Fundo
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/10/2024

Ofício festivo – Ss. SIMÃO E JUDAS, APÓSTOLOS - 30º Semana do Tempo Comum - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: Ef 2,19-22 Salmo: Sl 19A(18) - O firmamento anuncia a obra das mãos de Deus.
evangelho
A pregação de Jesus - Lc 6,12-19

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar e passou a noite toda em oração a Deus. Quando chegou o dia, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado “o zelote”; 16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que se tornou traidor. Jesus desceu com eles e deteve-se em um lugar plano. Havia ali uma grande multidão de seus discípulos e muitas pessoas do povo, vindas de toda a Judeia, de Jerusalém e da região litorânea de Tiro e Sidônia. Tinham vindo para ouvi-lo e para que os curasse das enfermidades deles. Os atormentados por espíritos impuros ficavam curados, e toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía um poder que curava a todos.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória litúrgica de São Simão e São Judas apóstolos, que chamados por Jesus o seguiram na missão de anunciar o Evangelho da vida.
“Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a discórdia da paz. Que vossa santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma. Amém.”




A palavra do Senhor é luz que nos ilumina e nos faz enxergar a presença do Reino no mundo e entre nós.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Como Jesus prepara o chamado dos seus discípulos? De quem parte a iniciativa do chamado? Qual o significado de ser apóstolo?

Evangelho: Lc 6,12-19 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar e passou a noite toda em oração a Deus. Quando chegou o dia, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado “o zelote”; 16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que se tornou traidor. Jesus desceu com eles e deteve-se em um lugar plano. Havia ali uma grande multidão de seus discípulos e muitas pessoas do povo, vindas de toda a Judeia, de Jerusalém e da região litorânea de Tiro e Sidônia. Tinham vindo para ouvi-lo e para que os curasse das enfermidades deles. Os atormentados por espíritos impuros ficavam curados, e toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía um poder que curava a todos.

“A essa altura, um grupo numeroso de discípulos seguia Jesus. Era preciso escolher um pequeno grupo ao qual o Mestre pudesse confiar seu projeto e organizar seu ministério para o futuro da missão. Para isso, Jesus entra em oração, em profunda vigília, para descobrir o que era agradável ao Pai. É preciso colocar-se na presença do Senhor para, com a sua luz, com a assistência do seu Espírito, fazer um discernimento criterioso diante de nossas opções. Jesus é o nosso modelo, o nosso Mestre, e com ele aprendemos a viver, sem temor, o que Deus nos pede. Que em nossa vida nunca tomemos decisões importantes sem consultar a Deus! Não tenhamos medo de agir se ele estiver conosco! “Segura na mão de Deus e vai!” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Somos herdeiros da fé proclamada, vivida e testemunhada pelos apóstolos.
Você sente-se incluído/a no grupo dos escolhidos para esta missão?
Tem em você as disposições do discípulo/a de Jesus?
Sua fé de cristão batizado lhe sustenta a convicção de que é colaborador/a no projeto do Reino de Deus?
A sua oração produz força de transformação para mudar seus sentimentos ou alguma atitude ao seu redor?

Oração (Vida)

Retire-se como fez Jesus para orar... Fale com Deus pedindo as graças que você mais necessita para ser fiel à sua missão de cristão.

“Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus, nosso Pai, e ao coração de meus irmãos. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para que minha alma frutifique na fé, na esperança e na caridade. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Festa dos apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. O Evangelho narra a escolha que Jesus fez de doze apóstolos entre os discípulos. Antes, ele subiu a uma montanha e passou a noite em oração. Depois, desceu com eles da montanha ao encontro da multidão de pessoas que vieram para ouvi-lo, serem curadas e libertadas dos espíritos impuros. Esta será a tarefa dos doze escolhidos: ensinar, curar, libertar. São Simão não se tornou muito conhecido entre nós, enquanto São Judas Tadeu tem muitos devotos. Há lendas e tradições sobre a vida dos dois apóstolos, o que fizeram, por onde andaram anunciando o Evangelho. Não temos nada certo. Depois de Pentecostes, saíram em missão como os outros e, dizem, morreram mártires na Pérsia. A Igreja de Cristo é apostólica, porque vem dos apóstolos, e não tem um fundador a não ser Jesus e os apóstolos. É também una, enquanto todos os seus membros estão unidos em Jesus e na mesma fé. Produz santos e é a mesma em toda parte.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.