Fundo
Domingo, 04 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/09/2022

22ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: 1Cor 3,18-23 Salmo: Sl 24(23) - Do Senhor é a terra com o que ela contém.
evangelho
A multidão se comprimia para ouvir a Palavra - Lc 5,1-11

Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então se sentou e, do barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”. Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!” Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado. O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!” Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Setembro é o mês dedicado a Bíblia. A presença de Jesus Cristo e sua Palavra nos motivam e nos encorajam. Quando nos abrimos à sua graça ganhamos luz, força e vida. No Evangelho de hoje as palavras de Jesus a Pedro são também para nós: “Não tenhas medo!”

Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e que todos consigamos a vida eterna!

Leitura (Verdade)

Ler e reler, calmamente, o texto. Procurar compreender o que o texto diz em si mesmo: observar palavras-chaves, imagens, personagens, ações, sentimentos. Entrar em relação com o texto e, por meio dele, saborear a Palavra, deixar que ela ecoe dentro de nós com a sua eficácia.

Evangelho: Lc 5,1-11 Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então se sentou e, do barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes”. Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!” Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado. O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!” Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus.

”Pedro e seus companheiros, depois de uma noite de trabalho no mar, voltaram sem nada. Todo trabalhador fica contando com seu pequeno ganho para bancar as despesas do dia a dia. E aquelas famílias viviam da pesca. Jesus os envolveu na pregação daquela manhã, pois se serviu do barco de Pedro para falar ao povo. Ao terminar, mandou Pedro de volta ao mar. “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca.” Pedro explicou que tinham voltado do mar, sem sucesso. Mas, em atenção a sua palavra, entrou mar adentro e foi pescar. Pegou tanto peixe que precisou da ajuda do outro barco. Uma coisa é agirmos por nossa conta e risco, outra coisa é fazermos tudo em sintonia e em obediência a Deus.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Será necessário sempre lançar-se em águas mais profundas, porque o mistério divino é insondável. Deixar-se conduzir pelos apelos do Espírito é deixar-se surpreender por seu amor maravilhoso. Como eu avalio minha caminha espiritual?
Avanço com confiança na presença do Senhor? Cristo conta com nossa colaboração! É preciso atitude: ir para as águas mais profundas e lançar as redes.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Apresente ao Senhor a sua oração, seja de agradecimento ou louvor, seja de pedido ou prece. Entregue-lhe suas preocupações e as realidades que o(a) cercam, pois o Senhor está com você e, com todo amor e carinho, o(a) escuta.

Contemplação (Vida e Missão)

Pescar em águas profundas significa romper com o comodismo e lançar-se confiante no caminho de Jesus. Qual meu propósito para este dia?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Em Lc 4,31 se diz que Jesus ensina com autoridade. Agora sua palavra age com autoridade. Ele ensina o povo sobre o mar, que é símbolo dos povos pagãos. Mandando ir para as águas mais profundas, ele encoraja a Igreja a ir aos povos. A obediência de Simão Pedro, como outrora a obediência de Abraão (Gn 15), põe a Palavra de Jesus em prática, isto é, se traduz em frutos. Ou seja, a Igreja dos tempos de Lucas (anos 80) tem sucesso quando os apóstolos confiam nas palavras do Mestre. Sua palavra se manifesta em três momentos: 1) Ele a dirige às massas comprimidas para ouvi-lo; 2) Pedro lança as redes em obediência à palavra de Jesus; 3) Em atenção à palavra do Senhor, Pedro e seus companheiros deixam tudo e seguem. A palavra de Jesus adquire autoridade através da obediência dos discípulos de todos os tempos.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.