Fundo
Quinta-feira, 22 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/05/2025

S. Rita de Cássia - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 15,7-21 Salmo: Sl 95(96) - Contai sua glória entre as nações.
evangelho
Assim como o Pai me amou, também eu vos amei - Jo 15,9-11

“Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei em meu amor! Se guardardes meus mandamentos, permanecereis em meu amor, assim como eu guardo os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. Digo-vos essas coisas para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja completa.”

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Na Palavra de Deus, que a liturgia nos oferece neste dia, Jesus volta a confirmar o amor do Pai e seu amor por nós. E nos convida a permanecermos no Amor. Que possamos acolher com fé a Palavra em nossa vida e concretizar, com nossas atitudes, os ensinamentos de Jesus.



Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho silenciosamente. Em seguida, leia-o novamente em voz alta, repetindo as palavras que chamarem a sua atenção. Perceba e verbalize a promessa de Jesus para os que permanecem nele.

Evangelho: Jo 15,9-11 “Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei em meu amor! Se guardardes meus mandamentos, permanecereis em meu amor, assim como eu guardo os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. Digo-vos essas coisas para que minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja completa.”

“A plena alegria é saber que Jesus ama quem nele crê na mesma proporção que Deus ama a ele, o Filho Eterno e “Amado” do Pai. “Bom demais para ser verdade!” – repetiriam as pessoas desencantadas da vida e céticas do amor. Nos laços humanos, muitas vezes surge a ferrugem da desconfiança e do ciúme, quando uma pessoa não consegue acreditar que é alvo do amor sincero de alguém, porque imagina sempre estar sendo enganada. A insegurança afetiva, marcada por decepções, pode também ser aplicada ao amor de Deus, e isso impede a alegria e a certeza de que ele nos quer unidos a si, como felizes filhos e filhas adotivos, junto do Filho Amado que selou a nossa adoção como seus irmãos e irmãs.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual seria a alegria de Jesus? Os Evangelhos nos falam de dores, tristezas, contradições. Contudo, Jesus nos fala da “sua” alegria. É da “sua” alegria que se trata. Jesus insiste em que permaneçamos no seu amor para que a sua alegria esteja em nós e a nossa alegria seja plena.
Como as palavras de Jesus encontraram acolhida em minha vida?
Jesus afirma que Ele nos ama como o Pai o ama. Somos filhos/as do Amor de Deus. Como você percebe este “DNA” em sua vida?
A sua dedicação ao irmão busca reciprocidade ou é gratuita, verdadeira, leal? Quais gestos e palavras de Jesus produzem alegria e paz em você?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio de seu coração a Palavra de Deus. Qual apelo ela lhe fez? O que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

O tema de permanecer unido ao Senhor foi introduzido com a alegoria da videira e dos ramos. Jesus agora quer aprofundar o assunto falando sobre o fundamento dessa união: o amor. A origem está no Pai, que ama infinita e incondicionalmente o Filho e aqueles que lhe confiou. Esse amor os faz tão íntimos que os tornam um só. Jesus ama os discípulos com esse amor, fonte de vida, capaz de também torná-lo um com os seus. Por isso, insiste nessa permanência. Quem experimenta esse amor se sente impulsionado a guardar os mandamentos do Senhor, que convergem no amor a Deus e aos irmãos. Isso não quer dizer que os discípulos devam seguir à risca um conjunto de regras para se tornarem perfeitos e merecedores do amor do Mestre. “Guardar” é cuidar no mais íntimo do coração; é ouvir com atenção algo tão importante e bom para a vida, sem se sentir obrigado a cumpri-lo, mas sim a obedecer com liberdade e confiança àquele que nos ama e quer sempre o nosso melhor. Nisso consiste a verdadeira alegria, compartilhada por Jesus e pelos discípulos, como prévia do Reino que há de vir.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.