Fundo
Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida
Data comemorativa do dia 21 de junho
Início do Inverno
Início do Inverno
Visual Hunt

As estações do ano existem devido à inclinação do eixo da Terra (de aproximadamente 23°27’) em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol. Durante o movimento de translação, quando percorre sua órbita em torno do Sol, a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes, conforme sua posição.

Observa-se que, nos dias 23 de setembro e 20 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente iluminados. Porém, nos dias 21 de dezembro e 21 de junho, os hemisférios sul e norte diferem muito quanto à iluminação.

Chama-se de solstício a posição em que a Terra se encontra em 21 de dezembro e 21 de junho. Dizemos, por exemplo, que, no dia 21 de junho, há o solstício de inverno no hemisfério sul, ou seja, ocorre a noite mais longa do ano, e o solstício de verão no hemisfério norte, data em que se registra o dia mais longo do ano.

Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; consequentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão.

O inverno, no hemisfério sul, vai, geralmente, de 20 de junho a 23 de setembro, e a estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul. É possível também ocorrer chuva, com tempestades de granizo, em algumas regiões, bem como pode haver geada, tão temida pelos agricultores.

No inverno, os dias são mais curtos, e as noites, mais longas. As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, mas suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para explodirem com vida nova.

Retirado do livro: “Datas comemorativas cívicas e históricas”, Paulinas Editora.