Fundo
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/11/2024

31º Semana do Tempo Comum - Dedicação da basílica do latrão - Ano B - Branca
1ª Leitura: Ez 47,1-2.8-9.12 ou 1Cor 3,9c-11.16-17 Salmo: Sl 46(45) - Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus.
evangelho
O novo santuário - Jo 2,13-22

Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, ele encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas em suas bancas. Tendo feito um chicote de cordas, expulsou todos do Templo, e as ovelhas e os bois; esparramou o dinheiro dos cambistas e revirou as mesas, e disse aos vendedores de pombas: “Tirai estas coisas daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de negócio!” Seus discípulos lembraram-se do que está escrito: “O zelo de tua casa me consumirá”.Os judeus, então, lhe perguntaram: “Que sinal nos mostras para fazeres estas coisas?” Jesus lhes respondeu: “Destruí este santuário e, em três dias, eu o erguerei!” Os judeus, então, disseram: “Em quarenta e seis anos foi construído este santuário, e tu o erguerás em três dias?”Ele, no entanto, falava do santuário de seu corpo. 22 Quando foi ressuscitado dos mortos, seus discípulos lembraram-se de que dissera isso e creram na Escritura e na Palavra de Jesus.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Somos convocados a orar com a Palavra de Deus e reunir-nos em nome de Cristo. Façamos comunhão com a Igreja, povo de Deus, que na fé, nos torna verdadeiros Templos do Espírito Santo.


Agora, entre em seu templo e faça sua oração: “Senhor Jesus, olho para meu santuário interior e temo a tua indignação. Mas não recuo. Rogo que expulses tudo que em mim é indigno de permanecer na tua presença, tudo o que é mercadoria, moeda de câmbio, interesses mesquinhos. Faça de meu coração morada do Pai, e que esta experiência deixe em mim o gosto da oração simples, pura, que me nutre de teu divino amor.”

Leitura (Verdade)

O episódio da expulsão dos vendedores do templo é narrado pelos evangelhos sinóticos na última semana de Jesus, após relatar sua entrada em Jerusalém. A atitude de Jesus surpreende, e os motivos devem, necessariamente, ser graves. O gesto significa o fim de um velho modelo religioso. O novo modelo, que Jesus propõe, dispensa bancas e cambistas. No coração está a vida do povo e o verdadeiro louvor ao Pai. No lugar de um templo material, os templos vivos dos seus filhos e filhas.
Coloque-se diante desta cena do Evangelho e observe como quem está do lado de fora. Onde ela acontece? O que Jesus faz? O que diz? Qual pergunta os judeus fazem? Qual é a resposta de Jesus?

Evangelho: Jo 2,13-22 “Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, ele encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas em suas bancas. Tendo feito um chicote de cordas, expulsou todos do Templo, e as ovelhas e os bois; esparramou o dinheiro dos cambistas e revirou as mesas, e disse aos vendedores de pombas: “Tirai estas coisas daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de negócio!” Seus discípulos lembraram-se do que está escrito: “O zelo de tua casa me consumirá”. Os judeus, então, lhe perguntaram: “Que sinal nos mostras para fazeres estas coisas?” Jesus lhes respondeu: “Destruí este santuário e, em três dias, eu o erguerei!” Os judeus, então, disseram: “Em quarenta e seis anos foi construído este santuário, e tu o erguerás em três dias?” Ele, no entanto, falava do santuário de seu corpo. Quando foi ressuscitado dos mortos, seus discípulos lembraram-se de que dissera isso e creram na Escritura e na Palavra de Jesus.”

“A atitude de Jesus surpreende, mas, nesse caso, não é apenas o Templo que está em jogo, e, sim, todo o sistema religioso dos judeus. As autoridades judaicas destruíram o sentido do Templo, abusando do povo economicamente. Risco que também corre qualquer ambiente religioso hoje. Jesus propõe um novo espaço, o coração humano, templo vivo dos seus filhos, onde se dá o verdadeiro louvor ao Pai. São as pessoas unidas a Cristo e entre si que santificam o lugar onde se encontram. O verdadeiro Templo de Deus é o Corpo de Cristo, do qual ele é a cabeça e nós, os membros. É possível viver a vida cristã sem templos e sem igrejas, embora a natureza humana precise de abrigo, proteção e de sinais visíveis.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em primeiro lugar, Jesus deixa claro que os lugares sagrados merecem respeito. Depois, Ele fala do templo de seu Corpo Ressuscitado e dos templos vivos que somos nós, seus filhos e filhas.
O que mais este texto lhe diz?
Como você cuida do seu corpo, templo do Espírito Santo?
Se Jesus viesse de surpresa, como encontraria hoje seu templo interior ou os templos materiais nos quais você, também, tem responsabilidade?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Após contemplar a ação de Jesus para com as forças que nos dividem tome uma decisão radical de procurar construir relações humanas mais cristãs, com gestos de amor e atitudes de solidariedade.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A Basílica de São João de Latrão, São João Evangelista e São João Batista é a catedral de Roma. Sendo Roma a sede de Pedro, a Basílica de Latrão é considerada a mãe de todas as igrejas. Latrão é o nome do lugar onde se construiu a residência do Papa e a igreja dedicada ao Divino Salvador. O nome vem da família dos Lateranos, que tinha aí uma propriedade. Hoje celebramos o dia da consagração ou dedicação da igreja pelo Papa São Silvestre I, em 324. O verdadeiro templo de Deus, porém, é o Corpo de Cristo, do qual ele é a cabeça e nós, os membros. Podemos viver a vida cristã sem templos e sem igrejas, embora a natureza humana precise de abrigo e proteção e de sinais visíveis.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.