Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/04/2024

Oitava da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 4,13-21 Salmo: Sl 118(117) - Tu és meu Deus e te rendo graças.
evangelho
Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura - Mc 16, 9-15

Tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, manifestou‑se, primeiramente, a Maria de Mágdala, de quem expulsara sete demônios. Ela foi anunciar àqueles que com ele estiveram, que estavam aflitos e lamentando‑se. Eles, porém, tendo ouvido que estava vivo e que fora visto por ela, não creram. Depois disso, manifestou‑se em outra forma a dois deles que caminhavam indo para o campo. Eles, tendo regressado, anunciaram aos demais, mas tampouco acreditaram neles. Enfim, manifestou‑se aos Onze, durante uma refeição, e censurou‑lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram naqueles que o viram ressuscitado. E disse‑lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Por meio do Evangelho de hoje, Jesus nos convida a nos mantermos firmes em sua Palavra. Abra seu coração e, junte-se à humanidade, neste momento em que a Palavra de Deus pode nos iluminar com sua luz, sua verdade e sua graça. Pois a fé na ressurreição não é uma descoberta humana, científica ou qualquer outra descoberta. A fé na ressurreição é um anúncio a nós endereçado pelo próprio Deus Pai, que na sua infinita misericórdia, nos deu seu Filho e nele nos anunciou a vitória sobre o pecado e sobre a morte.


“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será recriado. Que sejamos sensíveis à ação do vosso Espírito Santo. Amém!”

Leitura (Verdade)

Façamos um momento de silêncio para que a Palavra do Senhor encontre profundidade em nós.
Medite este Evangelho e resgate as palavras mais vigorosas, as mais significativas para você.

Evangelho: Mc 16,9-15 Tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, manifestou‑se, primeiramente, a Maria de Mágdala, de quem expulsara sete demônios. Ela foi anunciar àqueles que com ele estiveram, que estavam aflitos e lamentando‑se. Eles, porém, tendo ouvido que estava vivo e que fora visto por ela, não creram. Depois disso, manifestou‑se em outra forma a dois deles que caminhavam indo para o campo. Eles, tendo regressado, anunciaram aos demais, mas tampouco acreditaram neles. Enfim, manifestou‑se aos Onze, durante uma refeição, e censurou‑lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram naqueles que o viram ressuscitado. E disse‑lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.

“Os biblistas são unânimes em afirmar que esta passagem foi acrescentada ao capítulo 16 de Marcos, na qual o redator faz uma síntese dos acontecimentos. A comunidade de Marcos é formada por povos vindos do paganismo, não do judaísmo. Seus membros desconhecem a fé de Israel. “Quem é este homem?” A catequese de Marcos consiste em reforçar a fé de sua comunidade na pessoa de Jesus, o Cristo. É preciso oferecer-lhe luzes, explicar com palavras e fatos a mensagem e a vida de Jesus. O mandato: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” é para que os discípulos levem a fé a todos os povos, indistintamente.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Sempre temos em nós algum fechamento, alguma escravidão que vem do pecado ou dúvidas e incredulidades. Sem medo, mas aberto/a à luz do Senhor reveja sua história, seu caminho e responda para você mesmo/a: estou no caminho de Jesus?
Procuro a verdade de Deus na Bíblia (sua Palavra), e procuro assimilá-la e gravá-la em minha inteligência e em meu coração?
Que tipo de medo ou incredulidade me impedem de ver Jesus nos acontecimentos da vida?
Que significado estas palavras de Jesus têm para você: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”?

Oração (Vida)

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.
Jesus, Mestre na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.
Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.
Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo.
Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.
Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

Contemplação (Vida e Missão)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).
Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Este acréscimo ao Evangelho de Marcos diz que Jesus ressuscitou na madrugada do primeiro dia da semana. A semana para os judeus começa no fim do dia de sábado. Quando aparece no céu a terceira estrela, começa então o primeiro dia da nova semana. Jesus respeitou o sábado e, assim que a semana começou, ele também começou a se mover. Ressuscitou de madrugada e logo apareceu a Maria Madalena. Como apóstola dos apóstolos, ela foi anunciar aos amigos de Jesus, aflitos e chorosos, que ele estava vivo. Ela lhes disse que o viu, mas eles não acreditaram. Jesus se manifestou ainda aos dois discípulos de Emaús. Eles anunciaram aos outros que o tinham visto. Também não acreditaram nos dois. Por fim, ele se manifestou aos Onze, que estavam juntos à mesa. Jesus criticou-lhes a dureza de coração, por não terem acreditado nos que o viram, e os enviou a proclamar o Evangelho a todas as criaturas. Esta passagem foi acrescentada ao capítulo 16 de Marcos, e o redator fez uma síntese dos acontecimentos.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.