Fundo
Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/01/2025

Santa Inês - Ano C - Vermelha
1ª Leitura: Hb 6,10-20 Salmo: Sl 110(111) - Para sempre se lembra de sua aliança.
evangelho
“O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado, de modo que o Filho do Homem é senhor também do sábado”. - Mc 2,23-28

E aconteceu de ele atravessar, no sábado, pelos campos semeados, e seus discípulos começaram a abrir caminho arrancando espigas. Os fariseus lhe diziam: “Vê que fazem no sábado o que não é permitido?” Disse-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus, sendo Abiatar sumo sacerdote, e comeu os pães da oferenda, dos quais não é permitido comer senão aos sacerdotes, e deu-os também aos que com ele estavam?” E dizia-lhes: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado, de modo que o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.
Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria.
Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a guerra da paz, o essencial do secundário.
Que tua sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma.
Dá-me entender a grande lei do amor, da misericórdia, da justiça e do perdão.
Que eu compreenda, com todo meu ser, o amor de Cristo Jesus por mim e pela humanidade.





Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente. Os fariseus entram novamente em conflito com Jesus a respeito de questões de pureza e observância religiosa. Neste relato, qual o grande e primeiro objetivo de Jesus? O que realmente interessa para ele?

Evangelho: Mc 2,23-28: “E aconteceu de ele atravessar, no sábado, pelos campos semeados, e seus discípulos começaram a abrir caminho arrancando espigas. Os fariseus lhe diziam: “Vê que fazem no sábado o que não é permitido?” Disse-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus, sendo Abiatar sumo sacerdote, e comeu os pães da oferenda, dos quais não é permitido comer senão aos sacerdotes, e deu-os também aos que com ele estavam?” E dizia-lhes: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado, de modo que o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

“O sábado na fé judaica é o dia de repouso das criaturas. Os animais ficam sem jugos nem canseiras, e as famílias repassam em casa os valores da fé, com cânticos, danças, anedotas, guloseimas e brincadeiras. Não é dia de fome nem de trabalho, e para isso existem normas práticas, tais como: “As mulheres não usem avental”, sinônimo de descanso das lidas domésticas. O sábado em que os discípulos, com fome, colheram trigo serviu para Jesus relembrar aos legalistas que o sentido da Lei é o bem-estar das pessoas, e não o sacrifício vazio, sem sentido. Aliás, se era sábado, todos deveriam estar em casa cuidando de seus afazeres. (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deus nos oferece a plenitude da vida e espera nossa resposta. Ele conta com nossa colaboração para o anúncio do Reino.
Escutar é mais que ouvir. Escutar é acolher e pôr-se em ação. É desinstalar-se. E compreender nosso em torno. Escutar é o ponto de partida para transformar a realidade.
Como você escuta os apelos de Deus?
Como você escuta as vozes do cotidiano, na família, no trabalho, nas ruas, nas relações, nos acontecimentos?
Todas as coisas foram criadas pelo imenso amor de Deus em favor de suas criaturas. Devemos usá-las com sabedoria e solidariedade uns com os outros. Esse é o maior louvor que Deus espera de nós.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Aproxime-se do Senhor com confiança, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.
Se desejar conclua com a oração ao Criador:

“Senhor e Pai da humanidade, que criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade, infundi nos nossos corações um espírito fraterno.
Inspirai-nos o sonho de um novo encontro, de diálogo, de justiça e de paz.
Estimulai-nos a criar sociedades mais sadias e um mundo mais digno, sem fome, sem pobreza, sem violência, sem guerras.
Que o nosso coração se abra a todos os povos e nações da terra, para reconhecer o bem e a beleza que semeastes em cada um deles, para estabelecer laços de unidade, de projetos comuns, de esperanças compartilhadas. Amém. (Papa Francisco in: Encíclica Fratelli Tutti)

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o/a conduz? Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A quarta controvérsia com os fariseus é a respeito do sábado. A lei o estipula como um dia de descanso. Excluía quase quarenta tipos de trabalhos, dentre eles: plantar, ceifar, bater o trigo, fazer feixes e debulhar espigas e peneirar. O intrigante é Jesus, seus discípulos e os fariseus caminharem pelas searas em pleno sábado, pois a lei também restringia a distância percorrida em pouco menos de 1.500 metros. Contudo, a intenção é colocar em cheque a observância escrupulosa da lei, por parte dos fariseus, diante de duas situações essenciais: o repouso sabático e a fome dos discípulos. Jesus recorre a um episódio que acontece com Davi, ícone da história de Israel. Mesmo que o repouso do sábado seja importantíssimo, deve estar em função da vida e da dignidade do ser humano. A fome saciada, as curas e os milagres, longe de infringir a lei, apontam para seu espírito mais genuíno: a salvação. Jesus, sendo Senhor do sábado, plenifica a lei, estando ela em função do homem. Que os mandamentos de Deus nos levem à vida, e não à opressão que gera morte!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.