Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/01/2024

Batismo do Senhor - Ano B - Branca
1ª Leitura: Is 55,1-11 ou 1Jo 5,1-9 Salmo: (Sl) Is 12,2-6 - Aclamai o seu nome.
evangelho
Tu és meu Filho Amado, em ti me comprazo - Mc 1,7-11

Ele proclamou, dizendo: “Vem o mais forte que eu atrás de mim, de quem não sou digno de, abaixando‑me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”. Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Logo, subindo da água, viu os céus se rasgando e o Espírito descendo como uma pomba sobre ele. Uma voz veio dos céus: “Tu és meu Filho Amado, em ti me comprazo”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Batismo do Senhor.
Na oração nos dispomos a dialogar com Deus, sobretudo escutá-lo. Hoje, a liturgia nos convida a celebrar o Batismo de Jesus. “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”. Essa é a revelação que o Pai faz a respeito de Jesus, o homem batizado por João Batista. Acolhamos o que o Senhor quer nos dizer por meio de sua Palavra.


Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe a atitude de João Batista.; os elementos que entram como mediação da presença do Espírito Santo; de onde vem a voz que proclama Jesus o Filho de Deu; etc. Entre na cena e mergulhe no mistério que une o humano com o divino.

“Evangelho: Mc 1,7-11 João Batista proclamou, dizendo: “Vem o mais forte que eu atrás de mim, de quem não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”. Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Logo, subindo da água, viu os céus se rasgando e o Espírito descendo como uma pomba sobre ele. Uma voz veio dos céus: “Tu és meu Filho Amado; em ti me comprazo”

“Para Marcos, cujo Evangelho pauta este Ano Litúrgico, Jesus permanece no silêncio, em Nazaré, no meio do povo, por trinta anos. Lá no concreto da vida, faz uma leitura de fé sobre a história e os fatos. Coloca a realidade humana em sintonia com o projeto do Pai. Depois, procura João para ser batizado. Ao sair das águas, o Espírito Santo proclama que aquele era o seu Filho amado. E, a partir do batismo no Espírito, Jesus inicia sua vida pública. O sacramento do Batismo nos mergulha no mistério de Cristo e nos torna filhos no Filho. Torna-nos, em tudo, partícipes na vida de Cristo e nos abre as portas do céu, de onde nos vem a bênção e as forças para o bem.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Vamos trazer o texto para a nossa vida. De que forma a Palavra de Deus está em sintonia com a realidade em que eu vivo?
Como vivo meu batismo?
Quais sentimentos a Palavra de Deus despertou em mim?
Fique em silêncio por alguns instantes para compreender melhor o sentido de seu batismo.

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia.
Como você celebra seu batismo?
Se você foi batizado/a na infância, uma sugestão prática é registrar o dia de seu batismo para renovar o compromisso de fé que seus pais e padrinhos assumiram em seu nome.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus foi batizado por João Batista no rio Jordão. Ao sair das águas, como num êxtase, viu o céu se abrir e o Espírito Santo descer sobre ele, e ouviu uma voz que dizia: “Tu és o meu Filho amado. Em ti está meu pleno agrado”. Entrando nas águas, Jesus as santificou e lhes deu o poder de se tornarem sinal de uma vida nova. Saindo das águas, revela-se a Trindade. Sobre o Filho paira o Espírito e o Pai o chama de Filho bem-amado. Jesus não precisava de um batismo para redimir seus próprios pecados porque não os tinha, mas ele queria em tudo assemelhar-se aos seres humanos para matar o pecado em sua própria carne. Sem o ser, ele se faz pecador com os pecadores. João batizava com água, lavava o corpo como sinal de conversão, de mudança de vida, de vontade de estar preparado para o Dia do Senhor. Jesus batizará no Espírito Santo. O próprio João faz a distinção entre o seu batismo e o de Jesus. O de João é com água, o de Jesus será no Espírito Santo. A Carta a Tito ajuda-nos a entender o batismo no Espírito Santo, quando diz que “a bondade e o amor de Deus se manifestaram e ele nos salvou, não por causa das nossas boas obras, mas por sua misericórdia. Ele nos lavou pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo”. O Espírito nos gerou de novo e nos renovou. Isso aconteceu no nosso batismo. Fomos então justificados, começamos uma nova existência e nos tornamos herdeiros da vida eterna.