Fundo
Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/01/2025

1º Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Hb 14,12-16 Salmo: Sl 18 (19b) - As palavras que eu vos disse são espírito e vida .
evangelho
Passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele, tendo-se levantado, o seguiu. - Mc 2,13-17

E saiu novamente para a beira do mar. Toda a multidão vinha até ele, e ensinava-os. Passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele, tendo-se levantado, o seguiu. E aconteceu que estava em sua casa reclinado para uma refeição, e muitos coletores de impostos e pecadores estavam reclinados à mesa com Jesus e os discípulos dele, pois eram muitos e o seguiam. Os escribas e os fariseus, tendo visto que comia com pecadores e coletores de impostos, diziam aos discípulos dele: “Ele come com os coletores de impostos e pecadores?” Tendo ouvido, Jesus lhes disse: “Os que estão fortes não têm necessidade de médico, mas sim os que estão acometidos por algum mal. Não vim chamar justos, mas pecadores”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus está sempre nos convidando a estar com ele e colaborar com seu Reino, que é também nosso.
Convidou Levi, cobrador de impostos, e ele atendeu o chamado para espalhar a Boa Notícia da ação de Deus em nossas vidas. A Boa Notícia é que, também hoje, o amor misericordioso de Deus chama, liberta e cura os corações confiantes.



Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender e praticar os caminhos do seu discipulado.
“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ensina-me a compreender e viver os ensinamentos de Jesus e a reconhecer sua presença em nosso meio. Amém.”

Leitura (Verdade)

Aprecie com atenção a cena do Evangelho: Jesus se aproxima de um cobrador de impostos e pecador público. E Jesus o chama no exato momento em que ele está exercendo o oficio que o fazia ser malvisto pelo povo.

Evangelho: Mc 2,13-17: “E saiu novamente para a beira do mar. Toda a multidão vinha até ele, e ensinava-os. Passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele, tendo-se levantado, o seguiu. E aconteceu que estava em sua casa reclinado para uma refeição, e muitos coletores de impostos e pecadores estavam reclinados à mesa com Jesus e os discípulos dele, pois eram muitos e o seguiam. Os escribas e os fariseus, tendo visto que comia com pecadores e coletores de impostos, diziam aos discípulos dele: “Ele come com os coletores de impostos e pecadores?” Tendo ouvido, Jesus lhes disse: “Os que estão fortes não têm necessidade de médico, mas sim os que estão acometidos por algum mal. Não vim chamar justos, mas pecadores”.

“Jesus convida ao seguimento um cobrador dos impostos que os romanos exigiam da Palestina, Levi, bastante malvisto pelo povo, que via o seu suado salário virar tributo aos poderosos. Pela lógica, o Mestre não deveria chamar alguém mais consciente da opressão e mais solidário com os oprimidos? É justamente o que chocou os observadores, sempre prontos a confrontá-lo. Mas a resposta de Jesus também choca: “Não vim chamar justos, mas pecadores, os que estão acometidos por algum mal”. A visita de Jesus transformou Levi, também conhecido como Mateus (Mt 9,9) a ponto de, mais tarde, o seu nome ser dado a um dos livros do Evangelho. Sinal de que ele mudou de vida porque entendeu e praticou a Boa-Nova anunciada pelo Senhor.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Não vim chamar justos, mas pecadores”.
O que o texto diz para você?
Qual atitude de Jesus mais chamou sua atenção durante a leitura?
Jesus não faz acepção de pessoas, não julga ninguém e sempre age para a salvação de todos. Seu poder transformador é capaz de mudar completamente o ser humano para melhor.
Hoje, como você compreende e situa suas atitudes dentro deste relato do Evangelho?

Oração (Vida)

Neste momento deixe seu coração falar com Deus. O que você quer lhe dizer?

“Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem, minha comunicação nos relacionamentos e, que tudo o que eu disser e fizer, até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de autenticidade e de serviço em prol do teu reinado sobre toda a criação”.

Reze pelas necessidades do povo. Fale com Deus das fragilidades humanas (lembre as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? Como pretende atingir esse propósito? Estar vigilante à passagem de Deus, ser honesto, praticar a justiça, parece ser uma boa proposta.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A beira do mar é local do ensino e do chamado dos discípulos. Além de Pedro, André, Tiago e João, chega a vez de Levi, um cobrador de impostos. Esse tipo de pessoa é odiado, porque ajuda o império romano a explorar os mais necessitados. Eles não têm piedade e ganham em cima das cobranças, enriquecendo por sua desonestidade. Junto às prostitutas, são conhecidos como pecadores públicos e, por isso, tornam-se impuros e excluídos do povo de Israel. Entretanto, o chamado de Jesus toca profundamente Levi, que não hesita em “levantar-se” para uma vida nova, que o impulsiona a segui-lo. Em seguida, Levi convida Jesus e seus discípulos para uma ceia. Mais que gratidão pela acolhida e escolha do Mestre, o jantar é ocasião também para a salvação alcançar outros cobradores de impostos e pecadores. Isso incomoda os escribas e fariseus. Jesus não entra na dinâmica de julgamento de exclusão dos piedosos de seu tempo, mas, com sua compaixão, vem salvar os pecadores.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.