Fundo
Domingo, 22 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/09/2024

22º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Cor 4,1-5 Salmo: Sl 37(36) - A salvação de quem é justo vem de Deus.
evangelho
O chamado e a festa de Levi - Lc 5,33-39

Então lhe disseram: “Os discípulos de João jejuam com frequência e realizam preces; também os dos fariseus fazem o mesmo; mas os teus comem e bebem”. Mas Jesus lhes disse: “Acaso podeis fazer com que os convidados para o casamento jejuem enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão naqueles dias”. E lhes disse uma parábola: “Ninguém rasga um retalho de um manto novo para colocá-lo em um manto velho, senão rasgará o novo, e o remendo do novo não combinará com o velho. Ninguém põe vinho jovem em odres antigos, senão o vinho jovem romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão. Mas vinho jovem postos em odres novos. Além disso, ninguém que tenha bebido vinho antigo quer do jovem, pois diz: ‘O antigo é melhor ."

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Aproximemo-nos de Deus mais uma vez para fazermos a nossa oração com sua Palavra e peçamos as luzes do Espírito Santo para melhor compreendermos o que Ele nos diz.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Como amigos/as do ‘esposo’ abramos nosso coração para que a sabedoria do Espírito nos explique o sentido profundo das comparações que Jesus faz para os discípulos de João e para nós, hoje.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os verbos e os substantivos usados nas comparações que aparecem neste relato. O que é velho e o que é novo. Busque entender o significado de jejum, esposo, vinho, odres, etc. Qual é o centro desta posição de Jesus?

Evangelho: Lc 5,33-39 “Então lhe disseram: “Os discípulos de João jejuam com frequência e realizam preces; também os dos fariseus fazem o mesmo; mas os teus comem e bebem”. Mas Jesus lhes disse: “Acaso podeis fazer com que os convidados para o casamento jejuem enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão naqueles dias”. E lhes disse uma parábola: “Ninguém rasga um retalho de um manto novo para colocá-lo em um manto velho, senão rasgará o novo, e o remendo do novo não combinará com o velho. Ninguém põe vinho jovem em odres antigos, senão o vinho jovem romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão. Mas vinho jovem postos em odres novos. Além disso, ninguém que tenha bebido vinho antigo quer do jovem, pois diz: ‘O antigo é melhor."

“A questão sobre o jejum é um dos pontos de controvérsia entre Jesus e os fariseus. São eles que põem a questão ao Mestre, surpresos pelo fato de ele comer e beber com os publicanos e pecadores. Na parábola da roupa, Marcos e Mateus referem-se apenas a um retalho de pano novo a ser costurado em roupa velha. Mas Lucas acentua que não dá para remendar a tradição judaica com pedaços dos ensinamentos de Jesus, pois a roupa nova fica estragada e a velha não combinará com o remendo novo. Jesus é a plenitude da salvação e de todas as práticas de piedade. Ele está no meio de nós e nos pede adesão total à novidade de seu projeto para a humanidade”. (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste segundo passo da leitura orante, coloque-se em uma atitude de escuta para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer. Escute-o. O que o texto diz para mim?
As práticas religiosas precisam ter seu cuidado, pois nascem de um contexto que na dinâmica da História da Salvação podem pedir mudanças. Você avalia ter essa sensibilidade à voz do ‘esposo’?

Oração (Vida)

Entregue seu dia ao Senhor e peça ao Espírito Santo a graça do discernimento para buscar a Luz verdadeira, que deve orientar toda a sua vida, o seu agir e as suas decisões.

Espírito Santo, Amor eterno do Pai e do Filho, sede para todos luz, santidade e zelo apostólico. Espírito da Verdade, eu vos consagro minha mente, imaginação e memória: iluminai-me. Espírito Santificador, eu vos consagro a minha vontade: guiai-me segundo os vossos desígnios, ajudai-me a ser fiel. Espírito Vivificador, eu vos consagro o meu coração: guardai e fazei crescer em mim a vida divina. Amém!
.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os discípulos de João Batista e os discípulos dos fariseus jejuavam com frequência e faziam orações. Os discípulos de Jesus comiam e bebiam. O contraste parece grande e algum piedoso cristão procurará logo uma boa interpretação para dizer que também os discípulos de Jesus eram observantes. Na realidade, nem Jesus nem os seus discípulos se sentiam presos a preceitos e tradições. Os critérios de avaliação do bem e do mal para Jesus e seus discípulos consistiam na observância do mandamento do amor. Amor a Deus e amor ao próximo. Sem isso, tudo o mais é apenas remendo. Decisões práticas devem visar à glória de Deus e ao bem do próximo. Jejuar explorando os outros não glorifica a Deus. Jejuar para partilhar o que se tem com quem não tem nada é glória e louvor de Deus. Jejue com quem jejua e coma com quem come, com a consciência de estar fazendo a vontade de Deus, ensina São Paulo. “Ame e faça o que quiser”, porque, se o amor for verdadeiro, você só fará o bem.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.