Fundo
Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/10/2024

29º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ef 2,1-10 Salmo: Sl 100(99) - O Senhor mesmo nos fez, e somos seus.
evangelho
Advertência contra toda ganância - Lc 12,13-21

Alguém da multidão lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que reparta a herança comigo!” Jesus lhe respondeu: “Homem, quem me estabeleceu juiz ou árbitro sobre vós?” E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de toda forma de ganância! Porque, mesmo quando alguém tem em abundância, sua vida não depende de suas posses”. E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico rendeu uma abundante safra. E ele se perguntava: ‘O que farei, pois não tenho onde armazenar meus produtos?’ Então disse: ‘Vou fazer o seguinte: vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; lá vou recolher todo o meu trigo e meus bens. E direi à minha alma: alma, tens muitos bens armazenados para muitos anos; descansa, come, bebe e festeja!’ Mas Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite te reclamam a vida. E o que preparaste, para quem será?’ Isso acontece com quem acumula tesouros para si e não é rico perante Deus.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Coloque-se em um espaço de recolhimento e desligue toda a preocupação para que este momento com a Palavra de Deus produza os frutos desejados.

Na liturgia de hoje, a Palavra de Jesus é motivadora e também nos interroga: Atenção! Guardai-vos de toda forma de ganância! Porque, mesmo quando alguém tem em abundância, sua vida não depende de suas posses”.
Reze com esta canção:



Jesus, o Senhor, nada possuía, e ainda nos entregou sua própria vida para nossa salvação. Nele, que perde, ganha.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário e repita as palavras ou frases que mais chamar sua atenção. Verbalize as duas conclusões que Jesus ensina aos que o seguiam, inclusive ao homem que pede para ele ser mediador na questão da herança.

Evangelho: Lc 12,13-21 “Alguém da multidão lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que reparta a herança comigo!” Jesus lhe respondeu: “Homem, quem me estabeleceu juiz ou árbitro sobre vós?” E disse-lhes: “Atenção! Guardai-vos de toda forma de ganância! Porque, mesmo quando alguém tem em abundância, sua vida não depende de suas posses”. E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico rendeu uma abundante safra. E ele se perguntava: ‘O que farei, pois não tenho onde armazenar meus produtos?’ Então disse: ‘Vou fazer o seguinte: vou derrubar meus celeiros e construir outros maiores; lá vou recolher todo o meu trigo e meus bens. E direi à minha alma: alma, tens muitos bens armazenados para muitos anos; descansa, come, bebe e festeja!’ Mas Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite te reclamam a vida. E o que preparaste, para quem será?’ Isso acontece com quem acumula tesouros para si e não é rico perante Deus”.

“O perigo da ganância é um destaque no Evangelho de Lucas. A parábola que Jesus apresenta é muito ilustrativa. O Mestre a inicia com a confirmação de que ele não é um juiz humano, a quem cabe arbitrar sobre questões temporais. Depois, dirigindo-se à multidão, passa a ensinar sobre o relacionamento com os bens materiais: “Guardai-vos de toda forma de ganância”. A acumulação de riqueza não assegura a vida. Em seguida, conta a parábola do homem rico que conseguiu acumular uma grande riqueza, mas isso não impediu sua morte prematura e inesperada. E Jesus nos deixa a chave para compreendermos seu ensinamento: “Isso acontece com quem acumula tesouros para si e não é rico perante Deus”. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Atenção! Guardai-vos de toda forma de ganância, porque, mesmo quando alguém tem em abundância, sua vida não depende de suas posses”.
Onde está o teu tesouro? Onde está teu coração?
Você é capaz de se desprender do que lhe supérfluo para saciar a necessidade dos necessitados?
Como podemos ser ricos para Deus?
Como você avalia sua conduta nesta questão?

Oração (Vida)

Este é o momento para você falar com Deus. manifestar sua gratidão, ação de graças e também suas necessidades. Faça-o com o coração confiante....

Se desejar pode concluir com esta oração:
Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Avaliar suas atitudes à luz deste Evangelho e formular o propósito para este dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Subindo para Jerusalém, na longa segunda etapa, Jesus se volta agora para as pessoas que o acompanham. Responde hoje a uma pergunta, desenvolvendo o tema caro a Lucas sobre o uso dos bens deste mundo. De fato, enquanto São Marcos acha que o carreirismo atrapalha a caminhada do discípulo que quer seguir Jesus, São Lucas destaca o perigo do dinheiro e dos bens deste mundo em geral. Jesus se recusa a resolver uma questão de herança. Ele não é juiz de pequenas causas, mas é mestre e ensina. “Cuidado com a ganância”, dirá ele aos irmãos em litígio. Os bens não garantem a vida e a vida não consiste na abundância de bens. Morremos, tudo fica por aí e, no nosso enterro, não levaremos nada no bolso. Tesouros se ajuntam no céu, e rico se é aos olhos de Deus. O ganancioso vive atormentado.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.