Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/12/2023

Oitava do Natal - Ano B - Branca
1ª Leitura: 1Jo 2,12-17 Salmo: Sl 96(95) - Ó famílias de povos, dai glória e força ao Senhor.
evangelho
O menino crescia e se fortalecia - Lc 2,36-40

Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era uma mulher muito idosa. Depois de casada, tinha vivido sete anos com seu marido, e, como viúva, até os oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo e servia a Deus dia e noite com jejuns e orações. Aproximando-se naquele momento, dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Tendo cumprido tudo conforme a Lei do Senhor, regressaram para a Galileia, para sua cidade, Nazaré. O menino crescia e se fortalecia, pleno de sabedoria; e a graça de Deus o acompanhava.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Acolhamos em nossa vida mais uma vez a Palavra de Deus. Hoje o Evangelho nos apresenta o encontro da profetisa Ana com Jesus, quando Ele é apresentado no Templo, e a sua alegria por ver o Messias. Que ao longo do nosso dia possamos também acolher o Senhor e entoar o nosso louvor por sua presença em nossa vida.


Oremos: “Pai, dá-me um coração pobre, disposto a acolher a revelação de teu Filho Jesus que tu me fazes. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-lo, com a ajuda de tua graça. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Qual é a mensagem central do Evangelho? Quais sentimentos são mostrados no texto?

Evangelho: Lc 2,36-40 Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era uma mulher muito idosa. Depois de casada, tinha vivido sete anos com seu marido, e, como viúva, até os oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo e servia a Deus dia e noite com jejuns e orações. Aproximando-se naquele momento, dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Tendo cumprido tudo conforme a Lei do Senhor, regressaram para a Galileia, para sua cidade, Nazaré. O menino crescia e se fortalecia, pleno de sabedoria; e a graça de Deus o acompanhava.

Além de Simeão, no Templo estava também a profetisa Ana, de idade avançada, que dava graças a Deus sem cessar por ter conhecido o Salvador. Tanto Simeão como Ana tiveram a graça de ver e tocar o Menino de Belém. Dessa forma, Deus realizou sua promessa. Hoje, os templos são muitos, mas a falta de tempo é a maior desculpa. Porém, existe um templo chamado “família”, que é onde a paz e a harmonia devem marcar presença, para que o dom da vida esteja sempre protegido. Sejamos testemunhas de que o Senhor continua agindo e inspirando nossos dias, para que a gratidão ocupe mais espaço no coração e a solidariedade se transforme na cultura de amor ao próximo. Que seja abençoado o penúltimo dia do ano!” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Como esta Palavra encontra ressonância em sua vida? Como a experiência vivida pela profetisa Ana ilumina a sua caminhada de fé?
Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Verbalize como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

Encontramos Ana, no Templo, diante do menino Jesus. Os nomes expressam teologia. Ana significa “graça”. Fanuel, seu pai, significa “face de Deus”. Aser, a tribo, significa “feliz”. De fato, é como se disséssemos: Ana é feliz porque está diante da face de Deus, revelada em Jesus Cristo. Não pode haver graça maior. Ana é símbolo do resto do povo fiel que espera ansiosamente a visita e a salvação de Deus. Ana é uma viúva, isto é, a antiga aliança já não oferece sentido. Ela descobriu no menino aquele que é a verdadeira e definitiva aliança. Ana age na força do Espírito Santo. Sua palavra é profecia e louvor. Os pobres, cansados, deserdados, finalmente encontraram a libertação, a salvação e a paz para Jerusalém e para todo o Israel. Esse é o maior motivo também do nosso louvor. Jesus é vida e salvação. Tomemos o menino Jesus em nossos braços e falemos a ele do nosso amor, daquilo que a salvação que ele realizou significa para nossas vidas. Na casa de Nazaré, o menino crescia em força física, no nível psicoemocional e na dimensão espiritual. Que sejam assim todas as famílias do mundo!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.