Fundo
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/09/2024

S. Januário – 24º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Cor 15,1-11 Salmo: Sl 118(117) - A mão direita do Senhor fez maravilhas.
evangelho
A pecadora perdoada - Lc 7,36-50

Um fariseu convidou-o para comer com ele. Jesus entrou na casa do fariseu e recostou-se à mesa. Nisso, uma mulher que vivia na cidade, uma pecadora, ao saber que ele estava reclinado para uma refeição na casa do fariseu, trouxe um alabastro de perfume, colocou-se detrás dele, aos pés dele, chorando, e começou a banhar-lhe os pés com as lágrimas; secava-os com seus cabelos, cobria-os de beijos e ungia-os com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o tinha convidado pensou: “Este, se fosse profeta, saberia quem é e que tipo de mulher está tocando nele: uma pecadora”. Tomando a palavra, Jesus lhe disse: “Simão, tenho algo para te dizer”. Ele respondeu: “Fala, Mestre!” “Um credor tinha dois devedores: um devia quinhentos denários, e o outro, cinquenta. Como não tivessem com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?” Simão respondeu: “Penso que aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Julgaste corretamente”. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Vês esta mulher? Eu entrei em tua casa, e não me ofereceste água para os pés; ela, no entanto, banhou meus pés com suas lágrimas e os secou com seus cabelos. Tu não me beijaste; ela, no entanto, desde que entrei não deixou de beijar meus pés. Tu não ungiste com azeite minha cabeça; ela, no entanto, ungiu com perfume meus pés. Por isso, eu te digo: seus muitos pecados lhe foram perdoados, como se deduz pelo muito amor que demonstrou. Aquele, porém, a quem pouco lhe é perdoado, pouco amor demonstra”. E disse a ela: “Teus pecados foram perdoados”. Os convivas começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O episódio que nos é narrado na liturgia de hoje é o de como uma mulher, conhecida na cidade como pecadora, se aproxima de Jesus.
Como você quer se aproximar de Jesus nessa Leitura Orante? Que perfume você traz? Como você se posiciona na sua presença?
Prepare seu ser para este encontro.
Peça ao Espírito Santo que o/a conduza nessa oração com sua Palavra.




Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Esta emocionante página do Evangelho inclui a mulher entre os que Deus ama porque lhes conhece o coração e não pela fria observância da lei. Deixe-se cativar pela riqueza de ensinamentos que traz esse relato.

Evangelho: Lc 7,36-50 “Um fariseu convidou-o para comer com ele. Jesus entrou na casa do fariseu e recostou-se à mesa. Nisso, uma mulher que vivia na cidade, uma pecadora, ao saber que ele estava reclinado para uma refeição na casa do fariseu, trouxe um alabastro de perfume, colocou-se detrás dele, aos pés dele, chorando, e começou a banhar-lhe os pés com as lágrimas; secava-os com seus cabelos, cobria-os de beijos e ungia-os com o perfume. Vendo isso, o fariseu que o tinha convidado pensou: “Este, se fosse profeta, saberia quem é e que tipo de mulher está tocando nele: uma pecadora”. Tomando a palavra, Jesus lhe disse: “Simão, tenho algo para te dizer”. Ele respondeu: “Fala, Mestre!” “Um credor tinha dois devedores: um devia quinhentos denários, e o outro, cinquenta. Como não tivessem com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, portanto, o amará mais?” Simão respondeu: “Penso que aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Julgaste corretamente”. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Vês esta mulher? Eu entrei em tua casa, e não me ofereceste água para os pés; ela, no entanto, banhou meus pés com suas lágrimas e os secou com seus cabelos. Tu não me beijaste; ela, no entanto, desde que entrei não deixou de beijar meus pés. Tu não ungiste com azeite minha cabeça; ela, no entanto, ungiu com perfume meus pés. Por isso, eu te digo: seus muitos pecados lhe foram perdoados, como se deduz pelo muito amor que demonstrou. Aquele, porém, a quem pouco lhe é perdoado, pouco amor demonstra”. E disse a ela: “Teus pecados foram perdoados”. Os convivas começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”.

“Mais uma vez estamos diante de uma cena de fortes contrastes. De um lado, um fariseu, homem observante da Lei e tido por puro. De outro, uma mulher definida como pecadora, que não foi convidada para a festa, mas que, no entanto, é quem acolhe Jesus com um gesto que o dono da casa não tinha feito. Entre ambos, está Jesus, a quem o próprio anfitrião chama de “Mestre”. Por meio de uma parábola, Jesus põe o amor no centro das relações de perdão. Para aquela mulher, o que mais importava era ser perdoada por Jesus. Por isso, ela enfrenta o público, ajoelha-se aos pés do Mestre e entrega-lhe todo seu amor. Ela impregnou de luz o Evangelho, como o perfume encheu a sala do banquete.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Com que critérios você acolhe as pessoas? Pelos títulos, posição social, por sua influência ou por aquilo que transborda de seu interior?
Quais os critérios que Jesus tem para acolher, perdoar e salvar as pessoas?
Quais sentimentos a Palavra despertou para mudança de mentalidade e de atitudes em sua vida?
Deus é um Pai de infinito amor que nos recria em sua misericórdia. Quando experimentamos o seu amor, também estendemos aos nossos irmãos esse amor, por meio da misericórdia, da bondade, da ajuda e do perdão...

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Conclua com a oração; “Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra.
Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei.
Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria.
Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça.”

Contemplação (Vida e Missão)

Assumir o amor como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Esta é a história da mulher que não foi convidada para a festa e, no entanto, foi ela quem fez os gestos de acolhida que o dono da casa não fez. Ela demonstrou muito amor e muita fé, e seus pecados foram perdoados

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.