribo Wampanoag. Em 1789, a data se tornou feriado por instituição do então presidente George Washington.

Em 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assistiu a um culto de Ação de Graças. Ficou tão impressionado, que declarou: “Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus”. Sancionada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, a lei n. 781, de 17/8/1949, instituiu no Brasil, pela primeira vez, o Dia Nacional de Ação de Graças. Essa lei foi alterada pela lei n. 5.110, de 22/9/1966, assinada pelo presidente Castello Branco, que estabeleceu a comemoração na 4ª quinta-feira de novembro.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.