Fundo
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/10/2024

S. Teresa de Jesus (Teresa d’Ávila) - 28º Semana do Tempo Comum - Ano B - Branca
1ª Leitura: Gl 5,1-6 Salmo: Sl 119(118) - Senhor, que desça sobre mim a vossa graça.
evangelho
Denúncias contra fariseus e especialistas da Lei - Lc 11,37-41

Enquanto falava, um fariseu o convidou para almoçar em sua casa. Ele entrou e pôs-se à mesa. Tendo visto que ele não tinha feito as abluções antes do almoço, o fariseu ficou admirado. Mas o Senhor lhe disse: “Vós, fariseus, purificais o exterior do copo e do prato, mas vosso interior está repleto de rapina e maldade. Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmolas o que está dentro e percebereis que tudo é limpo!

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a liturgia faz memória de Santa Teresa de Jesus. Dia em que comemoramos o dia do professor/a na sua nobre missão de ensinar.
Coloquemo-nos na presença do Mestre Jesus como nos ensina a grande mestra da mística cristã Teresa de Jesus. Para isso, feche os olhos e procure estar de coração aberto, aos pés de Jesus para ouvir seus ensinamentos sobre nosso julgar e nossas incoerências humanas...



“Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Leitura (Verdade)

O texto aqui considerado se concentra sobretudo na questão legalista e ritualista da religião judaica. Os mesmos critérios podem estar presentes em nossas práticas religiosas, hoje, e Jesus nos deixa o parâmetro para medir a verdadeira religiosidade.

Evangelho: Lc 11,37-41 Enquanto falava, um fariseu o convidou para almoçar em sua casa. Jesus entrou e pôs-se à mesa. Tendo visto que ele não tinha feito as abluções antes de comer, o fariseu ficou admirado. Mas o Senhor lhe disse: “Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas vosso interior está repleto de rapina e maldade. Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmolas o que está dentro e percebereis que tudo é limpo”.

“Um fariseu convidou Jesus para uma refeição. Jesus aceitou o convite e sentou-se à mesa sem lavar as mãos, deixando o anfitrião escandalizado. Para os fariseus, lavar as mãos não tinha nada a ver com higiene. Para eles era uma questão de preconceito, de pureza moral. Hoje, ainda convivemos com esse espírito farisaico. Existem pessoas exageradamente preocupadas com o politicamente correto, tanto nas práticas religiosas como nas relações sociais. Jesus nos ensina que, ao convidar alguém para sentar-se à mesa, tenhamos o coração limpo para um encontro humano construtivo. A pureza interior e a verdade são expressões de nossa sintonia com Deus e testemunho de amor sincero.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A advertência do Senhor nos questiona. “Antes, dai em esmolas o que está dentro e percebereis que tudo é limpo”. Perguntemo-nos:
Minha conduta está em sintonia com esta advertência de Jesus?
Minha prática religiosa é também um compromisso com meus irmãos, com a humanidade no seu todo?
Qual é minha atitude na comunidade de fé? É legalista, ritualista? Costumo julgar e criticar o comportamento exterior dos outros, sobretudo no que diz respeito à religião? >

Oração (Vida)

Hoje, dia de St. Teresa D’Ávila, dia do professor/a, agradecemos a Deus por essa nobre vocação e profissão. Rezemos pelos professores de nossa iniciação escolar, da iniciação espiritual e pelos professores e catequistas de hoje.

Invocações a Jesus Mestre

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Santa Teresa de Jesus nos inspira a responder ao convite do Senhor com adesão plena e amorosa.
Em quais situações, com que atitude, você deseja responder aos apelos de Deus neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Muita coisa acontece nessa segunda etapa da subida a Jerusalém. Os discípulos vão vendo e vão aprendendo. Aprendem com as palavras e aprendem com os acontecimentos. O acontecimento de hoje e de amanhã é um almoço na casa de um fariseu. Jesus não faz a ablução ritual das mãos, o que causa admiração em quem o convidou. Jesus podia não criar problemas. O que custa jogar um pouco de água nas mãos e depois se sentar à mesa? Jesus, porém, quer ensinar e denunciar. Ele denuncia a hipocrisia e ensina que o rito sem conteúdo não tem nenhum significado. O copo está limpo e você está sujo! É preciso limpar-se por dentro e tirar o que está sujando a pessoa. Jesus aponta duas causas da imundície interior: o roubo e a maldade. A conclusão é clara. Se o que está dentro de você é resultado de roubo e maldade, dê tudo em esmola a quem precisa e tudo ficará puro para você. Algumas traduções dizem: “Dai em esmola o que tendes”. O que tendes e o que está dentro aqui se equivalem. O que está dentro é o que tenho, é o fruto da rapina, ou seja, dinheiro desviado e roubado. As soluções de Jesus terminam sempre no irmão pobre e desvalido. Socorre esse irmão, dá tudo o que você tem para ele e tudo se tornará puro para você! São Lucas está sempre muito atento ao que se faz com o dinheiro.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.