Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/09/2023

25ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Esd 1,1-6 Salmo: Sl 126(125) - O Senhor se mostrou grande pelo que fez conosco.
evangelho
Porque a quem tem será dado, mas a quem não tem, mesmo o que pensa ter, lhe será tirado - Lc 8,16-18

Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; pelo contrário, coloca-a no candelabro para que os que entram vejam a luz. Porque nada há de oculto que não se torne manifesto, nem nada de secreto que não venha a ser conhecido ou se tornar público. Portanto, tende cuidado como ouvis! Porque a quem tem será dado, mas a quem não tem, mesmo o que pensa ter, lhe será tirado.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Ao entrar em oração aquietemos nosso ser, corpo e mente, para estarmos bem alerta e consciente à exortação de Jesus: “Portanto, tende cuidado como ouvis!” Quem ouviu a Palavra não pode calar-se e quem recebeu a Luz não pode escondê-la.
Disponha seu coração a ouvir com atenção a Palavra.


Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo por um coração sensível. Amém.”

Leitura (Verdade)

Não basta apenas ouvir o Evangelho. É preciso ouvir do jeito certo, pondo em prática o que se ouviu.

Evangelho: Lc 8,16-18 “Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; pelo contrário, coloca-a no candelabro para que os que entram vejam a luz. Porque nada há de oculto que não se torne manifesto, nem nada de secreto que não venha a ser conhecido ou se tornar público. Portanto, tende cuidado como ouvis! Porque a quem tem será dado, mas a quem não tem, mesmo o que pensa ter, lhe será tirado.”

“A transparência é uma das exigências do mundo dos negócios. São criados portais que demonstram a aplicação assertiva dos recursos. Jesus, além de querer que todos sejam transparentes, recorda que nada ficará obscuro ou não revelado. Ao trazer presente o lugar ideal para colocar a luz, a fim de que possa brilhar adequadamente, ele aborda, de forma incisiva, o quanto deve ser transparente e iluminada a vida de todos os seus seguidores. O mundo, com facilidade, convive com a mentira e com a falta de transparência. O cristão é portador de luz, enviado a iluminar ambientes e situações para garantir que Jesus, a luz maior, possa provocar a verdade e a justiça. Sim, fé e vida precisam andar sempre juntas.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com sua vida, suas atitudes e escolhas?
O cristão é chamado a ser luz para o mundo, e essa luz deve brilhar diante dos homens. O mundo precisa de nosso testemunho de homens e mulheres de fé.
Você tem consciência da luz de Cristo que habita em você?
Como você manifesta essa Luz? Você está no caminho de Jesus de lâmpada acesa?

Oração (Vida)

Retome as experiências vividas com a Palavra de Deus durante esta semana. Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
Faça a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Não desanimar diante da lenta caminhada das comunidades, mas propor-se a colaborar para que o Evangelho chegue a todos como Palavra de Salvação.

Bênção



Ir. Carmen Maria Pulga

O texto da liturgia de hoje se encontra no contexto da parábola do semeador e de sua explicação. O foco da parábola é o tipo de terreno capaz de produzir fruto em abundância. São duas sentenças e duas aplicações: a primeira sentença é sobre a lâmpada; a segunda, a respeito do que está escondido ou manifesto. Uma lâmpada acesa não deve ser posta debaixo de uma vasilha ou de uma cama, mas em um lugar alto, para que ilumine a todos que entram na casa. A lâmpada é a Palavra de Deus. Diante da luz da Palavra, tudo o que está escondido torna-se manifesto. A pregação do Evangelho deve ser pública e aberta: é comunicado a todos. Não é um discurso para iniciados em seitas esotéricas. Os discípulos de Jesus não somente escutam a Palavra como também se tornam testemunhas dela no mundo, irradiando a luz que ilumina as trevas. Deve-se, contudo, dar atenção ao modo como se escuta a Palavra: com soberba e autossuficiência ou com abertura de alma e generosidade. A quem tem atitude de abertura para escutar e praticar a Palavra, a ele será dada a compreensão existencial da mesma. Ao contrário, quem a escuta e faz pouco caso dela, perderá até aquilo que julga possuir.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.