Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/01/2024

1ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Sm 8,4-7.10-22a Salmo: Sl 89(88) - Vou cantar para sempre a bondade do Senhor.
evangelho
Levanta‑te, toma teu leito e vai para tua casa - Mc 2,1-12

Depois de alguns dias, tendo entrado novamente em Cafarnaum, correu a notícia: “Está em casa”. E foram tantos os que acorreram que já não havia mais lugar nem à porta, e anunciava‑lhes a Palavra. Vieram, então, trazendo até ele um paralítico carregado por quatro pessoas. Não podendo aproximar‑se dele por causa da multidão, descobriram o teto onde estava, e, tendo feito uma abertura, baixaram o leito sobre o qual o paralítico estava deitado. Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: “Filho, teus pecados estão perdoados”. Ora, estavam ali alguns escribas sentados e raciocinando em seus corações: “Por que este fala assim? Blasfema! Quem pode perdoar pecados senão um: Deus?” Logo, tendo Jesus percebido em seu espírito que assim raciocinavam em si mesmos, disse‑lhes: “Por que raciocinais essas coisas em vossos corações? O que é mais fácil? Dizer ao paralítico: ‘Teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta‑te, Toma teu leito e anda’? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem autoridade para perdoar pecados sobre a terra”, disse ao paralítico: “Eu te digo: levanta‑te, toma teu leito e vai para tua casa”. Ele levantou‑se e, logo, tomando o leito, saiu diante de todos, de modo que todos se espantaram e glorificavam a Deus, dizendo: “Coisa assim nunca vimos!”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Senhor nos chama para estarmos com Ele. No Evangelho de hoje, Jesus se admira com a fé persistente daqueles homens que vão ao encontro dele e vencem todas as barreiras para levar, deitado em uma maca, o paralitico e apresentá-lo ao Mestre. O Evangelho é um convite à renovação da fé em Jesus e à abertura para o perdão, ponto de partida para fazer o bem.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!



“Ó Espírito Santo, luz que ilumina a escuridão, vem nos iluminar, vem nos dar a teimosia da fé destes homens e a confiança do paralitico. Amém.”

Leitura (Verdade)

Vale lembrar que, neste primeiro passo da leitura orante, é importante compreender o texto. Por isso, atente-se aos personagens e a suas ações. Observe o que está acontecendo na narrativa e identifique seu tema central.

Evangelho: Mc 2,1-12 Depois de alguns dias, tendo entrado novamente em Cafarnaum, correu a notícia: “Está em casa”. E foram tantos os que acorreram que já não havia mais lugar nem à porta, e anunciava‑lhes a Palavra. Vieram, então, trazendo até ele um paralítico carregado por quatro pessoas. Não podendo aproximar‑se dele por causa da multidão, descobriram o teto onde estava, e, tendo feito uma abertura, baixaram o leito sobre o qual o paralítico estava deitado. Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: “Filho, teus pecados estão perdoados”. Ora, estavam ali alguns escribas sentados e raciocinando em seus corações: “Por que este fala assim? Blasfema! Quem pode perdoar pecados senão um: Deus?” Logo, tendo Jesus percebido em seu espírito que assim raciocinavam em si mesmos, disse‑lhes: “Por que raciocinais essas coisas em vossos corações? O que é mais fácil? Dizer ao paralítico: ‘Teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta‑te, Toma teu leito e anda’? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem autoridade para perdoar pecados sobre a terra”, disse ao paralítico: “Eu te digo: levanta‑te, toma teu leito e vai para tua casa”. Ele levantou‑se e, logo, tomando o leito, saiu diante de todos, de modo que todos se espantaram e glorificavam a Deus, dizendo: “Coisa assim nunca vimos!”.

“O relato de hoje é uma explosão de fé e de solidariedade. Quem são esses homens que descobrem estratégias inusitadas para salvar a vida irmã? Não sabemos. Mas as muitas lições que chegam até nós através deste episódio nos levam à reflexão. Jesus está, novamente, no conflito entre a Lei e a misericórdia. Elogia a fé ativa da equipe, ultrapassa os pensamentos ardilosos dos opositores e entra no âmago da questão: “Teus pecados estão perdoados. Levanta-te. Anda!”. Penetra lá onde nascem nossas opções. Sabe que as diferentes paralisias têm origem na quebra dos vínculos que nos constituem pessoas plenamente reconciliadas. Jesus age sempre nessa direção de reconstruir o ser humano.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
A meditação é um caminho para escutar a voz do Senhor. Silencie seu coração neste momento e escute o que Deus, Pai bom e misericordioso, tem a lhe dizer. Permita que a Palavra se misture com a sua vida e abra o seu coração para acolher o que o Senhor lhe diz.
“Filho, teus pecados estão perdoados”. Há um tom carinhoso nas palavras de Jesus. A confiança e a solidariedade comovem o coração de Deus.

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.
Deposite na presença de Deus alguma pessoa de seu convívio que precisa da graça divina para superar o sofrimento, seja físico, psíquico ou espiritual.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você gostaria de passar este dia, com o ensinamento do Senhor?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Cafarnaum. Muita gente em torno de Jesus. Um paralítico carregado por bons amigos, cheios de fé. Descem-no pelo teto. Jesus, primeiro, perdoa-lhe os pecados. Depois, cura-o da paralisia. Reação silenciosa dos escribas. Só Deus pode perdoar pecados. Jesus é Deus? A paralisia é consequência do pecado? Jesus se revela. Elogia a fé dos amigos do paralítico. Conhece os pensamentos dos escribas. Perdoou os pecados, e o homem continuou paralítico. Talvez para distinguir entre culpa e castigo.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.