Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/09/2024

23º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Cor 7,25-31 Salmo: Sl 45(44) - Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto.
evangelho
Bem-aventuranças e lamentos - Lc 6,20-26

Jesus, levantando seu olhar para seus discípulos, disse:“Bem-aventurados os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Bem-aventurados os que agora têm fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados os que agora choram, porque havereis de rir. Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem, quando vos marginalizarem, insultarem e vos difamarem por causa do Filho do Homem. Exultai naquele dia; pulai de alegria, porque vossa recompensa é grande no céu! Do mesmo modo seus pais trataram os profetas. Mas ai de vós os ricos, porque já recebestes vossa consolação! Ai de vós os que agora estais saciados, porque passareis fome! Ai daqueles que agora estão rindo, porque lamentareis e chorareis!Ai quando todos falarem bem de vós! Do mesmo modo seus pais trataram os falsos profetas”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Se vivermos a vida em conformidade com o Evangelho, alcançaremos a plena alegria e a bem-aventurança, isto é, a felicidade eterna.
Com o sinal da cruz nos colocamos na presença de Deus Trindade e pedimos a graça de mergulhar no mistério de seu amor.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.



Para bem acolhermos os ensinamentos de Jesus, peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé na vossa presença e desejosa de nos indicar o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Pare em cada bem-aventurança para perceber o rosto feliz de Deus que ela revela para nós. Depois, pare em cada “aí” e observe o que cada lamentação de Jesus nos ensina.

Evangelho: Lc 6,20-26 Jesus, levantando seu olhar para seus discípulos, disse: “Bem-aventurados os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Bem-aventurados os que agora têm fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados os que agora choram, porque havereis de rir. Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem, quando vos marginalizarem, insultarem e vos difamarem por causa do Filho do Homem. Exultai naquele dia; pulai de alegria, porque vossa recompensa é grande no céu! Do mesmo modo seus pais trataram os profetas. Mas ai de vós os ricos, porque já recebestes vossa consolação! Ai de vós os que agora estais saciados, porque passareis fome! Ai daqueles que agora estão rindo, porque lamentareis e chorareis! Aí quando todos falarem bem de vós! Do mesmo modo seus pais trataram os falsos profetas”.

“Lucas narra quatro bem-aventuranças proclamadas por Jesus, seguidas de quatro “ais” de advertência. Ele resume toda a humanidade sofredora em três categorias: os pobres, os que têm fome e os que choram. Do outro lado ele coloca os ricos, os fartos e os que riem. Sem dúvida, um texto difícil e duro. Alguém pode se perguntar: “Então, Deus é Deus apenas dos sofredores? Ele não é Deus também dos ricos?”. É preciso abrir nosso coração e nossa mente para compreender essa aparente contradição. Quando nosso eu se ocupa apenas com as riquezas deste mundo, fatalmente ficará frustrado e infeliz, pois elas acabam. A chave da felicidade humana está nas riquezas que ninguém pode destruir.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

As bem-aventuranças reviram totalmente a escala de valores humanos:
O que essas declarações de Jesus falam para mim?
Como está minha sede e fome de justiça?
Estou mais no caminho das bem-aventuranças ou nas lamentações de Jesus? Nessa difícil batalha, de que lado me encontro?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece segundo o sopro do Espírito Santo.
Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Minha oração muda meu dia? De que forma a Palavra de Deus está presente em minhas atitudes? O que desejo colocar em prática, segundo as bem-aventuranças?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Lucas apresenta as bem-aventuranças e seu contrário. Diz que uns são felizes e outros, ele os ameaça com um “ai de vocês”. São felizes os pobres, os famintos, os aflitos e os discípulos perseguidos. Lucas é menos extenso do que São Mateus. Ele resume toda a humanidade sofredora em três categorias: os pobres, os que têm fome e os que choram. Do outro lado ele coloca os ricos, os fartos e os que riem. Em contraposição aos discípulos perseguidos, Jesus faz uma afirmação para a gente pensar e para se consolar: “Ai de vocês quando todos falarem bem de vocês. Assim os antigos tratavam os falsos profetas”. Se não quisermos ser falsos profetas, deixemos que falem mal de nós sem nos incomodarmos muito. É o consolo e a advertência. Os mesmos acontecimentos apresentados nos Evangelhos de forma diferenciada não significa que um esteja certo e outro, errado, nem que um nega o que o outro afirma. Os textos se compõem e se completam.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.