Fundo
Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/09/2024

25º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Pr 30,5-9 Salmo: Sl 119(118) - Vossa palavra é uma luz para os meus passos.
evangelho
Missão dos Doze - Lc 9,1-6

Tendo convocado os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar enfermidades, e enviou-os para proclamar o Reino de Deus e restituir a saúde aos doentes. E disse-lhes: “Não tomeis nada para o caminho: nem cajado, nem bolsa, nem pão, nem prata, nem duas túnicas! Em qualquer casa em que entrardes, ali permanecei até partirdes dali! E, quanto àqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira de vossos pés como testemunho contra eles!” Eles partiram e foram pelos povoados, anunciando o evangelho e curando por toda parte.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


No início de mais uma leitura orante, abra o seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho em voz alta e pausadamente e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais são as advertências de Jesus? A quem ele está instruindo ontem e hoje? Somos chamados como batizados para sermos anunciadores da verdade de Cristo no tempo de agora.

Evangelho: Lc 9,1-6 “Tendo convocado os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar enfermidades, e enviou-os para proclamar o Reino de Deus e restituir a saúde aos doentes. E disse-lhes: “Não tomeis nada para o caminho: nem cajado, nem bolsa, nem pão, nem prata, nem duas túnicas! Em qualquer casa em que entrardes, ali permanecei até partirdes dali! E, quanto àqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira de vossos pés como testemunho contra eles!” Eles partiram e foram pelos povoados, anunciando o evangelho e curando por toda parte”.

“O Evangelho revela como Jesus atraía as pessoas, sobretudo, pelo seu modo de ensinar e acolher, especialmente os mais necessitados. As atividades realizadas por ele podem ser basicamente resumidas em três atitudes: anunciar, ensinar e curar. Ele inicia seu ministério público dando testemunho de vida: ensinando e fazendo. Essa pedagogia do Evangelho, Jesus a compartilha com seus discípulos, a quem confere autoridade para ensinar e curar. Tudo isso é possível também hoje. O ministério pastoral feito pelos apóstolos continua sendo a prática da Igreja em todos os tempos; ir ao encontro das pessoas e transmitir força e esperança, como fez Jesus, seja na sinagoga, nas casas, no lago ou na montanha.” (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes?
Em minha vida, meu trabalho, meus relacionamentos com as pessoas, como anuncio a Boa Nova da Salvação?
Quais sentimentos o texto despertou em mim?

Oração (Vida)

Retome as experiências vividas com a Palavra de Deus em sua vida. Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Faça a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Não desanimar diante dos dificuldades da caminhada, mas propor-se a colaborar para que o Evangelho chegue a todos como Palavra de Salvação.

Bênção



Ir. Carmen Maria Pulga

São Lucas nos oferece um resumo das primeiras atividades missionárias dos Doze, enquanto estavam com Jesus. Não partem por conta própria nem como aventureiros. Devem anunciar o Reino de Deus e curar os doentes, e recebem de Jesus autoridade e poder sobre todos os demônios. Devem partir sem nada, nem cajado. São Lucas mostra ao longo do seu Evangelho que os bens deste mundo atrapalham a vocação dos discípulos. Por isso, como o exemplo vem de cima, os apóstolos partem sem levar nada consigo. Devem permanecer na casa que os acolherem. A casa que não os acolher, sobre ela sacudirão a poeira dos pés. E assim eles partiram com um único recurso, a fé em Jesus Cristo. Com essa fé, anunciavam a palavra e curavam doentes. Os nossos primeiros irmãos foram enviados a evangelizar livres das estruturas. Não tinham igreja, nem casa paroquial, nem conventos. Não precisavam pensar em uma “Igreja em saída”, porque estavam verdadeiramente fora. E conseguiam realizar o seu trabalho. Diz o Evangelho que “os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-Nova e fazendo curas por toda parte”. Sem anacronismos, os tempos mudam. Não se pode, porém, perder as primeiras intuições

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.