Fundo
Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/12/2024

6º Dia da Oitava de Natal - Ano C - Branca
1ª Leitura: 1Jo 2,12-17 Salmo: Sl 96(95) - Surge uma luz para o justo.
evangelho
A profetiza Ana - Lc 2,36-40

Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era uma mulher muito idosa. Depois de casada, tinha vivido sete anos com seu marido, e, como viúva, até os oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo, prestando culto dia e noite com jejuns e preces. Aproximando-se naquele momento, dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Tendo cumprido tudo conforme a Lei do Senhor, regressaram para a Galileia, para a cidade deles, Nazaré. O menino crescia e fortalecia-se, pleno de sabedoria; e a graça de Deus o acompanhava.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Acolhamos em nossa vida mais uma vez a Palavra de Deus. Hoje o Evangelho nos apresenta o encontro da profetisa Ana com Jesus, quando Ele é apresentado no Templo, e a sua alegria por ver o Messias. Que ao longo do nosso dia possamos também acolher o Senhor e entoar o nosso louvor por sua presença em nossa vida.




Oremos: “Pai, dá-me um coração pobre, disposto a acolher a revelação de teu Filho Jesus que tu me fazes. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-lo, com a ajuda de tua graça. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ana iluminada pelo Espírito Santo lê, vê e proclama naquele menino a libertação prometida ao povo. Como Ana meditemos este Evangelho à luz da fé, sob a sabedoria do Espírito santo.

Evangelho: Lc 2,36-40 “Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era uma mulher muito idosa. Depois de casada, tinha vivido sete anos com seu marido, e, como viúva, até os oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo e servia a Deus dia e noite com jejuns e orações. Aproximando-se naquele momento, dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Tendo cumprido tudo conforme a Lei do Senhor, regressaram para a Galileia, para sua cidade, Nazaré. O menino crescia e se fortalecia, pleno de sabedoria; e a graça de Deus o acompanhava”.

“A Palavra de Deus hoje dá continuidade ao episódio da apresentação do menino Jesus no Templo. Lucas introduz uma nova personagem, Ana. Nos relatos da infância de Jesus, Lucas evoca o passado de Israel para confirmar a realização das promessas de Deus. Com Simeão, Ana representa o Antigo Testamento, que contempla e atesta a fidelidade de Deus a seu povo. A todos os que esperavam a libertação de Jerusalém, Ana falava do menino. Ana hoje está na família, nas comunidades, no voluntariado etc. São tantas pessoas idosas, criaturas escondidas, que têm na família e na sociedade um papel de liderança e testemunho. São essas pessoas que preservam os valores cristãos e o legado civilizatório da humanidade. (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
Que ressonância esta Palavra em minha vida?
Como eu leio os acontecimentos da história, hoje? À luz da fé e da Palavra de Deus ou, tão somente, pelas informações da mídia?
Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Verbalize como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

Ana é modelo de todas as santas mulheres que em nossas comunidades rezam e cuidam do recinto da igreja. Profetisa, presente na casa de Deus, firme nos seus oitenta e quatro anos, louvou a Deus e falou do Menino às pessoas esperançosas de dias melhores. Compete agora à criança viver com seus pais em Nazaré, crescer e se desenvolver com a sabedoria e a graça de Deus. Nazaré se tornou sua cidade, a cidade de Jesus de Nazaré. Assim ele quis ser conhecido. Assim será um dia apresentado por Filipe a Natanael: “Encontramos aquele de quem falam as Escrituras, Jesus, filho de José, de Nazaré”. A encarnação é real. Tudo é bem definido em termos humanos. Nada é indefinido. Ana é filha de Fanuel, da tribo de Aser. A Sagrada Família cumpriu tudo conforme a Lei do Senhor e voltou para Nazaré. Tudo tem um porquê, e a razão de tudo é a vontade do Pai. Durante trinta anos Jesus viverá a vida normal dos moradores de Nazaré, como se o tempo não passasse. “O mundo, porém, passa com suas concupiscências; mas o que faz a vontade de Deus permanece eternamente”, diz São João aos jovens, que são fortes e venceram o Maligno.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.