Fundo
Quinta-feira, 17 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/07/2023

São Bento, Abade - Ano A - Branca
1ª Leitura: Gn 32,22-33 Salmo: Sl 17(16) - Eu observo tua face na justiça.
evangelho
A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos - Mt 9,32-38

Enquanto eles saíam, trouxeram-lhe um homem mudo, possuído por demônio. Depois que o demônio foi expulso, o mudo falou. A multidão dizia admirada: “Jamais se viu coisa semelhante em Israel”. Os fariseus, ao contrário, diziam: “Expulsa os demônios com o poder do chefe dos demônios”. Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, proclamando a Boa-Nova do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, sentiu compaixão delas, porque estavam desorientadas e indefesas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos; rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores à sua messe”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui, que me vês, que me ouves; adoro-Te com profunda reverência. Peço-Te perdão dos meus pecados e a graça para fazer com fruto este tempo de oração.
Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!



Leitura (Verdade)

Escutar com os ‘ouvidos do coração’ sua Palavra é desmascarar toda a incredulidade, cegueira e indiferença, que não nos deixam enxergar a presença do Senhor e nele confiar.

Evangelho: Mt 9,32-38 Enquanto eles saíam, trouxeram-lhe um homem mudo, possuído por demônio. Depois que o demônio foi expulso, o mudo falou. A multidão dizia admirada: “Jamais se viu coisa semelhante em Israel”. Os fariseus, ao contrário, diziam: “Expulsa os demônios com o poder do chefe dos demônios”. Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, proclamando a Boa-Nova do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, sentiu compaixão delas, porque estavam desorientadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos: “A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos; rogai, portanto, ao senhor da messe que mande trabalhadores”.

“A messe é abundante e poucos são os trabalhadores. Diante desse cenário, Jesus convida à oração para que o Senhor envie mais pessoas dispostas a evangelizar. A mesma missão de Jesus é conferida a todos os que decidem dedicar um pouco de tempo para aliviar o fardo dos que tanto sofrem. Se, no tempo de Jesus, a situação já era muito exigente, o aumento populacional traz consigo volumosos e complexos problemas. A caridade, sustentada na fé, é capaz de amenizar e de prevenir dores ainda maiores. É interessante observar que o próprio Jesus indica a oração como uma esperançosa forma de garantir a missão. Rezar como Jesus rezou é um enorme testemunho de fé e de amor ao próximo. Rezemos sem cessar! “ (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Em uma segunda leitura do Evangelho, repita em voz alta o pedido que Jesus faz aos discípulos.
Qual palavra ficou gravada com mais força em mim e para mim?
Como é minha adesão aos ensinamentos e sinais de Deus em minha vida e na sociedade?

Oração (Vida)

O que a Palavra suscitou em você?
Aproxime-se de Jesus sem medo e faça a sua oração, seja de louvor, gratidão ou pedido de perdão. Não feche seu coração. O Senhor está com você e deseja escutá-lo/a.

Atendendo o pedido de Jesus rezemos:
“Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelo nosso caminho, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas.
Daí forças para que vos sejam fiéis como os apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Verbalize o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração?
Como pretende atingir, na prática, esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O texto é composto de uma cura, um sumário da ação missionária e um texto de caráter vocacional. Jesus expulsa um espírito de mudez. A reação das multidões é de admiração; os fariseus, contudo, atribuem a ação de Jesus ao espírito maligno. Jesus cura a capacidade de diálogo e comunicação. Essa é a força do discípulo missionário: pregar a Palavra. Os fariseus murmuram e caluniam. São incapazes de reconhecer a graça de Deus. Agem pelo ciúme e pelo ressentimento. O sumário da ação de Jesus apresenta os dois elementos fundamentais do seu ministério: pregar a Boa Notícia do Reino e curar os doentes. A palavra ganha sua confirmação nas ações libertadoras. O texto se conclui com um conteúdo vocacional e missionário. Primeiro, Jesus conhece a situação das multidões cansadas e abatidas. São ovelhas abandonadas. Percebe que a roça do Senhor é imensa; necessita de braços. Convoca-nos à oração para que surjam missionários. Jesus, portanto, cura a fala, em vista do anúncio; cura o coração, para a capacidade de empatia e compaixão; e cura os braços e as pernas, para o trabalho missionário.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.