Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/09/2023

24ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Tm 2,1-8 Salmo: Sl 28(27) - Bendito seja o Senhor.
evangelho
Eu vos digo: nem em Israel encontrei tamanha fé - Lc 7,1-10

Quando terminou de falar ao povo, entrou em Cafarnaum. O servo de um centurião, a quem este estimava muito, estava doente, a ponto de morrer. Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns judeus importantes para implorar-lhe que fosse salvar seu servo. Estes, apresentando-se a Jesus, rogaram-lhe encarecidamente: “Ele é digno de que lhe concedas isso, pois ama nossa nação e construiu a sina- goga para nós”. Jesus foi com eles. Não estava longe da casa, quando o centurião lhe enviou uns amigos para lhe dizer: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço que entres sob meu teto; por isso, nem me achei digno de ir a teu encontro. Tão somente dize uma palavra para que meu criado fique curado. De fato, também eu, que sou um subalterno, tenho soldados a minhas ordens, e, se digo a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e a meu servo: ‘Faz isto!’, ele faz”. Tendo ouvido isso, Jesus ficou admirado com ele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu vos digo: nem em Israel encontrei tamanha fé”. E, tendo regressado para casa, os enviados encontraram o servo em perfeita saúde.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Se vivermos a vida em conformidade com o Evangelho, alcançaremos a plena alegria e liberdade. Vamos ao encontro da Palavra com a humildade e a fé do centurião.


Para bem acolhermos os ensinamentos de Jesus, peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus está ensinando não somente aos discípulos, mas a todos nós. Na prece desse líder romano temos um exemplo de como devemos ser em nossa oração.

Evangelho: Lc 7,1-10 Quando terminou de falar ao povo, entrou em Cafarnaum. O servo de um centurião, a quem este estimava muito, estava doente, a ponto de morrer. Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns judeus importantes para implorar-lhe que fosse salvar seu servo. Estes, apresentando-se a Jesus, rogaram-lhe encarecidamente: “Ele é digno de que lhe concedas isso, pois ama nossa nação e construiu a sinagoga para nós”. Jesus foi com eles. Não estava longe da casa, quando o centurião lhe enviou uns amigos para lhe dizer: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço que entres sob meu teto; por isso, nem me achei digno de ir a teu encontro. Tão somente dize uma palavra para que meu criado fique curado. De fato, também eu, que sou um subalterno, tenho soldados a minhas ordens, e, se digo a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e a meu servo: ‘Faz isto!’, ele faz”. Tendo ouvido isso, Jesus ficou admirado com ele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu vos digo: nem em Israel encontrei tamanha fé”. E, tendo regressado para casa, os enviados encontraram o servo em perfeita saúde.

“A atenção de Jesus não se resume apenas ao povo escolhido. Jesus amplia as fronteiras e atende, inclusive, aqueles que estão distantes de sua proposta messiânica. O centurião, por causa da fé em Jesus, sente-se livre para pedir a cura do seu empregado. Sem exigir maiores informações, Jesus vai ao encontro do centurião, que manifestou humildemente não ser digno de uma visita nem de ser atendido. A atitude do centurião manifestou a grandiosidade de seu coração. Jesus realiza o milagre por perceber a transparência da fé daquele oficial. Ainda hoje, Jesus entra no coração e nos lares de muitas pessoas que estão à margem do cristianismo. O importante é permitir a ação do Espírito Santo e viver com fé.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Medite sobre essa Palavra e escute o que o Senhor lhe diz por meio dela.
Se sentir necessidade, faça uma nova leitura, deixando-se tocar pelo Evangelho. Confronte suas atitudes com os personagens do Evangelho e escute o que Jesus pede a você?
Minha confiança em Jesus é simples e forte como a do oficial romano?
Como é minha oração?

Oração (Vida)

Deixe seu coração falar a Deus sobre as necessidades de sua família, de seus amigos e pela pátria.

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos para buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Escolha alguma atitude de solidariedade para algum subalterno ou dependente de seus cuidados e ore ao Senhor por ele. Ore com fé e humildade.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O contexto é claro: em Cafarnaum, os personagens são Jesus, um oficial romano, pagão e amigo do povo hebreu, e seu empregado, à beira da morte. O oficial é um simpatizante do judaísmo. Construiu uma sinagoga para a comunidade. Por isso, pede a mediação de alguns anciãos: eles suplicam a Jesus a cura do empregado. Jesus decide curá-lo. Deus se compadece dos sofredores, importa-se conosco. Mais uma vez, o oficial age: manda amigos dizerem a Jesus: “Não sou digno de que entres em minha casa”. Essa frase foi tão marcante que foi assumida pela liturgia da Santa Missa. O oficial defende a ideia de uma cura à distância, simplesmente pelo poder da palavra e pela fé. O v. 8 provoca algumas dificuldades. Tudo indica que o oficial interpreta a relação de Jesus com a doença a partir da lógica militar, da eficácia e da disciplina. Se Jesus é superior ao mistério do mal, logo, basta ele dar a ordem. Em nenhum israelita, Jesus encontrou tamanha fé. Assim, a salvação é oferecida a todos os povos: os gentios podem ser parte do Reino de Deus, sendo admitidos à salvação.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.