Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/01/2024

Tempo do Natal antes da Epifania - Ano B - Branca
1ª Leitura: 1Jo 3,7-10 Salmo: Sl 98(97) - O Senhor fez maravilhas.
evangelho
Vinde e vede - Jo 1,35-42

No dia seguinte, novamente João estava ali com dois de seus discípulos. E, tendo visto que Jesus passava, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Os dois discípulos o ouviram falando e seguiram Jesus. Tendo‑se voltado e vendo que eles o seguiam, Jesus lhes disse: “Que buscais?” Eles lhe disseram: “Rabi – que traduzindo quer dizer Mestre –, onde moras?” Ele lhes disse: “Vinde e vede”. Eles foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta da décima hora. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e tinham seguido Jesus. Ele encontrou, por primeiro, seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias”, o que, traduzido, é Ungido. Ele o levou até Jesus. Tendo olhado para ele, Jesus disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas”, o que se traduz por Pedro.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de hoje é confortante, manifesta a plena confiança do Senhor para conosco. João indica a seus discípulos o “Cordeiro de Deus”, e eles, imediatamente, deixam tudo e seguem Jesus que se aproxima com uma pergunta: “Que buscais?”. Que também possamos nos colocar no seguimento de Jesus, atraídos e impulsionados por sua Palavra.



Oremos: Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, torna-me decidido/a a seguir os passos de Jesus e refletir sobre esta pergunta: O que buscais?.

Leitura (Verdade)

Observe a qualidade do diálogo, os personagens, os lugares, a conexão de relações que se constrói em torno d'Aquele que dá sentido às nossas inquietações e buscas.

Evangelho: Jo 1,35-42 No dia seguinte, novamente João estava ali com dois de seus discípulos. E, tendo visto que Jesus passava, disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Os dois discípulos o ouviram falando e seguiram Jesus. Tendo‑se voltado e vendo que eles o seguiam, Jesus lhes disse: “Que buscais?” Eles lhe disseram: “Rabi – que traduzindo quer dizer Mestre –, onde moras?” Ele lhes disse: “Vinde e vede”. Eles foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta da décima hora. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e tinham seguido Jesus. Ele encontrou, por primeiro, seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias”, o que, traduzido, é Ungido. Ele o levou até Jesus. Tendo olhado para ele, Jesus disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas”, o que se traduz por Pedro.

“O Evangelho de hoje mostra o poder da palavra que permite o encontro de Jesus com os primeiros seguidores: “Que buscais?”, disse Jesus. Eles indagam: “Onde moras?”. “Vinde e vede.” Foram e permaneceram com ele o dia todo. O Mestre começa aqui uma catequese de iniciação ao discipulado. Ele quer pessoas de diálogo, que buscam, perguntam, discernem e entram no íntimo da realidade. O Papa Francisco insiste numa Igreja missionária, capaz de testemunhar no mundo o amor que salva, cura e liberta. É preciso entrar no coração da vida, onde a vida pulsa com suas alegrias e suas dores. Acolher o ser humano e permanecer no diálogo respeitoso, esse é o projeto de Jesus desde o primeiro encontro com seus seguidores”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como discipulo/a de Jesus, qual é sua maior pergunta neste momento de encontro com Ele?
Jesus interpela: “Vinde e Vede”. Como está a sua movimentação, seu caminhar para conhecer sempre mais as manifestações de Deus?
Sua permanência onde “Jesus mora” leva você a anunciar o Evangelho como fizeram os primeiros discípulos? Como?

Oração (Vida)

Se você entrou na morada de Deus o que você quer falar com Ele, agora?......
Faça-lhe perguntas. Escute seu convite. Siga suas inspirações...

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimentos invadem seu coração neste momento?
Que propósito de vida nova surge dentro de você?
Aceitar o convite de Jesus: “Vinde e Vede” é uma sugestão prática para quem quer viver segundo o Evangelho.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

João Batista nos acompanha nesta primeira semana do ano. Ele é o precursor, que vem para anunciar e preparar a chegada do Salvador. Ele mostra aquele que está chegando e diz quem ele é. João estava com seus discípulos quando viu Jesus passar. “Este é o Cordeiro de Deus”, disse ele. Os cordeiros eram sacrificados no templo para a obtenção de graças e para o perdão dos pecados. Ali, porém, estava o verdadeiro Cordeiro, aquele que podia tirar definitivamente o pecado do mundo. Dois discípulos foram atrás de Jesus. Um era André e o outro, provavelmente, Filipe. Eles vão até a casa de Jesus e permanecem com ele aquele dia. Depois partem para anunciar que encontraram o Cristo. André anunciará a seu irmão Pedro. Filipe vai anunciar a Natanael, e assim começa a corrente de discípulos que tem início em João Batista e se prolonga até o fim dos tempos. O Menino de Belém é o Cordeiro de Deus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.