Fundo
Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/10/2024

S. Dionísio e comps. – S. João Leonardi ,MFac. - 27º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Gl 2,1-2.7-14 Salmo: Sl 117(116) - Ide por todo o mundo, e a todos pregai o Evangelho.
evangelho
Oração dos discípulos - Lc 11,1-4

Jesus se encontrava orando em certo lugar e, quando terminou, um de seus discípulos disse-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, assim como João ensinou seus discípulos!” 2 Ele disse-lhes: “Quando orardes, dizei: Pai,santificado seja teu nome; venha teu Reino;dá-nos, cada dia, nosso pão cotidiano; perdoa-nos nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes sucumbir à tentação”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho de hoje, Jesus, nosso Mestre, nos ensina a orar, recordando que nossa oração não se orienta a uma pessoa desconhecida, mas se dirige a alguém que nos conhece, que cuida de nós e nos dedica seu infinito amor
Recolha-se em atitude oração, como fez Jesus e ao ouvir esta canção disponha seu coração para entrar em sintonia com Deus.



“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

O Evangelho de Lucas, na oração do Pai-Nosso, difere um pouco do texto em Mateus 6,5-13. Confira os dois textos.
Faça a leitura com bastante calma, como discípulo/a, em atitude de oração. Como os discípulos, pedimos: “Senhor, ensina-nos a rezar”.

Evangelho: Lc 11,1-4 Jesus se encontrava orando em certo lugar e, quando terminou, um de seus discípulos disse-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, assim como João ensinou seus discípulos”. Ele disse-lhes: “Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja teu nome; venha teu reino; dá-nos, cada dia, nosso pão cotidiano; perdoa nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes sucumbir à tentação.

“Os discípulos perceberam que Jesus se retirava para rezar, diferentemente dos doutores da Lei e escribas e diferentemente também da oração de João Batista. Então, um discípulo que observava como Jesus orava pediu que os ensinasse a rezar. E Jesus começou logo o Pai-Nosso, como se estivesse prolongando a própria oração. Poucas palavras, mas essenciais. Podemos orar de muitas formas, com sussurros, com lágrimas, com o pensamento, em comunhão com outros, em comunidade, mas não podemos perder o conteúdo que Jesus estabelece: a vontade do Pai, a santificação de seu nome, a construção do Reino, o pão e o perdão para os irmãos. Finalmente, que ele nos ajude a não cair na tentação do mal”. (Viver a Palavra – 2024. Irmã Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

São muitos os relatos dos evangelistas sobre Jesus em oração. Jesus orava frequentemente. Essa atitude ensina-nos o quanto é necessário e importante orar, dirigir-nos a Deus, como a um Pai, e estar em comunhão com Ele.
Como é sua oração?
Você tem presente esses pedidos de Jesus em sua oração: bendizer a Deus, santificar o seu nome, cumprir sua vontade, partilhar o pão, perdoar, evitar o mal?
Procure entender o "porquê" da oração de Jesus chamar a atenção dos discípulos... Teria sido sua postura, as expressões faciais/as atitudes de Jesus depois de orar... Por que será que os discípulos desejaram orar como Ele orava?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso Mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Este é o grande ensinamento de Jesus a respeito da oração: atitude filial e em consonância com o coração do Pai. Que a oração de Jesus seja um programa de vida para nós. Rezar o Pai-nosso sempre com mais atenção e sinceridade, pode ser uma sugestão prática.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus estava orando em certo lugar, porque a melhor parte está na oração, e, quando terminou, um dos discípulos pediu-lhe para ensiná-los a rezar. E Jesus começou logo o Pai-Nosso, como se estivesse prolongando a sua própria oração. Os apóstolos ouviram as palavras de Jesus, guardaram de memória, transmitiram, escreveram. Os biblistas perguntam muitas vezes quais foram exatamente as palavras ditas pelo próprio Jesus? Nem sempre sabemos. Qual foi o Pai-Nosso que Jesus ensinou? O Pai-Nosso de Lucas é um pouco menor que o de Mateus. Mateus acrescentou alguma coisa ou Lucas tirou? Os intérpretes dizem que o texto-base é o de Lucas, com cinco petições, e Mateus acrescentou dois pedidos para obter o número sete, que aparece diversas vezes no seu Evangelho. Mateus acrescentou: “Seja feita a tua vontade, na terra como no céu”, e: “Livra-nos do Maligno”. Há ainda outras pequenas diferenças: Em Mateus, o Pai está nos céus, o pão é para hoje, e o perdão é para as dívidas. Em Marcos, o pão é o de cada dia e o perdão é para os pecados. A tradição cristã reza o Pai-Nosso como está em São Mateus. Cada palavra do Pai-Nosso merece toda a nossa atenção, e cada frase pode ser repetida e meditada várias vezes ao longo do dia. Na liturgia latina, o Pai-Nosso é rezado três vezes por dia, no ofício de Laudes, na Missa e nas Vésperas

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.