Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/01/2024

1ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Sm 3,1-10.19-20 Salmo: Sl 40(39) - Que eu cumpra tua vontade.
evangelho
Vamos a outros lugares, às localidades vizinhas, para que também ali eu proclame, pois para isso saí - Mc 1,29-39

Logo, saindo da sinagoga, veio para a casa de Simão e André, com Tiago e João. A sogra de Simão estava acamada com febre, e logo lhe falaram a respeito dela. Tendo‑se aproximado, levantou‑a segurando‑lhe a mão. A febre a deixou, e ela os servia. Ao cair da tarde, quando declinou o sol, trouxeram até ele todos que estavam mal e os endemoniados. A cidade inteira estava aglomerada à porta. Ele curou muitos que estavam mal de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios, mas não permitia que os demônios falassem, porque o conheciam. Muito cedo, ainda escuro, tendo‑se levantado, saiu e afastou‑se para um lugar desértico, e ali orava. Simão e os que estavam com ele o buscavam. Quando o encontraram, disseram‑lhe: “Todos te procuram”. Disse‑lhes: “Vamos a outros lugares, às localidades vizinhas, para que também ali eu proclame, pois para isso saí”. E foi proclamando nas sinagogas deles, por toda a Galileia, e expulsando demônios.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Na cura da sogra de Pedro, que vamos meditar, encontramo-nos com o Senhor da vida que nos liberta e cura.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Medite com esta canção:



“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras e atitudes que mais chamaram sua atenção.

Evangelho: Mc 1,29-39 Logo, saindo da sinagoga, Jesus veio para a casa de Simão e André, com Tiago e João. A sogra de Simão estava acamada com febre, e logo lhe falaram a respeito dela. Tendo-se aproximado, levantou-a segurando-lhe a mão. A febre a deixou, e ela os servia. Ao cair da tarde, quando declinou o sol, trouxeram até ele todos que estavam mal e os endemoniados. A cidade inteira estava aglomerada à porta. Ele curou muitos que estavam mal de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios. Muito cedo, ainda escuro, tendo-se levantado, saiu e afastou-se para um lugar desértico, e ali orava.

“Dois relatos chamam nossa atenção: a cura da sogra de Pedro e o resumo da atividade de Jesus em Cafarnaum. Na sinagoga ou nas casas, no sábado ou em qualquer outro dia, isso não impede Jesus de cumprir a missão para a qual foi enviado. Ele sai a pregar, curar, libertar o ser humano de qualquer força estranha que o queira aprisionar. Com gestos de um Deus que se envolve, Jesus se aproxima da mulher, toma-a pela mão e a põe de pé. E a gratidão se manifesta em forma de serviço. A mulher se levanta e põe-se a servir. Depois, Jesus se afasta para rezar sem deixar-se envolver por fama ou sucesso. Aos discípulos e a nós, Jesus ensina que os problemas da vida podem ter solução.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Quem é beneficiado com a graça divina, dispõe-se a servir os outros.
Como você reconhece os benefícios que recebe gratuitamente da bondade divina?
Enumere alguns..., observe como você retribui a imensa gratuidade de Deus.
Um ato de fé, segurança e confiança. Jesus tomou-a pela a mão e por certo, estava aberta para receber a energia curadora que Jesus possuía.
Agradeça as mãos de tantos profissionais que emprestam suas mãos para que o poder de Deus possa agir no contato com nosso corpo enfermo.

Oração (Vida)

Oração para pedir a graça da fé
“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, Tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus veio proclamar a Boa Notícia de Deus, aquela que o ser humano precisa ouvir para se realizar plenamente. Para tanto, ele se confrontará com o poder demoníaco. Discípulos se congregam ao seu redor. Trabalharão com ele em favor do ser humano, em oposição ao demônio, que diminui e desfigura o ser humano. Jesus expulsou o demônio na sinagoga e curou a sogra de Pedro que estava acamada com febre. Imediatamente todos o procuram com seus problemas, doentes e possessos. Jesus se retira e reza. Depois sai para outros lugares. Ele não é de um só lugar. Veio para todos e deve se fazer ouvir. Todos o procuram. Simão e os que estavam com ele também se puseram a procurá-lo. Procure o Senhor enquanto ele se deixa encontrar. Encontrando-o, resolva com ele os problemas da vida.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.